O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Agenda Cultural

set
5
sex
Cine Paredão | Malu @Bosque do CFH (em caso de chuva, no Auditório do CFH)
set 5@19:00 – 21:00

No dia 5 de setembro, sexta-feira, o Cine Paredão, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta o filme Malu, de Pedro Freire. A exibição é gratuita e ocorre no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), a partir das 19h.

>> Sinopse:

Malu (Yara de Novaes) é uma atriz de meia idade com um passado glorioso. Carismática e cheia de energia, exala um charme irresistível, mas também carrega as cicatrizes emocionais deixadas por uma raiva profunda e incontida. Ela vive em uma modesta casa na favela ao lado de sua mãe conservadora, Dona Lili (Juliana Carneiro da Cunha). A inesperada chegada de sua filha Joana (Carol Duarte), que retorna de Paris após uma promissora temporada no teatro, traz à tona antigas mágoas e ressentimentos. Um retrato de uma mulher em busca da melhor versão de si mesma.

>> Ficha Técnica:

Direção: Pedro Freire
Roteiro: Pedro Freire
Gênero: Comédia, Drama
Duração: 1h 43min
Ano: 2024
Classificação: 14 anos
Elenco: Yara de Novaes, Juliana Carneiro da Cunha, Carol Duarte, Átila Bee, Marina Provenzzano, Felipe Haiut, Márcio Vito.

Para mais informações, acesse o Instagram do Cine Paredão. Acesse o trailer do filme.

>> Serviço:

O quê: Cine paredão Malu
Quando: 05/09/2025 | sexta-feira | 19h
Onde: Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) (em caso de chuva, no Auditório do CFH) | UFSC – Florianópolis
Quanto: Evento gratuito com entrada franca
Classificação: 14 anos
Informações: Instagram | Trailer

set
8
seg
Exposição | ‘Guardiões do Sabor e da Memória’ @Espaço Expositivo Lounge da Biblioteca Central
set 8@7:30 – set 12@22:00

De 8 a 12 de setembro, a Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, no Espaço Expositivo Lounge, a mostra Guardiões do Sabor e da Memória, de Ingrid Michelle Florentino.

>> Sobre a exposição:

A exposição propõe um percurso visual e sensorial pelo universo do mezcal (México) e da cachaça (Brasil), a partir de uma abordagem centrada nos saberes locais e nas experiências dos sujeitos produtores, mais do que nos produtos em si. As imagens apresentadas foram produzidas durante o trabalho de campo da pesquisa de doutorado que investiga os processos de patrimonialização destas bebidas tradicionais e suas tensões entre autenticidade e mercantilização. A exposição pretende valorizar os modos de vida, os contextos territoriais e os vínculos comunitários que sustentam a produção artesanal dessas bebidas, destacando sua dimensão cultural e simbólica. Como atividade complementar, será realizada uma degustação comentada com pequenas amostras de mezcal e cachaça, acompanhada de uma fala explicativa sobre os resultados parciais da investigação, promovendo o intercâmbio de saberes entre Brasil e México.

>> Sobre a artista:

Ingrid Michelle Florentino é doutoranda visitante na UFSC, no âmbito de cooperação acadêmica internacional.

>> Serviço:

O quê: Exposição Guardiões do Sabor e da Memória
Onde: Espaço Expositivo Lounge da Biblioteca Central | UFSC – Florianópolis
Quando: De 08/09/25 a 12/09/25 | segunda a sexta-feira | das 7h30 às 22h
Quanto: Exposição gratuita e aberta à comunidade
Contatos: (+52) 72 9145-3358 | michelleflorentinocampos@gmail.com

set
9
ter
Cine Labhin | 2º Mostra de Cinema Indígena @Bloco de Salas de Aula do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH)
set 9@15:00 – dez 2@17:00

O Laboratório de História Indígena (LABHIN), vinculado ao Departamento de História e Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove, a partir do dia 9 de setembro, a segunda edição do Cine Labhin: Mostra de Cinema Indígena. O CINE LABHIN nesse semestre será às terças-feiras, a partir das 15h, no bloco de salas de aula do CFH. Ao longo do semestre, serão exibidos uma curadoria de filmes produzidos por e com cineastas indígenas de diferentes povos de todo o país. O evento é gratuito. A programação gera certificação para os participantes.

>> Programação:

09/09 – Miniauditório do CFH – 15h
Já me transformei em imagem – Direção: Zezinho Yube
Fruto da Aliança dos Povos da Floresta – Direção Siã Huni Kuin
O espírito da Floresta – Direção: Amilton Pelegrino de Mattos

23/09 – Sala de aula 302 – 15h
Vãhn Gõ Tõ laklãnõ – Direção: Walderres Coctá Priprá

26/09 – Sessão Especial – Semana de Antropologia – local a definir – 14h
A última floresta – Direção: Luiz Bolognesi (roteiro de Davi Kopenawa)

07/10 – Miniauditório do CFH – 15h
Teko Haxy – Ser imperfeita – Direção: Patrícia Ferreira Pará Yxapy e Sophia Pinheiro
Bicicleta de Nhanderu – Direção: Patrícia Ferreira Pará Yxapy

21/10 – Miniauditório do CFH – 15h
A transformação de Canuto – Direção: Ariel Kuaray Ortega e Ernesto de Carvalho

04/11 – Sala de aula 302 – 15h
Mostra dos curtas metragens de Yawar Muniz Wanderley – Direção: Yawar Muniz Wanderley

18/11 – Sala de aula 302 – 15h
Nguné Elü, O dia em que a lua menstruou – Direção: Takumã Kuikuro e Marrayury Kuikuro
Território Pequi – Direção: Takumã Kuikuro

02/12 – Miniauditório do CFH – 15h
Produção audiovisual a definir

>> Serviço:

O quê: Cine Labhin: 2ª Mostra de Cinema Indígena
Quando: De 09/09/2025 a 02/12/2025 | terças-feiras | 15h
Onde: Bloco de Salas de Aula do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) | UFSC – Florianópolis
Quanto: Evento gratuito com entrada franca
Informações: Site| Instagram
Contato: labhin@live.com

set
10
qua
Igrejinha Musical | Marisa Sardo (EUA/Itália) @Igrejinha da UFSC
set 10@20:00 – 21:00

O projeto Igrejinha Musical, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com o Programa de Extensão Ponteio da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), apresenta no dia 10 de setembro, quarta-feira, às 20h, na Igrejinha da UFSC, recital com a violonista Marisa Sardo. O evento é gratuito e aberto a comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.

Marisa Sardo é uma violonista clássica nascida em Chicago e uma das novas solistas internacionais em destaque. Com dupla cidadania americana e italiana, conquistou mais de 20 prêmios em competições internacionais, incluindo o 1º lugar no New York Laureate, Twisted Spruce e Grand Prize Virtuoso. Já se apresentou em cinco continentes e mais de 25 países, incluindo salas prestigiadas como o Concertgebouw (Amsterdã) e o Mozarteum (Salzburgo).

Reconhecida por seus programas diversos e envolventes, Marisa valoriza obras de compositoras, artistas pouco representados e estreias de peças comissionadas. Seu álbum de estreia, lançado em 2023 pelo selo Frameworks Records, inclui obras de Sor, Mertz e von Sehrwald. Atua também como artista convidada, professora e defensora da música contemporânea para violão.

Marisa é graduada pela Northwestern University, Indiana University e New England Conservatory. Estudou com grandes nomes como Eliot Fisk, Sérgio Assad e Oscar Ghiglia. Toca instrumentos feitos sob medida por Marshall Brune, Wilson Burnham e James Baur.

>> Igrejinha Musical

Idealizado em julho de 2022 pelo Departamento Artístico Cultural, o projeto busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade. O Igrejinha Musical apresenta durante o período letivo da Universidade atrações culturais gratuitas. As apresentações do Igrejinha Musical estão disponíveis no canal do YouTube do DAC. Para mais informações, acesse o site do DAC.

>> Ponteio 

O Programa de Extensão Ponteio da Udesc é uma iniciativa dedicada ao enriquecimento da formação em violão, oferecendo master classes com artistas renomados/as, performances artísticas e abertura à participação da comunidade. Ao complementar a formação acadêmica dos/as estudantes e promover a apreciação cultural, o Ponteio desempenha um papel vital no desenvolvimento musical e na difusão da arte do violão na sociedade.

>> Serviço

O quê: Igrejinha Musical | Recital Marisa Sardo
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117  – Trindade, Florianópolis – SC
Quando: 10/09/2025 | quarta-feira | 20h
Quanto: Evento gratuito – entrada liberada por ordem de chegada
Informações: Departamento Artístico Cultural | 48 3721-2499 | @dac.secarte.ufsc – @igrejinhamusical – @ponteio.udesc – @marisasardoguitar 
Canais do YouTube: Igrejinha Musical | Marisa Sardo

set
11
qui
Cine Buñuel | Mostra de Cinema Espanhol @Auditório Elke Hering | Biblioteca Central
set 11@14:00 – set 12@20:00

Com o apoio da Embaixada da Espanha no Brasil, o Cine Buñuel, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe nos dias 11 e 12 de setembro quatro filmes espanhóis contemporâneos. Serão exibidos dois filmes por dia. As sessões ocorrerão às 14h e às 18h no Auditório Elke Hering, da Biblioteca Central, e serão seguidas de debates com professores convidados. Os filmes serão exibidos em espanhol, com legendas em português.

>> Programação:

As Vantagens de Viajar de Trem (Ventajas de viajar en tren)

>> Sinopse:

Diversão, insanidade e perversão – uma viagem normal de trem. Quando o psiquiatra Ángel Sanagustín cruza o caminho de Helga Pato, as histórias sórdidas dos seus pacientes transformam um simples trajeto numa absoluta, mas fascinante, loucura. O círculo bizarro que surge a partir desse encontro casual é só uma das vantagens de viajar de trem.

>> Ficha Técnica:

Direção: Aritz Moreno
Roteiro: Javier Gullón
Gênero: Comédia/Drama
Duração: 1h43
Ano: 2019
Classificação: 14 anos
Elenco: Luis Tosar, Pilar Castro, Ernesto Alterio, Quim Gutiérrez, Belén Cuesta, Macarena García, Javier Godino, Ramon Barea.

Porquinha (Cerdita)

>> Sinopse:

Para Sara, o Verão significa apenas ter de aturar as constantes provocações das outras raparigas da sua pequena povoação, mas tudo muda quando um estranho chega à cidade e rapta quem a atormenta.

>> Ficha Técnica:

Direção: Carlota Martínez-Pereda
Roteiro: Carlota Martínez-Pereda
Gênero: Drama/Terror
Duração: 1h39
Ano: 2022
Classificação: 16 anos
Elenco: Laura Galán, Richard Holmes, Carmen Machi, Irene Ferreiro, Camille Aguilar, Claudia Salas, José Pastor.

A Estrela Azul (La estrella azul)

>> Sinopse:

Durante os anos 90, Mauricio Aznar, um famoso roqueiro espanhol, percorre a América Latina buscando reencontrar sua vocação. Lá conhece Don Carlos, um velho músico em declínio que, apesar de ser autor de algumas das canções mais famosas do folclore de seu país, mal consegue pagar suas contas. Carlos acolhe generosamente o estranho visitante, atuando como um mestre Miyagi musical. De seu encontro nasce um dueto quixotesco extravagante, com todos os sinais de ser um fracasso comercial absoluto.

>> Ficha Técnica:

Direção: Javier Macipe
Roteiro: Javier Macipe
Gênero: Drama
Duração: 1h96
Ano: 2023
Classificação: 14 anos
Elenco: Pepe Lorente, Cuti Carabajal, Bruna Cusí, Marc Rodriguez, Mariela Carabajal.

Nas Margens (En los márgenes)

>> Sinopse:

A contagem regressiva de três personagens, com histórias entrelaçadas, que tentam se manter à tona e sobreviver a 24 horas cruciais que podem mudar o curso de suas vidas. O filme explora o efeito que uma situação de estresse econômico tem sobre as relações pessoais, e como o afeto e a solidariedade podem ser um motor para seguir em frente.

>> Ficha Técnica:

Direção: Juan Diego Botto
Roteiro: Juan Diego Botto e Olga Rodriguez
Gênero: Suspense
Duração: 1h45
Ano: 2022
Classificação: 14 anos
Elenco: Penélope Cruz, Luis Tosar, María Isabel Díaz, Christian Checa, Aixa Villagrán, Adelfa Calvo, Font García.

Para mais informações, acesse o Instagram do Cine Buñuel.

>> Serviço:

O quê: Cine Nuñuel apresenta Mostra de Cinema Espanhol
Quando: 11/09/2025 (quinta-feira) e 12/09/2025 (sexta-feira) | às 14h a às 18h
Onde: Auditório Elke Hering | Biblioteca Central | UFSC – Florianópolis
Quanto: Evento gratuito com entrada franca
Informações: Instagram

Mostra Fílmica Salim Miguel – 100 Anos | ‘Eglê’ @Teatro Carmen Fossari
set 11@19:00 – 21:00

Em celebração ao centenário de nascimento de Salim Miguel (1924-2024), um dos mais proeminentes escritores, editores, jornalistas, roteiristas e gestores culturais brasileiros e catarinenses, a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC), por meio do Programa de Extensão Centenário de Salim Miguel apresenta a Mostra Fílmica Salim Miguel – 100 Anos. A mostra consistirá em quatro sessões audiovisuais, apresentadas no Teatro Carmen Fossari nas quintas-feiras, de 4 a 25 de setembro sempre às 19h.

A sessão desta quinta-feira, 11 de setembro, exibe o filme Eglê. Após o filme haverá bate-papo com a diretora Adriane Canan. A atividade é livre e gratuita para toda comunidade.

>> Sobre o filme:

Eglê é muitas. Poeta, escritora, editora, tradutora, comunista, mãe, companheira, roteirista, professora perseguida e presa pela ditadura civil-militar. Uma trajetória de coerência e generosidade. Uma catarinense que abriu caminho para muitas mulheres. Aos 95 anos, conta sua história de luta e esperança.

>> Sobre a diretora:

Adriane Canan é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina, com especialização em Jornalismo, Novas Tecnologias e Linguagens Contemporâneas pela Unochapecó. Trabalhou na Rádio FM Cultura de Porto Alegre e como repórter da Agência Carta Maior, produzindo matérias para rádio on-line. Fez curso de Roteiro Avançado na Escola Internacional de Cinema e Televisão de San Antonio de Los Baños, em Cuba, e desenvolve projetos em documentário e ficção.

>> Eglê – Trailer

>> Serviço

O quê: filme Eglê | Mostra Fílmica Salim Miguel – 100 Anos
Quando: 
11/09/2025 | quinta-feira | 19h   
Onde: Teatro Carmen Fossari | Departamento Artístico Cultural – DAC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Evento gratuito e aberto para toda comunidade     
Classificação: Livre 
Informações: 
salimmiguel100anos.com.br

set
12
sex
Cine Meridianum | ‘Pecadores’ @Miniauditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH)
set 12@14:00 – 17:00

Na próxima sexta-feira, 12 de setembro, às 14h, o Cine Meridianum, projeto promovido pelo Núcleo Interdisciplinar de Estudos Medievais MERIDIANUM, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o filme Pecadores, de Ryan Coogler. A exibição é gratuita e aberta a toda a comunidade interna e externa da UFSC. Após a sessão, haverá uma roda de conversa.

>> Sinopse:

Situado no Mississippi de 1932, Pecadores é uma obra completa que ultrapassa as convenções do terror, repleta de alma, cultura, ancestralidade e história. Ryan Coogler, também diretor das franquias Pantera Negra e Creed, constrói sua narrativa na resistência cultural do povo negro norte-americano e do blues para dar vida a uma das histórias mais intensas do diretor até o momento. Na trama, os gêmeos Stack e Smoke (ambos interpretados por Michael B. Jordan) retornam à sua cidade natal para recomeçar suas vidas do zero, quando descobrem que um mal ainda maior está à espera deles para recebê-los de volta.

>> Ficha Técnica:

Direção: Ryan Coogler
Roteiro: Ryan Coogler
Gênero: Terror
Duração: 2h17
Ano: 2025
Classificação: 16 anos
Elenco: Michael B. Jordan, Wunmi Mosaku, Hailee Steinfeld, Miles Caton, Jack O’Connell, Jayme Lawson, Delroy Lindo.

>> Sobre o MERIDIANUM:

O Núcleo Interdisciplinar de Estudos Medievais MERIDIANUM, fundado pelas professoras Dra. Aline Dias da Silveira e Dra. Mariana Paolozzi, em 9 de setembro de 2010, é constituído por pesquisadores, tanto professores quanto estudantes, que dedicam-se ao estudo das relações entre tempo, espaço e saber, dialogando História, Arte, Filosofia e Artes marciais medievais. Mais que isso, os participantes do núcleo expandem os horizontes temporais, realizando pesquisas da antiguidade, passando pela modernidade até a contemporaneidade, tornando o MERIDIANUM um espaço de debate histórico na longa duração.

Para mais informações, acesse o Instagram e o site do MERIDIANUM. Assista ao trailer do filme neste link.

>> Serviço:

O quê: Cine Meridianum Pecadores
Onde: Miniauditório do CFH | UFSC – Florianópolis
Quando: 12/09/2025 | sexta-feira | 14h
Quanto: Evento gratuito com entrada franca
Informações: Instagram | Site | Trailer
Contatos: meridianum.ufsc@gmail.com | (48) 3721-8629

31° AÇOR | Festa da Cultura de Base Açoriana de SC @Ginásio de Esportes - Alfredo José de Borba
set 12@18:30 – set 14@20:30

De 12 a 14 de setembro, a cidade de Barra Velha – SC sedia a 31ª Festa da Cultura Açoriana – Açor. O evento reunirá música, apresentações culturais, exposições, religiosidade popular, tradições e gastronomia típica.

O AÇOR é o momento de de confraternização e de troca de experiências de Grupos Folclóricos, Saberes Populares, Tradições Religiosas, e de muitas vivêncas culturais da Faixa Litorânea do estado de Santa Catarina.

Desde o ano de 1994, com a realização do 1° AÇOR, em Itajaí/SC, o Núcleo de Estudos Açorianos (NEA), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC), promove, organiza, realiza, e coordena essa Grande Festa Cultura que tem como recorte a Herança Cultura trazida pelos casais açorianos que migraram para o Brasil Meridional em meados do Século XVIII.

Santa Catarina tem na sua base cultural aspectos dessas Heranças Culturais, que se formaram juntamente com as Culturas dos Povos Originários – os Indígenas, e os Povos que também vieram para cá, na condição de escravizados.

A festa promove encontros e o resgate histórico de heranças culturais, celebrando as tradições e costumes que moldaram a identidade catarinense. Ao todo, 22 municípios participarão do evento. 

No pavilhão principal haverá praça de alimentação, exposição cultural dos municípios, apresentações folclóricas, boi de mamão e outras manifestações culturais. Entre os destaques estão o Grupo Folclórico Casa dos Açores de São Paulo e os trabalhos desenvolvidos pelas escolas e CEI’s de Barra Velha, integrando a Rede de Ensino do município.

A programação inicia na sexta-feira, 12 de setembro, com a abertura oficial, às 19h, apresentações culturais e show do grupo Tarrafa Elétrica, de Itajaí.

No sábado (13), acontece o desfile étnico, a partir das 9h30, saindo da Igreja Matriz pela Avenida Paraná até o pavilhão principal.

Já no domingo (14), a festa começa com o Encontro das Cantorias e Bandeiras do Divino Espírito Santo, com cortejo que sai da Casa do Império às 9h30 e segue para a Igreja Matriz, onde haverá missa às 10h. Para essa Celebração Litúrgica estão previstas mais de 15 bandeiras representantes de Instituições e Comunidades do nosso Litoral, e a participação dos Foliões do Divino, do Grupo Folclórico Casa dos Açores de São Paulo. Após a Celebração, ocorre a manifestação do Mastro de São Sebastião, tradicional manifestação cultural e religiosa de Penha/SC, e seguem-se as apresentações culturais no pavilhão principal. Para o fechamento das atividades culturais de domingo, ocorrerá o show do Manestrel da Ilha – Valdir Agostinho e Banda.

O evento é uma promoção da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC), e da Prefeitura de Barra Velha. A realização é do Conselho Deliberativo do NEA/SECARTE/UFSC, e da Fundação de Turismo, Esporte e Cultura de Barra Velha, com a participação da Diretoria de Educação e Cultura.  A ação conta o apoio da da Direção Regional das Comunidades, do Governo Regional dos Açores/Portugal.

Programação – 31ª Festa da Cultura de Base Açoriana de Santa Catarina

12 de setembro – sexta-feira

18h30 – Abertura da Festa: apresentações culturais, estandes e espaço de alimentação
19h – Cerimonial de Abertura do 31º Açor
20h30 às 23h – Apresentações culturais
23h – Show Musical: Tarrafa Elétrica

13 de setembro – sábado

09h30 – Desfile etnográfico das cidades participantes do AÇOR – Rua Paraná, sentido pavilhão da festa
11h – Abertura da praça de alimentação
12h – Abertura do palco cultural e estandes
12h às 23h – Apresentações Culturais
23h – Show Musical

14 de setembro – domingo

09h30 – Cortejo do Divino Espírito Santo – Praça da Lagoa
10h – Missa de Encontro das Cantorias e Bandeiras do Divino – Igreja Matriz
11h – Abertura da praça de alimentação
12h – Abertura do palco cultural e estandes
12h às 18h – Apresentações Culturais
12h – Mastro de São Sebastião – saída da Igreja Matriz, sentido pavilhão da festa
12h às 18h – Apresentações Culturais
18h – Show musical: Manestral da Ilha – Valdir Agostinho e Banda

>> Serviço 

O quê: 31ª Festa da Cultura Açoriana – Açor
Onde: Ginásio de Esportes – Alfredo José de Borba – Av. Paraná – Barra Velha – SC
Quando: 12/09 a 14/09/2025
Quanto: Evento gratuito e aberto
Informações: Núcleo de Estudos Açorianos – NEA | nea.ufsc.br | nea@contato.ufsc.br | 48 3721-8605

Cine Paredão | ‘Ninjababy’ @Bosque do CFH
set 12@19:00 – 21:00

Na próxima sexta-feira, 5 de setembro, sexta-feira, às 19h, o Cine Paredão, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta o filme Ninjababy, de Yngvild Sve Flikke. A exibição é gratuita e ocorre no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).

>> Sinopse:

Astronauta, degustadora de cerveja, andarilha, guarda florestal, cartunista… Rakel (Kristine Thorp), uma estudante de 20 anos, pode até ter desistido do curso de designer gráfico, entretanto tem muitos outros planos além de ser mãe. Ela prefere festejar, ficar bêbada ou chapada, em vez de cuidar de uma criança. Mas agora ela não pode ignorar a chegada de um bebê-ninja, personagem animado com o potencial para virar sua vida de cabeça para baixo. Inspirado na novela gráfica “Fallteknikk”, de Inga Sætre.

>> Ficha Técnica:

Direção: Yngvild Sve Flikke
Roteiro: Yngvild Sve Flikke, Johan Fasting, Inga Sætre
Gênero: Comédia, Drama
Duração: 1h 43min
Ano: 2021
Classificação: 16 anos
Elenco: Kristine Thorp, Arthur Bernin, Nader Khademi, Tora Christine Dietrichson, Silya Nymoen, Herman Tømmeraas, Evelyn Rasmussen Osazuwa, Trine Wiggen, Morten Svartveit.

Para mais informações, acesse o Instagram do Cine Paredão. Acesse o trailer do filme.

>> Serviço:

O quê: Cine Paredão Ninjababy
Quando: 12/09/2025 | sexta-feira | 19h
Onde: Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) | UFSC – Florianópolis
Quanto: Evento gratuito com entrada franca
Classificação: 16 anos
Informações: Instagram | Trailer

Igrejinha Musical | Duo Titton-Zamith @Igrejinha da UFSC
set 12@19:00 – 21:00

Igrejinha Musical, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC), em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), apresenta no dia 12 de setembro, às 19h, na Igrejinha da UFSC, recital com o Duo Titton-Zamith, formado pelos músicos João Titton (violino) e Maurício Zamith (piano). O evento é gratuito e aberto a comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.

O dueto, ativo desde 2013, tem se destacado no cenário da música de câmara brasileira, realizando apresentações no Brasil e no exterior, além de promover oficinas para jovens músicos.

O Duo Titton Zamith tem como foco a valorização da música de câmara brasileira, promovendo a cultura nacional por meio de interpretações dedicadas e envolventes. A dupla destaca-se por apresentar repertórios que abrangem desde compositores consagrados até obras contemporâneas pouco exploradas, contribuindo para a difusão do conhecimento musical no país.

>> Sobre Titton-Zamith

João Titton é doutorando pela UNICAMP, mestre pela University of Cincinnati (EUA) e graduado pela EMBAP. Atualmente, é professor de violino no curso de Bacharelado em Música da Udesc. Foi fundador de grupos como o Quarteto Brasilis e o Quinteto de Cordas de Curitiba, e atualmente integra o Quarteto Cruz e Souza. Como spalla e solista, já se apresentou em orquestras renomadas, incluindo a Orquestra Filarmonia SC e a Orquestra do Estado do Mato Grosso. João também participa como professor em festivais nacionais, como o FEMUSC e o Festival Internacional de Música de Gramado.

Maurício Zamith é pianista e professor do Departamento de Música da Udesc, onde atua na área de piano dos cursos de Bacharelado e Licenciatura. É doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre pela UNICAMP e bacharel pela USP. Durante sua carreira, foi premiado em concursos nacionais de piano e música de câmara e produziu o CD Tempo Composto, com obras de professores da Udesc. Desenvolve pesquisas sobre as relações entre tempo, análise e performance musicais, com publicações e produções artísticas na área.

>> Igrejinha Musical

Idealizado em julho de 2022 pelo Departamento Artístico Cultural, o projeto busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade. O Igrejinha Musical apresenta durante o período letivo da Universidade atrações culturais gratuitas. As apresentações do Igrejinha Musical estão disponíveis no canal do YouTube do DAC. Para mais informações, acesse o site do DAC.

>> Serviço

O quê: Igrejinha Musical | Recital Duo Titton-Zamith
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quando: 12/09/2025 | sexta-feira | 19h
Quanto: Evento gratuito – entrada liberada por ordem de chegada
Classificação: Livre
Informações: Departamento Artístico Cultural | 48 3721-2497 | Instagram DAC – Instagram Igrejinha Musical
Canais do YouTube: Igrejinha Musical

set
13
sáb
Espetáculo | Ternurinha em… Nem Uma a Menos @Teatro Carmen Fossari
set 13@20:00 – 21:00

No dia 13 de setembro, sábado, às 20h, o Teatro Carmen Fossari, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe o espetáculo Nem Uma a Menos. Os ingressos podem ser adquiridos através da plataforma Even3. A meia-entrada tem um custo de R$ 20,00 e a inteira custa R$ 40,00. Esses valores são válidos até o dia 12 de setembro. A partir do dia 13 de setembro, em caso de disponibilidade de ingressos, a meia-entrada custará R$ 25,00 e a inteira custará R$ 45,00.

>> Sobre o espetáculo:

O espetáculo Nem Uma a Menos é fruto da pesquisa de doutorado da atriz e professora Tefa Polidoro, referente à bufonaria, grotesco, memórias e feminismos, desenvolvido entre 2016 e 2020 no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UDESC. Protagonizado pela personagem bufonesca Ternurinha, uma mulher em situação de rua que anda pelo Brasil palestrando sobre as condições sociais e econômicas às quais está submetida, o espetáculo traz em seu título o grito que vem sendo entoado pelas mulheres latino-americanas desde o ano de 2015.

Com risos, lágrimas e cuspes, Ternurinha questiona o que é necessário fazer para que a mulher passe a ser considerada “uma” na sociedade em que vive, e consegue nos provar com sua matemática singular que “uma “nem sempre é igual a “uma”.

>> Sobre a artista:

Tefa Polidoro é atriz, pesquisadora, professora e encenadora. Ela iniciou sua carreira artística como bailarina clássica. A artista tem graduação em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestrado, doutorado e pós-doutorado em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Fui foi professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e professora substituta no curso de Teatro – Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atualmente, Tefa é professora colaboradora do curso de Teatro da UDESC. Dentre suas criações mais significativas estão (E)terno, Due lati della Campana e a teatropalestra Nem Uma a Menos, todas com dramaturgia própria, enfoque na discussão de gênero e pesquisa sobre criação cênica feminista.

Para mais informações, acesse o Instagram da personagem ou o Instagram da artista.

>> Serviço:

O quê: Espetáculo Nem Uma a Menos
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, n. 117 – Trindade| UFSC – Florianópolis
Quando: 13/09/2025 | sábado | 20h
Quanto: Os ingressos podem ser adquiridos via site Even3 | A meia-entrada custa R$ 20,00 (a partir do dia 13/09, R$ 25,00) e a inteira custa R$ 40,00 (a partir do dia 13/09, R$ 45,00)
Informações: Instagram da personagem | Instagram da atriz

set
15
seg
Show Lado B @Teatro Carmen Fossari
set 15@20:00 – 21:00

Bernardo Flesch. Foto: Manu d’Eça

No dia 15 setembro, segunda-feira, às 20h a Teatro Carmen Fossari da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe o projeto Show Lado B. O evento é livre e gratuito para toda a comunidade.

O projeto Show Lado B é o trabalho autoral do músico, compositor, pianista e cantor florianopolitano Bernardo Flesch, que explora vários gêneros de forma inventiva, tendo na essência a mistura de estilos musicais brasileiros, por vezes de forma inusitada, envolvendo samba, reggae, funk, forró, rock, entre outros. O Show Lado B é um espaço de encontros entre ritmos, histórias e pessoas. Misturamos gêneros populares com requinte e personalidade, revelando a riqueza da diversidade musical brasileira. A proposta dialoga com a contemporaneidade e com a quebra de barreiras sociais e artísticas, focando na música como um elo afetivo, capaz de unir diferentes mundos.

Bernardo Flesch realizará um show com duração de uma hora aproximadamente, apresentando suas músicas autorais. Estará acompanhado da banda formada pelos músicos: Caio Domingues (guitarra), Vinícius Valverde (bateria) e Vicente Reis (baixo). Além disso, a artista Cassiani Tasca, que é cantora, compositora e produtora cultural da Ilha de SC, fará participação especial no show.

O objetivo do projeto é promover o acesso à cultura, valorizar a diversidade musical catarinense e apresentar a sonoridade e composições próprias do artista Bernardo Flesch.

A proposta Show Lado B é executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc – Edital Circuito Catarinense de Cultura – PNAB, 2024.

>> Equipe técnica

Manu d’Eça – fotógrafa
Daniel Olivetto – designer gráfico
Juliano Zanotelli – assessor de imprensa
Bárbara Kristensen – produção executiva
Cassiani Tasca – coordenação geral

set
18
qui
Clube de Leitura dos Horrores @Sala 213 - Bloco A | Centro de Comunicação e Expressão (CCE)
set 18@18:30 – 21:30

O projeto de extensão FantastiCatarina, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove o Clube de Leitura dos Horrores, que retorna às atividades em 18 de setembro, às 18h30, na sala 213 do Bloco A do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). O debate do próximo encontro será sobre a obra de horror gótico O grande deus Pã, de Arthur Machen. A Editora DarkSide, apoiadora do projeto, colaborou com brindes para os mediadores de leitura e para sorteio entre os participantes da leitura crítica.

>> Sobre o FantastiCatarina:

O projeto reúne pessoas que compartilham a paixão pelo medo e pela forma intrigante como o fantástico e o aterrorizante revelam muito sobre a sociedade. Interessados(as) em participar dos debates podem comparecer aos encontros programados na agenda do FantastiCatarina. No segundo semestre de 2025, as reuniões acontecem uma vez por mês até dezembro.

O projeto também realiza oficinas, rodas de conversa e minicursos promovidos pelo grupo. As atividades são gratuitas, abertas ao público e com certificação.

Para mais informações, acesse o Instagram do projeto.

>> Serviço:

O quê: Clube de Leitura dos Horrores
Onde: Sala 213, Bloco A | Centro de Comunicação e Expressão (CCE) | UFSC – Florianópolis
Quando: 18/09/2025 | quinta-feira | 18h30
Quanto: Evento gratuito com entrada franca
Informações: Instagram

Mostra Fílmica Salim Miguel – 100 Anos | Modernos do Sul e Viagens à Biguaçu @Teatro Carmen Fossari
set 18@19:00 – 21:00

Em celebração ao centenário de nascimento de Salim Miguel (1924-2024), um dos mais proeminentes escritores, editores, jornalistas, roteiristas e gestores culturais brasileiros e catarinenses, a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC), por meio do Programa de Extensão Centenário de Salim Miguel apresenta a Mostra Fílmica Salim Miguel – 100 Anos. A mostra consistirá em quatro sessões audiovisuais, apresentadas no Teatro Carmen Fossari nas quintas-feiras, de 4 a 25 de setembro sempre às 19h.

A sessão desta quinta-feira, 18 de setembro, exibe os filmes Modernos do Sul e Viagens à Biguaçu. Após os filmes haverá bate-papo com Kátia Klock, diretora de Modernos do Sul. A atividade é livre e gratuita para toda comunidade.

>> Sobre os filmes 

De 1947 a 1958, o Círculo de Arte Moderna de Santa Catarina, conhecido mais tarde como Grupo Sul, publicou a revista SUL, editou livros, encenou peças teatrais, promoveu exposições de arte, fundou o primeiro clube de cinema catarinense e foi o pioneiro na sétima arte, realizando o primeiro longa-metragem do estado, O Preço da IlusãoModernos do Sul conta a história de um tempo e de um coletivo que tinha um sonho: democratizar a cultura.

Em Viagens à Biguaçu, Fábio Brüggemann dá uma carona a Salim Miguel, em um passeio até Biguaçu. Paisagem constante na literatura de Salim, Biguaçu é o pretexto para uma viagem onírica ao coração dos dois escritores. O resultado é um mergulho nas raízes, memórias e inspirações de Salim Miguel e um diálogo afiado sobre a arte de escrever. Documentário integrante da série Encontros, exibida pela RBS TV em 2008.

>> Sobre a diretora

Com uma trajetória de mais de trinta anos dedicada à produção audiovisual e cultural, Kátia Klock é documentarista e sócia-fundadora da Contraponto, empresa que, desde 2002, desenvolve projetos colaborativos em cinema, artes e educação, focados em narrativas sociais, culturais e ambientais. Sua extensa filmografia como diretora e produtora abrange obras como “Luci e a Terra” (2023), “Severo Severino” (2018), Brasil Orgânico (2013) e Modernos do Sul (2004), evidenciando seu compromisso com temas de relevância. Adicionalmente, Klock é cocriadora do CurtaDoc (2009), uma série pioneira para difusão do curta-metragem documental latino-americano, que produziu 141 episódios para o SescTV, e mantém ativo o portal e a Mostra CurtaDoc – O Documentário na Educação, consolidando-se como referência na promoção do documentário como ferramenta pedagógica e de formação de público.

>> Serviço

O quê: Mostra Fílmica Salim Miguel – 100 Anos | Modernos do Sul e Viagens à Biguaçu
Quando: 
18/09/2025 | quinta-feira | 19h   
Onde: Teatro Carmen Fossari | Departamento Artístico Cultural – DAC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Evento gratuito e aberto para toda comunidade     
Classificação: Livre 
Informações: 
salimmiguel100anos.com.br

set
19
sex
Roda de Choro UFSC – 6ª Edição @Igrejinha da UFSC
set 19@18:30 – 21:30

Nesta sexta-feira, 19 de setembro, às 18:30h, a Igrejinha da UFSC recebe mais uma edição da Roda de Choro da UFSC. O evento é livre e gratuito com participação aberta, basta trazer um instrumento musical.

O evento é uma realização do Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A iniciativa reúne músicos de diferentes idades, aproximando discentes, docentes e a comunidade externa em um evento gratuito e repleto de partilha de experiências artísticas. A Roda de Choro fortalece laços entre a comunidade interna e externa da UFSC e entre diferentes gerações.

>> Serviço

O quê: Roda de Choro UFSC
Quando: 19/09/2025 | sexta-feira | 18:30h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, n. 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Evento gratuito e aberto para toda comunidade – participação aberta, basta trazer um instrumento musical
Informações: Site | Instagram| dac@contato.ufsc.br

set
22
seg
Planeta.Doc
set 22 dia inteiro

Os desafios de um mundo em transformação, com emergência climática, ameaças aos biomas e impactos na vida da população serão tema de debates que ocorrem de 22 a 25 de setembro na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) na V Conferência Planeta.Doc.

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser realizadas online. O evento contará com a presença de 50 especialistas em temas ambientais e produzirá uma carta-manifesto endereçada a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), que ocorre em novembro, em Belém. A UFSC apoia institucionalmente o Planeta.Doc.

Entre os 50 nomes confirmados estão o cineasta Silvio Tendler, o jurista Antonio Wolkmer, a professora Belinda Cunha, o pesquisador Sérgio Sauero, o teólogo Leonardo Boff, a antropóloga Meticia Merino, o economista Ladislau Dowbor, o pesquisador mexicano Leon Enrique Romero e o historiador Célio Turino.

Alguns dos conferencistas confirmados que gravarão participação pra o evento são Maude Barlow, autora, ativista canadense e cofundadora do Blue Planet Project, que trabalha internacionalmente pelo direito humano à água; Antonio Donato Nobre, cientista brasileiro, doutor em Ciência da Terra e pesquisador que destaca a importância da floresta como reguladora da atmosfera e das chuvas no continente sulamericano; o italiano Ugo Matteu, que é professor emérito da Universidade da Califórnia e professor titular da Universidade de Turim, na Itália, e estudioso do conceito inovador dos ‘bens comuns’; o cientista Carlos Nobre e o economista mexicano Enrique Leff.

Para conduzir os debates sobre o diagnóstico e as soluções para a crise climática e as emergências do planeta, a conferência terá três temas centrais, que vão reunir os participantes e conduzir cada um dos quatro dias do evento. Os temas serão:

Acompanhe a lista dos conferencistas confirmados.

Três temas centrais

Temas envolvem economia regenerativa, virada biocêntrica, cidades sustentáveis, entre outros assuntos. Foto: Divulgação/Planeta.Doc

● Bens Comuns e a Virada Biocêntrica.

● Cidades Sustentáveis, Florestas e Água.

● Inovação Social, Impacto e Economia Regenerativa.

Maratona com 50 TED-Talks

Conferência Planeta.Doc vai inovar também no formato dos debates. O público será convidado a mergulhar em uma maratona inspiradora de 50 TED-Talks, reunindo pensadores, cientistas, lideranças, ativistas e artistas. Além de reunir uma diversidade de participantes e muitos especialistas, a conferência quer engajar as pessoas para produzirem diagnósticos e soluções inovadoras oferecendo as palestras que apostam na performance dos conferencistas e no diálogo com o público.

Há conferencistas internacionais que enviarão suas apresentações em formato audiovisual, que serão exibidos para o auditório durante o evento e também poderão ser visto na plataforma de streaming do Planeta.Doc.

Festival Internacional de Cinema Socioambiental

A Conferência Planeta.Doc também vai marcar o início do Festival Internacional de Cinema Socioambiental – Planeta.Doc, que exibirá filmes com temática socioambiental selecionados e premiados pelo projeto. O festival está na décima edição e fechou a primeira etapa de inscrições com 1.195 filmes enviados.

Até a conferência será feita a curadoria para a escolha de 150 filmes e a preparação da programação. A exibição dos filmes começa na abertura da conferência, em 22 de setembro e vai até 6 de dezembro, com sessões em Florianópolis, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e também em ambiente on-line.

Experimenta – 10ª Edição | Rufar os tambores: O samba vai passar
set 22@8:00 – set 28@20:00

Semana de arte e cultura na UFSC. Intensa e diversificada programação focada na experimentação e divulgação da produção cultural desenvolvida no meio acadêmico.

set
23
ter
Planeta.Doc
set 23 dia inteiro

Os desafios de um mundo em transformação, com emergência climática, ameaças aos biomas e impactos na vida da população serão tema de debates que ocorrem de 22 a 25 de setembro na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) na V Conferência Planeta.Doc.

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser realizadas online. O evento contará com a presença de 50 especialistas em temas ambientais e produzirá uma carta-manifesto endereçada a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), que ocorre em novembro, em Belém. A UFSC apoia institucionalmente o Planeta.Doc.

Entre os 50 nomes confirmados estão o cineasta Silvio Tendler, o jurista Antonio Wolkmer, a professora Belinda Cunha, o pesquisador Sérgio Sauero, o teólogo Leonardo Boff, a antropóloga Meticia Merino, o economista Ladislau Dowbor, o pesquisador mexicano Leon Enrique Romero e o historiador Célio Turino.

Alguns dos conferencistas confirmados que gravarão participação pra o evento são Maude Barlow, autora, ativista canadense e cofundadora do Blue Planet Project, que trabalha internacionalmente pelo direito humano à água; Antonio Donato Nobre, cientista brasileiro, doutor em Ciência da Terra e pesquisador que destaca a importância da floresta como reguladora da atmosfera e das chuvas no continente sulamericano; o italiano Ugo Matteu, que é professor emérito da Universidade da Califórnia e professor titular da Universidade de Turim, na Itália, e estudioso do conceito inovador dos ‘bens comuns’; o cientista Carlos Nobre e o economista mexicano Enrique Leff.

Para conduzir os debates sobre o diagnóstico e as soluções para a crise climática e as emergências do planeta, a conferência terá três temas centrais, que vão reunir os participantes e conduzir cada um dos quatro dias do evento. Os temas serão:

Acompanhe a lista dos conferencistas confirmados.

Três temas centrais

Temas envolvem economia regenerativa, virada biocêntrica, cidades sustentáveis, entre outros assuntos. Foto: Divulgação/Planeta.Doc

● Bens Comuns e a Virada Biocêntrica.

● Cidades Sustentáveis, Florestas e Água.

● Inovação Social, Impacto e Economia Regenerativa.

Maratona com 50 TED-Talks

Conferência Planeta.Doc vai inovar também no formato dos debates. O público será convidado a mergulhar em uma maratona inspiradora de 50 TED-Talks, reunindo pensadores, cientistas, lideranças, ativistas e artistas. Além de reunir uma diversidade de participantes e muitos especialistas, a conferência quer engajar as pessoas para produzirem diagnósticos e soluções inovadoras oferecendo as palestras que apostam na performance dos conferencistas e no diálogo com o público.

Há conferencistas internacionais que enviarão suas apresentações em formato audiovisual, que serão exibidos para o auditório durante o evento e também poderão ser visto na plataforma de streaming do Planeta.Doc.

Festival Internacional de Cinema Socioambiental

A Conferência Planeta.Doc também vai marcar o início do Festival Internacional de Cinema Socioambiental – Planeta.Doc, que exibirá filmes com temática socioambiental selecionados e premiados pelo projeto. O festival está na décima edição e fechou a primeira etapa de inscrições com 1.195 filmes enviados.

Até a conferência será feita a curadoria para a escolha de 150 filmes e a preparação da programação. A exibição dos filmes começa na abertura da conferência, em 22 de setembro e vai até 6 de dezembro, com sessões em Florianópolis, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e também em ambiente on-line.

set
24
qua
Planeta.Doc
set 24 dia inteiro

Os desafios de um mundo em transformação, com emergência climática, ameaças aos biomas e impactos na vida da população serão tema de debates que ocorrem de 22 a 25 de setembro na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) na V Conferência Planeta.Doc.

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser realizadas online. O evento contará com a presença de 50 especialistas em temas ambientais e produzirá uma carta-manifesto endereçada a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), que ocorre em novembro, em Belém. A UFSC apoia institucionalmente o Planeta.Doc.

Entre os 50 nomes confirmados estão o cineasta Silvio Tendler, o jurista Antonio Wolkmer, a professora Belinda Cunha, o pesquisador Sérgio Sauero, o teólogo Leonardo Boff, a antropóloga Meticia Merino, o economista Ladislau Dowbor, o pesquisador mexicano Leon Enrique Romero e o historiador Célio Turino.

Alguns dos conferencistas confirmados que gravarão participação pra o evento são Maude Barlow, autora, ativista canadense e cofundadora do Blue Planet Project, que trabalha internacionalmente pelo direito humano à água; Antonio Donato Nobre, cientista brasileiro, doutor em Ciência da Terra e pesquisador que destaca a importância da floresta como reguladora da atmosfera e das chuvas no continente sulamericano; o italiano Ugo Matteu, que é professor emérito da Universidade da Califórnia e professor titular da Universidade de Turim, na Itália, e estudioso do conceito inovador dos ‘bens comuns’; o cientista Carlos Nobre e o economista mexicano Enrique Leff.

Para conduzir os debates sobre o diagnóstico e as soluções para a crise climática e as emergências do planeta, a conferência terá três temas centrais, que vão reunir os participantes e conduzir cada um dos quatro dias do evento. Os temas serão:

Acompanhe a lista dos conferencistas confirmados.

Três temas centrais

Temas envolvem economia regenerativa, virada biocêntrica, cidades sustentáveis, entre outros assuntos. Foto: Divulgação/Planeta.Doc

● Bens Comuns e a Virada Biocêntrica.

● Cidades Sustentáveis, Florestas e Água.

● Inovação Social, Impacto e Economia Regenerativa.

Maratona com 50 TED-Talks

Conferência Planeta.Doc vai inovar também no formato dos debates. O público será convidado a mergulhar em uma maratona inspiradora de 50 TED-Talks, reunindo pensadores, cientistas, lideranças, ativistas e artistas. Além de reunir uma diversidade de participantes e muitos especialistas, a conferência quer engajar as pessoas para produzirem diagnósticos e soluções inovadoras oferecendo as palestras que apostam na performance dos conferencistas e no diálogo com o público.

Há conferencistas internacionais que enviarão suas apresentações em formato audiovisual, que serão exibidos para o auditório durante o evento e também poderão ser visto na plataforma de streaming do Planeta.Doc.

Festival Internacional de Cinema Socioambiental

A Conferência Planeta.Doc também vai marcar o início do Festival Internacional de Cinema Socioambiental – Planeta.Doc, que exibirá filmes com temática socioambiental selecionados e premiados pelo projeto. O festival está na décima edição e fechou a primeira etapa de inscrições com 1.195 filmes enviados.

Até a conferência será feita a curadoria para a escolha de 150 filmes e a preparação da programação. A exibição dos filmes começa na abertura da conferência, em 22 de setembro e vai até 6 de dezembro, com sessões em Florianópolis, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e também em ambiente on-line.

set
25
qui
Planeta.Doc
set 25 dia inteiro

Os desafios de um mundo em transformação, com emergência climática, ameaças aos biomas e impactos na vida da população serão tema de debates que ocorrem de 22 a 25 de setembro na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) na V Conferência Planeta.Doc.

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser realizadas online. O evento contará com a presença de 50 especialistas em temas ambientais e produzirá uma carta-manifesto endereçada a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), que ocorre em novembro, em Belém. A UFSC apoia institucionalmente o Planeta.Doc.

Entre os 50 nomes confirmados estão o cineasta Silvio Tendler, o jurista Antonio Wolkmer, a professora Belinda Cunha, o pesquisador Sérgio Sauero, o teólogo Leonardo Boff, a antropóloga Meticia Merino, o economista Ladislau Dowbor, o pesquisador mexicano Leon Enrique Romero e o historiador Célio Turino.

Alguns dos conferencistas confirmados que gravarão participação pra o evento são Maude Barlow, autora, ativista canadense e cofundadora do Blue Planet Project, que trabalha internacionalmente pelo direito humano à água; Antonio Donato Nobre, cientista brasileiro, doutor em Ciência da Terra e pesquisador que destaca a importância da floresta como reguladora da atmosfera e das chuvas no continente sulamericano; o italiano Ugo Matteu, que é professor emérito da Universidade da Califórnia e professor titular da Universidade de Turim, na Itália, e estudioso do conceito inovador dos ‘bens comuns’; o cientista Carlos Nobre e o economista mexicano Enrique Leff.

Para conduzir os debates sobre o diagnóstico e as soluções para a crise climática e as emergências do planeta, a conferência terá três temas centrais, que vão reunir os participantes e conduzir cada um dos quatro dias do evento. Os temas serão:

Acompanhe a lista dos conferencistas confirmados.

Três temas centrais

Temas envolvem economia regenerativa, virada biocêntrica, cidades sustentáveis, entre outros assuntos. Foto: Divulgação/Planeta.Doc

● Bens Comuns e a Virada Biocêntrica.

● Cidades Sustentáveis, Florestas e Água.

● Inovação Social, Impacto e Economia Regenerativa.

Maratona com 50 TED-Talks

Conferência Planeta.Doc vai inovar também no formato dos debates. O público será convidado a mergulhar em uma maratona inspiradora de 50 TED-Talks, reunindo pensadores, cientistas, lideranças, ativistas e artistas. Além de reunir uma diversidade de participantes e muitos especialistas, a conferência quer engajar as pessoas para produzirem diagnósticos e soluções inovadoras oferecendo as palestras que apostam na performance dos conferencistas e no diálogo com o público.

Há conferencistas internacionais que enviarão suas apresentações em formato audiovisual, que serão exibidos para o auditório durante o evento e também poderão ser visto na plataforma de streaming do Planeta.Doc.

Festival Internacional de Cinema Socioambiental

A Conferência Planeta.Doc também vai marcar o início do Festival Internacional de Cinema Socioambiental – Planeta.Doc, que exibirá filmes com temática socioambiental selecionados e premiados pelo projeto. O festival está na décima edição e fechou a primeira etapa de inscrições com 1.195 filmes enviados.

Até a conferência será feita a curadoria para a escolha de 150 filmes e a preparação da programação. A exibição dos filmes começa na abertura da conferência, em 22 de setembro e vai até 6 de dezembro, com sessões em Florianópolis, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e também em ambiente on-line.

out
1
qua
Concerto Filosófico | O Iluminismo de Kant na Música @Igrejinha da UFSC
out 1@19:00 – 21:00

A Professora Maria de Lourdes Borges e o renomado pianista Pablo Rossi apresentam Concerto Filosófico: O Iluminismo de Kant na Música, um evento que une filosofia e música para explorar o Iluminismo kantiano por meio da arte. A apresentação combina reflexões filosóficas sobre razão, liberdade e estética com a execução de peças musicais que dialogam com o espírito do Iluminismo. Uma experiência única que convida o público a mergulhar na harmonia entre ideias e sons.

O concerto ocorrerá na Igrejinha da UFSC, no dia 1º de outubro, a partir das 19h. A entrada é gratuita.

>> Sobre o evento:

Na primeira parte, os organizadores buscam relacionar o Sapere Aude do Iluminismo kantiano com a música de Beethoven, enquanto uma ruptura com o Cânone do Classicismo. Como exemplo, serão interpretadas a Sonata ao Luar Op. 27 e as 32 Variações em Dó Menor.

Na segunda parte, Borges e Tossi apresentam a composição Erlkönig de Schubert/Liszt, que se baseia num poema de Goethe. O texto do Erlkönig poderia ser visto como a oposição entre misticismo e razão, representados respectivamente pelo Rei dos Elfos e pelo pai de um menino que está doente. Ainda de Schubert/Liszt, eles trazem a peça Grechten am Spinnrade, numa alusão ao Fausto de Goethe.

Por fim, questiona-se se o Iluminismo e sua hipertrofia da razão não seria responsável pela desconsideração da natureza. Seria possível assimilar a preocupação com a sobrevivência da terra a um pensamento neoiluminista do século XXI? Nessa última parte, serão apresentadas obras de Gábri Mesquita e de Villa-Lobos.

>> Programação:

I. Ludwig van Beethoven:

  • Sonata Op. 27, No. 2 – “Ao Luar”
  • 32 variações em Dó Menor, WoO 80

II. Schubert/Liszt:

  • Erlkönig
  • Gretchen am Spinnrade

III. Gábri Mesquita

  • Choro do Besouro

IV. Villa-Lobos

  • Saudades das Selvas Brasileiras nos. 1 e 2
  • Dança do Índio Branco

>> Sobre os idealizadores do Concerto:

Maria de Lourdes Alves Borges graduou-se em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), concluiu o seu mestrado em Filosofia em 1990 e o doutorado em 1996, ambos pelo UFRGS. Foi coordenadora da Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Secretária de Cultura e Arte da mesma instituição. Atualmente é coordenadora do GT Kant-ANPOF e professora do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC.

Pablo Rossi estreou nacionalmente aos treze anos, se apresentando com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), sob a sob a regência do Maestro Roberto Minczuk, tendo sido o mais jovem solista a se apresentar com essa orquestra. Considerado pela crítica especializada um dos mais importantes nomes da nova geração de pianistas brasileiros, Pablo ganhou o primeiro lugar em mais de dez concursos internacionais. e vem construindo uma brilhante carreira em palcos nacionais e internacionais. O artista tem colaborado com as Orquestras de Câmara do Kremlin, de Moscou e de Auvergne, as Sinfônicas de Kirov, Brasileira (OSB) e de São Paulo (OSESP) e as Filarmônicas da Ucrânia, Minas Gerais e Goiás, dentre outras.

>> Serviço:

O quê: Concerto Filosófico: O Iluminismo de Kant na Música
Quando: 1º/10/2025 | quarta-feira | às 19h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, n. 117 – Trindade | UFSC – Florianópolis
Quanto: Evento gratuito com entrada franca
Contato: mariaborges@yahoo.com

out
6
seg
Exposição | (indi)visível @Espaço Expositivo | Centro de Cultura e Eventos - UFSC
out 6@7:00 – nov 7@19:00

Programação sujeita a alterações.

Exposição | ComTATO – AMOROSIDADES @Hall | Reitoria I
out 6@7:00 – nov 30@19:00

Programação sujeita a alterações.

Ensaio Aberto | ‘A Mulher Invisível’ @Teatro Carmen Fossari
out 6@19:00 – 21:00

A Companhia Cia Pé de Vento Teatro convida os alunos do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para assistir a pré-estreia/ensaio da peça A Mulher Invisível, solo protagonizado pela atriz Vanderléia Will, que será apresentado no dia 6 de outubro, segunda-feira, às 19 horas, no Teatro Carmen Fossari. O evento é gratuito, com classificação indicativa de 14 anos. Com trilha sonora original, iluminação e projeções criadas pela multiartista Hedra Rockenbach, a proposta cultural foi realizada com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2024.

>> Sinopse:

No dia de uma importante entrevista de emprego, uma mulher madura percebe que está invisível. Cansada de cobranças por juventude e das violências cotidianas que sofre, ela se nega a desaparecer e decide impor sua vontade de existir como quiser. A montagem inédita da Cia Pé de Vento Teatro, dirigida por Renato Turnes, mergulha nas questões da invisibilidade e do envelhecimento feminino.

>> Ficha Técnica:

Atuação: Vanderléia Will
Direção Artística: Renato Turnes
Dramaturgia: Renato Turnes e Vanderleia Will Luz
Som e Projeção: Hedra Rockenbach
Figurino: Karin Serafin
Assistente de figurino: Netto Silva
Design gráfico: Daniel Olivetto
Fotografia: Toia Oliveira
Assessoria em Acessibilidade: Interpress
Assessoria de Imprensa: Juliano Zanotelli

>> Sobre a artista:

Vanderléia Will é atriz, palhaça, diretora e produtora cultural, com mais de 35 anos de trajetória artística. Fundadora da Cia Pé de Vento Teatro (1998), idealizou e realizou projetos como a Escola de Palhaços do Circo da Dona Bilica (Prêmio Funarte), o Festival Internacional de Palhaços Ri Catarina e a criação do espaço cultural Circo da Dona Bilica, em Florianópolis/SC. Intérprete da personagem Dona Bilica, ícone da cultura popular catarinense, Vanderléia também é criadora e atua nos espetáculos Dona Bilica Naquele Tempo ( 2014 – Direção Renato Turnes), Desajustada (2021 – Direção Lily Curcio – Fundo Municipal de Cultura e Prêmio Edital Elisabete Anderle 2020) e A Mulher Invisível (2025 – Direção Renato Turnes – Prêmio Edital Elisabete Anderle 2024). Em sua trajetória, já apresentou seus espetáculos em mostras e festivais no Brasil e no exterior, consolidando-se como referência na palhaçaria feminina. Sua pesquisa artística é voltada para a comicidade física e a palhaçaria feminina, com foco na valorização das mulheres palhaças e na reflexão sobre temas como etarismo, invisibilidade social e a violência contra a mulher.

Para mais informações, acesse o Instagram e o Canal de YouTube da Cia Pé de Vento Teatro.

>> Serviço:

O quê: Ensaio aberto A Mulher Invisível
Quando: 6/10/2025 | segunda-feira | 19h
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, n. 117, Trindade | UFSC – Florianópolis
Quanto: Evento gratuito com entrada franca
Informações: Instagram | YouTube

out
29
qua
1° Congresso Brasileiro de Arte, Cultura e Saúde Mental @Hall | Centro de Cultura e Eventos - Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo
out 29 – out 31 dia inteiro

O 1º Congresso Brasileiro de Arte, Cultura e Saúde Mental, junto ao XV Encontro Catarinense de Saúde Mental acontecerá de 29 a 31 de outubro, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com atividades pré-congresso organizadas para o dia 28 de outubro. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas por meio da página do evento.

O objetivo é congregar e articular acadêmicos, profissionais dos serviços, usuários do sistema de saúde e seus familiares, gestores e demais interessadas, para discutir temas da maior importância relacionados à saúde mental coletiva. A intenção é contribuir para o avanço do conhecimento, trocas de experiências e realização de atividades científicas, artísticas e culturais na perspectiva da defesa de Direitos e da Democracia, do exercício pleno e universal da Cidadania e da consolidação do Sistema de Saúde.

Estão isentas as inscrições para pessoas que estejam sem condições financeiras para o pagamento, e para estudantes da UFSC em condições de vulnerabilidade. A solicitação de isenção deve ser feita à Comissão Organizadora pelo e-mail do congresso ecsm.gpps@gmail.com. Ademais, também estão isentos estudantes cujos departamentos ou cursos tenham acordado a isenção com a Comissão Organizadora.

Segundo os organizadores, os 14 encontros catarinenses de Saúde Mental anteriores propiciaram momentos marcantes na Reforma Psiquiátrica e Sanitária, entre eles a fundação da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), a realização do I Congresso Brasileiro de Saúde Mental (2008), além do lançamento da revista Cadernos Brasileiros de Saúde Mental e do Mestrado Profissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Os encontros também proporcionaram oportunidades para geração de renda para usuários e suas associações, por meio de feiras de economia solidária, exposições artístico-culturais e realização do tradicional baile de máscara, cuja renda reverte a associações de usuários.

O 1º Congresso Brasileiro de Arte, Cultura e Saúde Mental é promovido pelo Grupo de Pesquisas em Políticas de Saúde (GPPS) da UFSC, em parceria com a Reitoria e a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE/UFSC), a ação conta com o apoio de entidades públicas e privadas dos mais diferentes setores da sociedade.

Acesse mais informações no site.

out
30
qui
1° Congresso Brasileiro de Arte, Cultura e Saúde Mental @Hall | Centro de Cultura e Eventos - Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo
out 30 – nov 1 dia inteiro

O 1º Congresso Brasileiro de Arte, Cultura e Saúde Mental, junto ao XV Encontro Catarinense de Saúde Mental acontecerá de 29 a 31 de outubro, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com atividades pré-congresso organizadas para o dia 28 de outubro. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas por meio da página do evento.

O objetivo é congregar e articular acadêmicos, profissionais dos serviços, usuários do sistema de saúde e seus familiares, gestores e demais interessadas, para discutir temas da maior importância relacionados à saúde mental coletiva. A intenção é contribuir para o avanço do conhecimento, trocas de experiências e realização de atividades científicas, artísticas e culturais na perspectiva da defesa de Direitos e da Democracia, do exercício pleno e universal da Cidadania e da consolidação do Sistema de Saúde.

Estão isentas as inscrições para pessoas que estejam sem condições financeiras para o pagamento, e para estudantes da UFSC em condições de vulnerabilidade. A solicitação de isenção deve ser feita à Comissão Organizadora pelo e-mail do congresso ecsm.gpps@gmail.com. Ademais, também estão isentos estudantes cujos departamentos ou cursos tenham acordado a isenção com a Comissão Organizadora.

Segundo os organizadores, os 14 encontros catarinenses de Saúde Mental anteriores propiciaram momentos marcantes na Reforma Psiquiátrica e Sanitária, entre eles a fundação da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), a realização do I Congresso Brasileiro de Saúde Mental (2008), além do lançamento da revista Cadernos Brasileiros de Saúde Mental e do Mestrado Profissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Os encontros também proporcionaram oportunidades para geração de renda para usuários e suas associações, por meio de feiras de economia solidária, exposições artístico-culturais e realização do tradicional baile de máscara, cuja renda reverte a associações de usuários.

O 1º Congresso Brasileiro de Arte, Cultura e Saúde Mental é promovido pelo Grupo de Pesquisas em Políticas de Saúde (GPPS) da UFSC, em parceria com a Reitoria e a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE/UFSC), a ação conta com o apoio de entidades públicas e privadas dos mais diferentes setores da sociedade.

Acesse mais informações no site.

out
31
sex
1° Congresso Brasileiro de Arte, Cultura e Saúde Mental @Hall | Centro de Cultura e Eventos - Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo
out 31 – nov 2 dia inteiro

O 1º Congresso Brasileiro de Arte, Cultura e Saúde Mental, junto ao XV Encontro Catarinense de Saúde Mental acontecerá de 29 a 31 de outubro, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com atividades pré-congresso organizadas para o dia 28 de outubro. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas por meio da página do evento.

O objetivo é congregar e articular acadêmicos, profissionais dos serviços, usuários do sistema de saúde e seus familiares, gestores e demais interessadas, para discutir temas da maior importância relacionados à saúde mental coletiva. A intenção é contribuir para o avanço do conhecimento, trocas de experiências e realização de atividades científicas, artísticas e culturais na perspectiva da defesa de Direitos e da Democracia, do exercício pleno e universal da Cidadania e da consolidação do Sistema de Saúde.

Estão isentas as inscrições para pessoas que estejam sem condições financeiras para o pagamento, e para estudantes da UFSC em condições de vulnerabilidade. A solicitação de isenção deve ser feita à Comissão Organizadora pelo e-mail do congresso ecsm.gpps@gmail.com. Ademais, também estão isentos estudantes cujos departamentos ou cursos tenham acordado a isenção com a Comissão Organizadora.

Segundo os organizadores, os 14 encontros catarinenses de Saúde Mental anteriores propiciaram momentos marcantes na Reforma Psiquiátrica e Sanitária, entre eles a fundação da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), a realização do I Congresso Brasileiro de Saúde Mental (2008), além do lançamento da revista Cadernos Brasileiros de Saúde Mental e do Mestrado Profissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Os encontros também proporcionaram oportunidades para geração de renda para usuários e suas associações, por meio de feiras de economia solidária, exposições artístico-culturais e realização do tradicional baile de máscara, cuja renda reverte a associações de usuários.

O 1º Congresso Brasileiro de Arte, Cultura e Saúde Mental é promovido pelo Grupo de Pesquisas em Políticas de Saúde (GPPS) da UFSC, em parceria com a Reitoria e a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE/UFSC), a ação conta com o apoio de entidades públicas e privadas dos mais diferentes setores da sociedade.

Acesse mais informações no site.

dez
3
qua
Exposição | 8 de janeiro: jamais fomos modernos @Hall | Reitoria I
dez 3 2025@7:00 – jan 8 2026@19:00

Programação sujeita a alterações.

dez
15
seg
Exposição | A cura da minh’alma @Espaço Expositivo | Centro de Cultura e Eventos - UFSC
dez 15 2025@7:00 – jan 8 2026@19:00

Programação sujeita a alterações.

mar
9
seg
Exposição | A forma como variável @Espaço Expositivo | Centro de Cultura e Eventos - UFSC
mar 9@7:00 – abr 17@19:00

Programação sujeita a alterações.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.