IV Festival de Música da UFSC

Evento no Facebook


O Festival


Promovido pela Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte), o 4º Festival de Música da UFSC acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de setembro de 2017. O Festival busca incentivar e intensificar a criatividade musical, promover a integração e troca de experiências entre músicos, compositores, intérpretes e comunidade cultural. Além disso, o evento incentiva o interesse pela música e o exercício intelectual desta atividade, difundindo a música como um dos meios essenciais de expressão cultural.

A participação dos músicos no Festival é aberta à comunidade universitária da UFSC (Campi de Florianópolis, Joinville, Araranguá, Curitibanos e Blumenau), e aberta para músicos, compositores, intérpretes e comunidade da Grande Florianópolis, desde que satisfaçam as condições previstas no regulamento do Festival. 

Cada autor ou grupo poderá inscrever apenas uma música, de composição própria ou em parceria, que será avaliada pela Comissão de Seleção. No total, serão escolhidas 10 músicas para apresentação no palco. As inscrições deverão ser feitas através do formulário que está disponível na pagina do Festival de Música, no período de 26 de junho até o dia 31 de agosto de 2017. 

Cada inscrito deverá entregar o formulário preenchido junto com um CD/DVD, devidamente identificado, contendo a gravação de uma composição em formato de áudio (CDA) ou formato digital (MP3), na Secretaria de Cultura e Arte da UFSC, de segunda à sexta, no horário das 09h às 12h e das 14h às 17h, ou enviar por Correio no endereço que consta no regulamento.


Programação


A entrada para o IV Festival de Música da UFSC é gratuita.
Os ingressos para cada dia das apresentações estão disponíveis no Departamento de Cultura e Eventos, piso térreo do Centro de Cultura e Eventos da UFSC.


25 de setembro, às 20h


Chiara Santoro e Helena Scheffel

Chiara Santoro é soprano e cantora lírica. Em sua carreira, já participou como solista em festivais de ópera pela Europa e integrou o Coro Lírico Sinfônico Romano em turnês com Ennio Morricone e Andrea Bocelli. Entre suas performances, destaca-se o repertório de Mozart, em que fez o papeis como o de Zerlina em “Don Giovanni” e Pamina na “Flauta Mágica”. Com destaque nacional e internacional, possui prêmios que reconhecem seu trabalho, como o Concurso Maria Callas, em São Paulo, o 1º prêmio no concurso de canto A.Gi.Mus, em Roma, e o prêmio do júri de “Melhor Interpretação” no VII Concurso Principessa Trivulzio, em Milão. A artista é bacharel em canto pela UniRio e possui pós-graduação pelo Conservatório Santa Cecília de Roma.
Quem acompanha a cantora é a pianista, camerista e correpetidora em óperas no Teatro Municipal de São Paulo, Helena Scheffel. A musicista foi integrante da Orquestra Sinfônica do estado de São Paulo (OSESP), do quinteto D’Elas e do trio Ad Libitum. Scheffel trabalhou em inúmeros duos com músicos renomados e atualmente se dedica à valorização da música sacra contemporânea.

Cassio Moura – Quarteto

Cassio Moura é guitarrista, compositor, produtor musical e professor de música. No Festival, apresenta ao lado de grandes músicos, o trabalho de composições autorais do seu primeiro CD, lançado em 2016. As canções são voltadas a Música Instrumental, com influências que vão do Jazz à Bossa Nova, passando pelo Chôro e pela MPB. Com formação no Musicians Institute, em Los Angeles, o musicista tem em sua trajetória participação em festivais como o Jurerê Jazz Festival, Festival de Música Floripa Instrumental, Joinville Jazz Festival, Festival Internacional de Vinho e Jazz e Festival de Música ItaJazz 20 anos.
Em sua carreira, o artista ainda participou como compositor e instrumentista do Projeto Catarina Instrumental da Camerata Florianópolis. Na ocasião, duas de suas canções foram arranjadas por Hudson Nogueira e executadas pela Camerata & Músicos Convidados em show no CIC. Em 2016, com o apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura na Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, lançou seu primeiro álbum contendo dez músicas autorais. Para o lançamento do CD homônimo, Cassio Moura realizou apresentações no Festival Belas Artes, no Festival de Música Floripa Instrumental, no Espaço Cultural Itajaí Criativa e no Projeto TAC 7:30 da Fundação Catarinense de Cultura.


26 de Setembro, às 19h


Apresentação das musicas Selecionadas

Entre 39 músicas inscritas, 10 foram selecionadas para serem apresentadas no segundo dia do 4º Festival de Música da UFSC. A comissão de seleção seguiu critérios como estrutura da composição, arranjo, orquestração e letras das composições para escolher os artistas listados abaixo, em ordem alfabética.

Ana Zechini – Cidade

Anderson Oliveira – Nós

Chiqueti e Banda – Pra Ver se Você Vem

Conspiração Mané – Soldados

Cyclos Rock Trio – Restless

Peltstrok – Lugar Perfeito

Rinoceronte Negro – Deixou a Deixa

Sound Trap – Hostel Vedado

Tito – Outro Tempo


27 de setembro, às 20h


Felipe Coelho Trio

Felipe Coelho é destaque da nova geração instrumental brasileira. Músico de inúmeras linguagens, vem conquistado espaço no mundo erudito, tendo sido convidado como solista e compositor pela orquestra americana KSU String Orchestra para show em Atlanta, em 2015. Em seu quinto disco, “Hora Certa”, o compositor traz sotaques tradicionais de encontro com tendências mundiais como a música oriental, o flamenco e o jazz e redescobrindo a música brasileira em um espetáculo de fortes contrastes dinâmicos e linguísticos e alto grau de manipulação sonora.
O artista também já participou e lecionou em diversos festivais de música no Brasil, como Festival de Violão Flamenco, Jurerê Jazz Festival e Prêmio da Música SC. Em sua carreira, Felipe já atuou em Nova Yorque, Shanghai, Buenos Aires, Rio de Janeiro e São Paulo e recebeu prêmios importantes, como o Prêmio Funarte de Música (2010) e o Prêmio da Música Catarinense (2015).
Junto com o instrumentista apresentam-se também o baixista Tie Pereira e o baterista Richard Montano, que possuem vasta experiência musical no eixo SP/Europa.

Marcoliva e Tatiana Cobbett com Alujazz

Marcoliva e Tatiana Cobbett começaram no ano 2000 o Sonora Parceria, em que desenvolvem trabalhos autorais e independentes. Juntos, os cantores e compositores levam ao palco não só música mas também teatro, poesia e dança. O duo já realizou diversas apresentações, como no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), onde lançaram o videoclipe “Eli – Grito de Esperança”, e no SESC Prainha, onde lançaram seu quinto álbum, Sawabona Shikoba (2015). Ao longo dos mais de 16 anos de carreira, os artistas levaram seus espetáculos para várias cidades brasileiras, argentinas e uruguaias.
Cobbett é formada pela Escola de Danças Clássicas do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e trabalhou além de autora/intérprete do musical Mulheres de Hollanda, com direção de Naum Alves de Sousa.
O instrumentista Marcoliva começou sua carreira com grupos nativistas gaúchos e mais tarde trouxe para seu trabalho influências do Tropicalismo e ritmos latinos como a zamba, a chacarera, o chamamé, o tango, entre outros.
Os artistas se apresentam no festival com o grupo Alujazz. O sexteto lançou em 2016 seu primeiro CD, que conta com ritmos variados, como o xaxado, baião, alujá, festejo, landó, malinké (costa oeste africana), entre outras influências.

 


REGULAMENTO –  IV FESTIVAL DE MÚSICA DA UFSC – 2017


I. DA PROMOÇÃO E REALIZAÇÃO

  1. O IV FESTIVAL DE MÚSICA DA UFSC é uma promoção da Secretaria de Cultura e Arte da Universidade Federal de Santa Catarina que ocorrerá nos dias 25, 26 e 27 de setembro de 2017.
  2. A participação no IV Festival de Música da UFSC é aberta a comunidade universitária da UFSC (Campi de Florianópolis, Joinville, Araranguá, Curitibanos e Blumenau), bem como a compositores, músicos, intérpretes e comunidade da Grande Florianópolis, desde que satisfaçam as condições previstas no presente regulamento.
  3. Cada proponente deverá inscrever uma música de cunho autoral, para ser avaliado pela Comissão de seleção, ou seja, de composição própria para ser apresentada no palco do IV FESTIVAL DE MÚSICA DA UFSC.
  4. Serão 10 músicas para apresentação no palco do IV FESTIVAL DE MÚSICA DA UFSC. A ordem de apresentação obedecerá ao caráter técnico.
  5. Não haverá premiação.

II. DOS OBJETIVOS

  1. Incentivar e intensificar a criatividade musical.
  2. Promover a integração e troca de experiências entre músicos, compositores, intérpretes e comunidade cultural.
  3. Incentivar o surgimento de novos valores e propiciar a afirmação de nomes já reconhecidos no cenário musical.
  4. Fomentar o interesse pela música e o exercício intelectual desta atividade.
  5. Difundir a música como um dos meios essenciais de expressão cultural.

III. DAS INSCRIÇÕES

As inscrições deverão ser feitas através do formulário que estará disponível na internet para download em www.secarte.ufsc.br.

O proponente deverá entregar:

  1. Formulário preenchido;
  2. CD/DVD, devidamente identificado, contendo a gravação de uma composição em formato de áudio (CDA) ou formato digital (MP3).

De 26 de junho até o dia 31 de agosto de 2017 na Secretaria de Cultura e Arte da UFSC no horário das 09h00 às 12h00 – das 14h00 as 17h00 ou enviar por Correio no endereço:

SECARTE – SECRETARIA DE CULTURA E ARTE
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CAMPUS UNIVERSITÁRIO REITOR JOÃO DAVID FERREIRA LIMA
PRÉDIO DO CENTRO DE CULTURA E EVENTOS, FUNDOS.
CEP: 88040-970 – FLORIANÓPOLIS, SC

Deverão ser observados os seguintes itens:

  1. Cada autor ou grupo poderá inscrever 01 (uma) música sua ou em parceria.
  2. A letra deverá ser enviada impressa, caso houver, juntamente com a mídia (CD/DVD).
  3. A boa qualidade sonora será fundamental para a eventual classificação da música. A gravação poderá ser realizada apenas com o acompanhamento de um instrumento, ainda que no dia da apresentação a música seja apresentada com outros recursos.
  4. Entende-se por original a música não plagiada ou parodiada em nenhum dos seus aspectos constitutivos (letra, melodia, harmonia e arranjo).
  5. Encerrado o prazo estabelecido, não serão aceitas mais inscrições.
  6. O material inscrito passará a integrar o acervo do IV FESTIVAL DE MÚSICA DA UFSC.
  7. Será terminantemente proibida no Festival a apresentação de play-back (dublagem).
  8. Os casos omissos serão decididos pela Comissão Organizadora do Festival e Comissão de Seleção, não cabendo recursos contra suas decisões.
  9. A lista de classificação das músicas selecionadas será postada na página da SeCArte e na página da UFSC.
  10. A Comissão Organizadora comunicará o horário do início das apresentações previamente aos participantes.
  11. É obrigação de cada autor/intérprete, comparecer ao local do Festival com antecedência de pelo menos uma hora e se apresentar à organização, nos bastidores, pelo menos 30 minutos antes de sua apresentação, pronto para subir ao palco. Caso não compareça até o momento de sua apresentação, o mesmo será ELIMINADO.
  12. Os interpretes e as Bandas terão à sua disposição estrutura de palco, som e luz, não podendo, no entanto, exigir instrumentistas, equipamentos ou recursos técnicos além daqueles oferecidos pela Organização do Festival.
  13. A comissão organizadora do festival não disponibilizará Banda de Apoio.

IV. DA ELIMINATÓRIA

A seleção será de responsabilidade da Comissão de Seleção, constituída pela SeCArte, que será realizada mediante audição do material enviado, e o resultado estará disponível em www.secarte.ufsc.br.

V. DA COMISSÃO DE SELEÇÃO

A Comissão de Seleção será composta de três integrantes escolhidos a critério da Comissão Organizadora do IV FESTIVAL DE MÚSICA DA UFSC.

VI. DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

  1. Serão considerados os seguintes critérios com atribuições de notas de um a cinco pontos por cada um dos membros da Comissão:
  • Estrutura formal da composição;
  • Arranjo/Orquestração;
  • Letra, caso houver.
  1. A nota final de cada composição resultará da média das notas atribuídas a cada um dos itens.

VII. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

  1. O ato de inscrição no IV FESTIVAL DE MÚSICA DA UFSC pressupõe a aceitação e concordância com todos os termos do presente regulamento, valendo como contrato de adesão.
  2. Os casos omissos no presente regulamento serão decididos pela Comissão Organizadora e de Seleção, não cabendo qualquer recurso contra suas decisões.
  3. Caso venha a ser selecionada alguma música que não seja original e não seja do conhecimento da Comissão Organizadora, o interessado deverá apresentar documento e provas instruindo a denúncia até 48 horas antes do IV FESTIVAL DE MÚSICA DA UFSC. Comprovada a denúncia, o autor da composição terá sua música desclassificada.
  4. Este Regulamento, bem como o Formulário de Inscrição, estará disponível na Secretaria de Cultura e Arte da UFSC, no site www.secarte.ufsc.br
  5. E-mail para contato: festivaldemusica@contato.ufsc.br

Florianópolis, 26 de junho de 2017.
Marco Antônio Vieira Valente
Presidente da Comissão Organizadora