Série “Pianistas” apresentará gratuitamente concertos de artistas catarinenses na Igrejinha da UFSC

16/05/2022 07:50

A Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) e o Departamento Artístico Cultural (DAC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apresentam, nos meses de maio e junho, a série “Pianistas”. A ação é um conjunto de quatro concertos musicais presenciais e gratuitos, apresentados na Igrejinha da UFSC com consagrado/as pianistas catarinenses ou que residem em Santa Catarina.

Os concertos da série celebram a retomada das atividades artístico-culturais presenciais na Universidade, estabelecendo a Igrejinha da UFSC como espaço para receber apresentações musicais à disposição da comunidade universitária e da cidade de Florianópolis. “Nosso objetivo é abrir a Igrejinha para a UFSC e para a cidade, como um local de concertos e recitais. Iniciamos com a série “Pianistas”, no qual músicos catarinenses mostram ao público a beleza da arte do piano, proporcionando para a comunidade acesso gratuito à música de concerto” – declara a secretária de cultura e arte da UFSC, profa. Maria de Lourdes Borges.

No mês de maio, a série apresentará três recitais musicais. No dia 16, segunda-feira, o pianista Pablo Rossi interpretará Bach, Schubert, Mazzoli, Liszt, Wagner e Chopin. Na mesma semana, quinta-feira, 19 de maio, o pianista, compositor e diretor musical, Luiz Gustavo Zago, apresentará um repertório brasileiro, com Villa-Lobos, e peças autorais. Finalizando o ciclo de apresentações de maio, no dia 26, quinta-feira, o músico e compositor Alberto Heller apresentará composições autorais, além de clássicos como Tchaikovsky, Liszt, Piazolla e Debussy.

Em junho, a série “Pianistas” encerra com a apresentação do “Duo Castelan & Barros”. A dupla, formada pelos pianistas Bernardete Castelan Póvoas e Luís Cláudio Barros, apresentará obras de compositores brasileiros e sul-americanos, com destaque para as interpretações de Acácio Piedade, Osvaldo Lacerda e Piazzolla. Todos os concertos da série serão apresentados sempre às 19h.

Ingressos gratuitos e limitados

Os ingressos para os recitais de Pablo Rossi, Luiz Gustavo Zago e Alberto Heller esgotaram, as entradas para a apresentação do “Duo Castelan & Barros” serão entregues gratuitamente pela SeCArte no mês de junho em data a ser definida.

Prevenção à COVID-19

Conforme protocolo para realização de eventos nos espaços administrados pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) que inclui controle de acesso na entrada, desse modo, será exigido a comprovação de ciclo vacinal completo composto de 2 (duas) doses das vacinas Butantan/Sinovac/Coronavac ou Pfizer ou AstraZeneca/FioCruz, ou 1 (uma) dose da Janssen. Para fins de comprovação do esquema vacinal completo, a pessoa deverá apresentar comprovante de vacinação através do aplicativo “Conect SUS” ou por meio de comprovante, caderneta ou cartão de vacinação impresso em papel timbrado emitido pela Secretaria Municipal de Saúde ou outras instituições governamentais nacionais ou estrangeiras.

A entrada e circulação de pessoas será permitida somente com o uso de máscara de proteção facial utilizada de forma adequada cobrindo nariz e boca. Haverá fornecimento de álcool gel e locais para higienização das mãos.

Igrejinha da UFSC

Conhecida hoje como “Igrejinha da UFSC”, a antiga “capela da freguesia da Santíssima Trindade” é um edifício de importante valor histórico e cultural. Construída em 1848 e inaugurada oficialmente em 1853, época em que o bairro Trindade era ainda região rural da Ilha de Santa Catarina, a Igrejinha preserva, em sua estrutura, os materiais de construção comuns daquela época – pedras, areia da praia, conchinhas, cal etc. –, além de resquícios de utensílios utilizados nas cerimônias religiosas, como pias de água benta.

Ocupa as paredes internas do antigo altar-mor e parte da nave central da Igrejinha, a recém-restaurada pintura mural “Humanidade”, obra do desenhista e pintor autodidata Hassis (Hiedy de Assis Corrêa) realizada em 1978. Com 160 m², é a obra de maiores dimensões do artista.

Serviço:

O quê: série “Pianistas”
Quando: 16/05 – segunda-feira – Pablo Rossi | 19/05 – quinta-feira – Luiz Gustavo Zago | 26/05 – quinta-feira – Alberto Heller | 06/2022 – Duo Castelan & Barros | sempre às 19h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Os ingressos para os recitais de Pablo Rossi, Luiz Gustavo Zago e Alberto Heller esgotaram, as entradas para a apresentação do “Duo Castelan & Barros” serão entregues gratuitamente pela SeCArte no mês de junho em data a ser definida.
Mais Informações: secarte.ufsc.br | secarte@contato.ufsc.brfacebook.com/secarte.ufscinstagram.com/secarte.ufsc

Reforma da Igrejinha da UFSC expõe estrutura original do século XIX

UFSC inaugura restauração da Igrejinha e do mural Humanidade

Tags: Alberto HellerdacDepartamento Artístico CultualDuo Castelan & BarrosIgrejinha da UFSCLuiz Gustavo ZagoPablo RossiPianistas