Secretaria de Cultura, Arte e Esporte | SeCArtE

  • Igrejinha da UFSC recebe o violonista Marcus Llerena

    Marcus Llerena. Foto: divulgação.

    No dia 17 de junho, quarta-feira, às 20h, a Igrejinha da UFSC recebe o Programa de Extensão Ponteio com o concerto do violonista Marcus Llerena. Em seus recitais, o músico costuma reunir obras que transitam do século XII aos dias atuais, demonstrando sua versatilidade e dinamismo artístico. O evento é gratuito e aberto para toda comunidade.

    Marcus Llerena é formado com o título de Mestre pela Université Musicale Internationale de Paris, tem 24 CD´s gravados, solo e com diversas formações camerísticas. Hoje, Marcus é um expoente do violão clássico no Brasil e exterior, e foi considerado pela revista inglesa Classical Guitar como “… um dos pilares da música moderna brasileira para violão, tanto por suas gravações como a inclusão em seus programas de obras de compositores brasileiros ainda inéditas do público apreciador…”.
    Continue a leitura » »


  • Aluno de Museologia da UFSC participa de exposição nacional

    Gabriel Bicho – Foto: Demi Brasil

    O estudante da sexta fase de Museologia da UFSC, artista multimídia e curador Gabriel Bicho, foi selecionado para a exposição Arte Londrina 09, realizada pela Divisão de Artes Plásticas da Universidade Estadual de Londrina (UEL). A mostra acontece de 11 de junho a 31 de julho de 2026 e para participar do evento, o artista recebeu apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE).

    Natural de Porto Velho (RO), Gabriel integra a exposição com os trabalhos Aguar as Fés e Destino ao começo do fim, selecionados por edital nacional. As obras dialogam com temas recorrentes em sua produção, como memória, espiritualidade, identidade, território e ancestralidade.

    Em Aguar as Fés, ele investiga práticas de devoção e espiritualidade presentes no cotidiano brasileiro, aproximando fotografia documental e observação sensível dos modos de manifestação da fé popular. Já Destino ao começo do fim.  Já Destino ao começo do fim reúne colagens feitas a partir da apropriação de cartões-postais históricos da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, revisitando criticamente os apagamentos, violências e formas de exploração que marcaram sua construção.

    Continue a leitura » »


  • Roda de Choro na Igrejinha da UFSC sexta-feira, 12 de junho

    Nesta sexta-feira, 12 de junho às 18h a Igrejinha da UFSC recebe mais uma edição da Roda de Choro da UFSC. O evento é livre e gratuito com participação aberta, basta trazer um instrumento musical.

    A iniciativa reúne músicos de diferentes idades, aproximando discentes, docentes e a comunidade externa em um evento de partilha de experiências artísticas. A Roda de Choro fortalece laços entre a comunidade interna e externa da UFSC e entre diferentes gerações.

    O evento é uma realização do Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC).

    >> Serviço

    O quê: Roda de Choro UFSC
    Quando: 12/06/2026| sexta-feira | 18h
    Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, n. 117 – Trindade, Florianópolis – SC
    Quanto: Evento gratuito e aberto para toda comunidade – participação aberta, basta trazer um instrumento musical
    Informações: dac.ufsc.br | Instagram | dac@contato.ufsc.br


  • 18 anos do Cine Paredão

    O Cine Paredão comemora, nesta semana, 18 anos de atividades em Florianópolis. Ao longo desse período, o projeto realizou centenas de sessões gratuitas de cinema ao ar livre, transformando as noites da cidade em um lugar de encontro, descoberta e convivência, resistindo e democratizando o acesso à sétima arte.

    Realizadas no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), as exibições reúnem estudantes, servidores e moradores da cidade para assistir a filmes de diferentes gêneros, épocas e países. Mais do que exibir obras cinematográficas, o projeto busca ampliar o acesso à cultura e incentivar o debate e a reflexão por meio do cinema.
    Continue a leitura » »


  • Igrejinha Musical apresenta concerto “Microcosmos da Filarmônica”

    O Igrejinha Musical recebe o concerto Microcosmos da Filarmônica. A apresentação integra mais uma edição da Série de Música de Câmara da Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC) e será realizada na próxima quarta-feira, 3 de junho, às 19h, na Igrejinha da UFSC. A entrada é gratuita, com acesso liberado a partir das 18h30. A classificação indicativa é livre.

    O concerto busca aproximar o público da experiência intimista e expressiva da música de câmara, destacando diferentes formações instrumentais e a riqueza do repertório clássico.

    O programa da noite reúne duas importantes obras do repertório camerístico europeu: a “Suíte para Dois Violinos e Piano em Sol Menor, Op. 71”, de Moritz Moszkowski, e o “Quinteto para Cordas e Piano nº 2, Op. 81”, de Antonín Dvořák. O concerto contará ainda com a participação especial do pianista convidado Pablo Rossi.

    A realização é viabilizada por meio da Lei Rouanet, com patrocínio Diamante, Bradesco, Multilog, DR Aromas & Ingredientes, Sicoob, Softplan e Starian. O concerto conta ainda com apoio institucional do Departamento Artístico Cultural (DAC), Fábrica de Comunicação, WVN Brasil, Hurbana e OneWG.

    Continue a leitura » »


  • Sarau – Encontro Artístico e Cultural na UFSC

    O Núcleo de Integração Multicultural Popular Esportivo (NIMPE), vinculado ao Departamento de Cultura e Eventos (DECL) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC), promove na sexta-feira, 12 de junho, das 18h às 22h, mais uma edição do Sarau do NIMPE. O evento será realizado no Espaço Integração do NIMPE/DECL/SeCArtE, com acesso pelo estacionamento do Fórum da UFSC.

    Aberto à comunidade universitária e ao público em geral, o sarau é um encontro cultural em que pessoas se reúnem para compartilhar e apreciar diversas expressões artísticas. É um espaço de liberdade, convivência e troca de experiências, que pode envolver música, poesia, teatro, dança, pintura, bordado, canto e tantas outras formas de arte. 
    Continue a leitura » »


  • Projeto Autistar promove oficinas de teatro para adultos autistas em Florianópolis

    Atividade realizada no primeiro encontro do Projeto Autistar Foto: divulgação ND Produções

    Arte-educadores autistas graduados e pós-graduandos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) criaram um espaço de expressão artística para pessoas neuroatípicas, o Projeto Autistar: Oficina de Teatro para Adultos Autistas. A iniciativa realiza encontros mensais gratuitos em Florianópolis até setembro de 2026 e é voltada exclusivamente ao público autista nessa faixa etária.

    Iniciado em maio, o Autistar une teatro, acessibilidade, troca e construção de comunidade, promovendo atividades como jogos de improvisação, exercícios corporais e vocais, além de dinâmicas pensadas a partir das vivências neurodivergentes. As oficinas acontecem sempre no primeiro sábado do mês, das 14h às 17h, no centro cultural Casa Vermelha, no bairro Saco dos Limões, em Florianópolis. Cada encontro oferece 10 vagas, com inscrições abertas 15 dias antes de cada oficina por meio de formulário online. As próximas oficinas ocorrem nos dias 6 de junho, 4 de julho, 1º de agosto e 5 de setembro. É possível se inscrever para o encontro do dia 6 de junho neste link.
    Continue a leitura » »


  • Entrada gratuita nas fortalezas da UFSC neste domingo, 31 de maio

    O Departamento das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (DFISC), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC), promove, no próximo domingo dia 31 de maio, mais uma edição do Dia de Gratuidade nas fortalezas de São José da Ponta Grossa, Santa Cruz de Anhatomirim e Santo Antônio de Ratones

    Realizada no último domingo de cada mês, das 8h30 às 18h30, a iniciativa busca ampliar o acesso da comunidade e dos visitantes a esses patrimônios históricos.

    A visitação é livre para todas as idades. Não é permitida a entrada de animais, exceto no caso de cães-guia ou de suporte emocional, com documentação comprobatória. 
    Continue a leitura » »


  • 16º FITA: UFSC recebe espetáculos nacionais e internacionais, oficinas e rodas de conversa; a programação é gratuita

    Espetáculo ‘Kasperl e o Pão que o Diabo Amassou’. Foto: Divulgação Fita

    A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) será um dos principais palcos para o 16º FITA – Festival Internacional de Teatro de Animação, que acontece entre os dias 23 e 30 de maio em Florianópolis e outras cidades catarinenses. Com atividades no Teatro Carmen Fossari, Centro de Cultura e Eventos, Igrejinha da UFSC, Praça da Cidadania e espaços do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), a programação reúne espetáculos de diferentes regiões do Brasil, atrações internacionais, oficinas formativas e rodas de conversa abertas ao público.Tudo gratuito! O festival acontece também em São José, Tijucas, Canelinha, Joinville, Jaraguá do Sul, Curitibanos, Lages, Araranguá e Nova Veneza, fortalecendo a circulação cultural em Santa Catarina.

    Reconhecido como um dos principais festivais de teatro de animação do Sul do país, o FITA reafirma sua relação histórica com a universidade ao promover encontros entre artistas, estudantes, pesquisadores e comunidade. Nesta edição, a UFSC recebe montagens de Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso e Peru, além de atividades voltadas à formação artística e ao debate sobre o teatro de formas animadas. Os espetáculos são para diferentes faixas etárias e a classificação indicativa pode ser consultada no site do Festival: fitafloripa.com.br.
    Continue a leitura » »


  • Exposição Boi da Magia

    O Espaço Cultural do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, até 30 de julho, a exposição Boi da Magia, de Marcelo Calazans. A visitação é gratuita e ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30.

    Inspirado pelo cotidiano simples das comunidades litorâneas, Marcelo Calazans busca eternizar cenas e saberes tradicionais herdados dos primeiros povoadores açorianos, preservando elementos que fazem parte da história e da alma do povo. As praias, os costões, os barcos de pesca, a renda de bilro, as redes lançadas ao mar, a religiosidade popular e as manifestações culturais tradicionais surgem em suas telas como símbolos vivos de pertencimento e de memória.
    Continue a leitura » »