Quarto dia do ‘Experimenta Diversidade’ traz atrações virtuais, cinema e dança

23/11/2022 11:00

Nesta quinta-feira, 24 de novembro, o Experimenta Diversidade apresentará atrações virtuais, cinema e dança na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A 7ª edição do evento reúne, de 21 a 27 de novembro, espetáculos nas mais diversas formas de expressão, promovendo a produção em arte na universidade.

Aberto ao público e gratuito, o Experimenta é realizado pela Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE) com apoio do Departamento Artístico Cultural (DAC) e do Departamento de Cultura e Eventos (DCEVEN). A programação completa com classificação indicativa das atrações está disponível em secarte.ufsc.br/experimenta.

Atrações desta quinta-feira (24):

Bixa Travesty. Foto: divulgação.

20h | Cinema – Bixa Travesty (2018) – Cine Paredão e Cine Marighella
Onde: Bosque do CFH

Direção: Claudia Priscilla e Kiko Goifman
Duração: 75 min
Classificação indicativa: 18 anos

Bixa Travesty é um filme brasileiro de 2018, dirigido e escrito por Claudia Priscilla e Kiko Goifman. Relato da cantora e ativista transexual Linn da Quebrada, estreou no Festival Internacional de Cinema de Berlim em 18 de fevereiro e venceu o Teddy Award de melhor documentário LGBT.

VAZIO. Foto: João Quinalha

20h45 | Dança – VAZIO
Onde: Caixa Preta | Bloco D | CCE

Grupo: Estúdio Trabalho em Cena
Direção: Débora Zamarioli
Duração: 30 min
Classificação indicativa: livre

O espetáculo Vazio reúne princípios da pesquisa em dança pessoal desenvolvida no grupo de pesquisa Estúdio Trabalho em Cena da UFSC. Inspiradas(os) na dança japonesa butoh investigamos nossos movimentos apoiados na sensação de ser e estar em comunhão com mundo material e invisível. Buscamos nossa expressão no devir outro, ainda não manifestado e em gestação, no útero das possibilidades.

Assistente de direção: Naiara Benetti
Elenco: Anna Luisa Pacheco, Bruna Olah, Darlan Gebing Scheid, Douglas Edgard, Douglas Pinheiro, Raíssa Fuga, Rudra Cordeiro, Vinicius Pasinato Damian
Iluminação: Gabriel Guedert
Operação de som: Naiara Benetti
Fotos de divulgação: João Quinalha
Produção: Estúdio Trabalho em Cena/ UFSC

Atrações virtuais:

Vídeo clipe – Deu Na Loka. Foto: reprodução/YouTube

Vídeo clipe – Deu Na Loka
Onde: canal da SeCArtE no YouTube

Duração: 4 min
Classificação indicativa: livre

Versão Inédita de Alex Brandalise da música: Deu na Loka do Mestre e amigo Kiko Zambianchi.

“Contando histórias sobre guarda responsável, saúde e bem estar animal”. Imagem: divulgação.

24/11 – 13h | Audiovisual – “Contando histórias sobre guarda responsável, saúde e bem estar animal”
Onde: canal da SeCArtE no YouTube

Direção: Rosane Maria Guimarães da Silva
Duração: 10 min
Classificação indicativa: livre

Esta proposta prevê a divulgação em formato digital dos vídeos das histórias infantis elaboradas durante a realização do projeto de extensão “Contando histórias sobre guarda responsável, saúde e bem estar animal”. O projeto é desenvolvido em escolas do município de Curitibanos e o público alvo são crianças da educação infantil. A partir das conversas com as crianças realizadas durante os encontros nas escolas, as crianças escolhem as características dos personagens e o ambiente a ser retratado nas histórias. Com base nessas informações, a equipe do projeto cria as histórias, personalizadas para cada turma que participa. As histórias são uma ferramenta para passar as informações técnicas de forma lúdica e criativa. Após a elaboração das histórias, estas são exibidas na escola em formato digital de áudio e vídeo.

Audiovisual – Nossos Griots: Contos Africanos. Imagem: divulgação.

24/11 | 17h | Audiovisual – Nossos Griots: Contos Africanos
Onde: canal do Curitiblack no YouTube
Grupo: Curitiblack
Direção: CCR
Duração: 50 min
Classificação indicativa:: livre

A ação denominada “Nossos griots: contos africanos” pretende incentivar, influenciar e proporcionar a narrativa de histórias de origem africana para a comunidade acadêmica e a sociedade, através de contadores de histórias (griots). Para a realização do projeto, serão produzidos vídeos em que os griots convidados apresentarão as histórias. Os vídeos serão apresentados em rede social nas escolas públicas e APAE, por meio de visitas auxiliadas por membros do grupo Curitiblack e pela Coordenação do projeto.

Fusão de sentidos – Transformando Imagens em Sons. Imagem: divulgação.

Fusão de sentidos – Transformando Imagens em Sons
Onde: YouTube

Direção: Jean Bressan Albarello
Duração: 30 min
Classificação indicativa: livre

A mistura dos sentidos, a intersecção entre o abstrato e o palpável, a fusão entre o real e o virtual, ponto de não retorno entre um infinitésimo de tempo presente para a eternidade incerta.

Assim será a exposição audiovisual onde o artista Jean Bressan Albarello abordará a transformação de imagens digitais em áudio digital por meio de manipulação de arquivos RAW não formatados, buscando ilustrar como nossos sentidos podem agir conjuntamente para tornar mais completas nossas sensações e impressões.

Serviço:

O quê: Experimenta Diversidade | 7ª edição