Ações culturais na internet

Música


Coral, Madrigal e Orquestra de Câmara da UFSC

Apresentações virtuais do Coral da UFSC

Oceano (Djavan)

Encontros e Despedidas (Milton Nascimento e Fernando Brant)

Canção do Sal (Milton Nascimento)

“Novo Tempo” (Ivan Lins e Vitor Martins) – Arranjo coral e orquestra: Miriam Moritz – Homenagem aos trabalhadores da saúde do HU

“Sujeito de Sorte” (Belchior) – Arranjo coral e orquestra: Miriam Moritz

“Senhora Liberdade” (Wilson Moreira e Nei Lopes) – Arranjo: Paulo Malaguti

Apresentações virtuais Orquestra de Câmara da UFSC

Danças Folclóricas Romenas – Béla Bartók

“Gaúcho Corta Jaca” (Chiquinha Gonzaga) – Arranjo: Lucas Madeira


Projeto 12:30

Projeto cultural permanente há três décadas, é realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O Projeto 12:30 apresenta, quinzenalmente, às quartas-feiras, durante o período letivo, atrações culturais gratuitas, na grande maioria de música, junto à Praça da Cidadania, em frente ao Centro de Cultura e Eventos da UFSC, no campus da Trindade.

Confira as apresentações: YouTube Projeto 12:30 | Podcast 12:30


Minutos Musicais

Produção conjunta entre a SeCArte e a TV UFSC, apresenta produções musicais realizadas pela Secretaria de Cultura e Arte, exibindo vídeos de grupos musicais da UFSC e repertórios de músicos convidados com ênfase na música de concerto. A série estimula os diálogos entre música, audiovisual e cinema expandido em um só programa.

Assista: Playlist Minutos Musicais


V Festival de Música da UFSC

O evento apresenta no YouTube 20 músicos selecionados, além de 4 pocket shows ao vivo com músicos e bandas catarinenses consagradas no meio musical. O Festival selecionou propostas da comunidade universitária da UFSC e também de músicos da Grande Florianópolis e municípios onde estão inseridos os demais campi da Universidade.

Assista as atrações do Festival: Playlist – V Festival de Música da UFSC


Exposições


Galeria de Arte da UFSC

Com um acervo de obras de arte formado ao longo dos 60 anos da sua trajetória, a Universidade Federal de Santa Catarina valoriza a criação e a produção de artistas das mais diversas procedências, estilos e técnicas, possibilitando à comunidade, através do contato com a obra de arte, uma reflexão sobre a relevância da arte e do artista dentro de uma instituição de ensino plural e de excelência.

Acesse: Catálogo Digital do Acervo de Obras de Arte da UFSC


30ª Mostra de Artes Visuais de Servidores da UFSC

Tem como objetivo incentivar e divulgar o trabalho em artes visuais de servidores técnico-administrativos em educação e docentes da UFSC, oportunizando um momento de comemoração do Dia do Servidor Público, dando visibilidade às suas produções artísticas em uma mostra de artes visuais de qualidade e destacando a UFSC como referência na área artístico-cultural.

Acesse: 30ª Mostra de Artes Visuais de Servidores da UFSC


Patrimônio Cultural e Educação


Tour virtual pela fortaleza

Sob orientação da Coordenadoria das Fortalezas da Ilha da Santa Catarina (CFISC), professores e alunos do IFSC produziram vídeos que compõem o tour virtual pela Fortaleza de São José da Ponta Grossa e Fortaleza de Santo Antônio de Ratones. Os temas variaram entre a história e o cotidiano das fortificações e da Ilha de Santa Catarina.

Assista: Guiamento virtual na Fortaleza de São José da Ponta Grossa | Guiamento virtual na Fortaleza de Santo Antônio de Ratones


Paper toy

O paper toy, como o nome diz, é um brinquedo de papel que a criança precisa recortar e montar para, então, brincar. São dois modelos que incentivam a diversão e o conhecimento.

Para montar o paper toy, o ideal é imprimi-lo em uma folha de papel de gramatura maior, como uma cartolina fina. Uma opção é imprimir em papel comum e, depois, colar em papel mais grosso um pouco. Além disso, será preciso usar tesoura e cola. Assim, é importante que as crianças tenham supervisão de um adulto.

Download do paper toy de José da Silva Paes, clique aqui.
Download do paper toy de Dom Pedro de Cevallos, clique aqui.


Produções Cênicas


 “O Círculo de Giz Caucasiano” dirigido por Zeca Pires e Ivana Fossari com o Grupo Pesquisa Teatro Novo.

A produção é uma adaptação da obra de Bertolt Brecht “O Círculo de Giz Caucasiano”, escrita durante seu período de exilio nos EUA ao final da Segunda Guerra Mundial, em 1944. O texto revolucionário e poético perpassa temas como a disputa pela terra, a saga da criada heroína, o jogo de interesses envolvendo a eleição de um Juiz, um casamento por conveniência, herança e maternidade entre outros, que pela extrema sutileza e críticas sociais o fazem necessário e urgente.

Assista: Espetáculo | O Círculo de Giz