Pianista Pablo Rosssi apresenta homenagem a Beethoven

29/01/2021 09:15

O pianista catarinense Pablo Rossi apresenta uma emocionante homenagem aos 250 anos de nascimento de Beethoven. Pablo interpreta o primeiro movimento (I. Adagio Sostenuto) da Sonata no. 14 em dó sustenido menor, op. 27 no. 2 – “Sonata ao Luar”. O ano de 2020 marcou os 250 anos de nascimento de Ludwig van Beethoven (1770 – 1827), o aniversário do compositor alemão foi comemorado com diversas ações em todo o mundo.

Assista a apresentação:

Pablo Rossi – I. Adagio Sostenuto da “Sonata ao Luar” de Ludwig van Beethoven. Imagem: reprodução YouTube.

Beethoven era um iluminista que apoiava as ideias de Razão e Liberdade. O artista, em fidelidade aos ideais do Esclarecimento, rasurou a dedicatória da Eroica, retirando o nome de Napoleão, que se autocoroara imperador. Enquanto Hegel, por exemplo, considerava Napoleão um dos heróis do espírito do mundo, Beethoven o rejeitou como traidor do espírito iluminista.

Mas Beethoven não nos traz apenas a razão, traz também a emoção, sendo considerado por muitos como o que inicia o movimento romântico na música. O Romantismo na Alemanha do início do século XIX não é um movimento que abarca somente a música, mas é também um movimento literário e filosófico. Os filósofos e os escritores do Romantismo alemão, no movimento que ficou conhecido como Sturm und Drang, pretendiam conhecer o Absoluto através da emoção. Tratava-se de um renascimento da ideia de Substância de Espinosa, na busca de um Absoluto depois de Kant ter limitado as pretensões do conhecimento. Os românticos queriam banhar-se na Substância una através da paixão.

O vídeo faz parte do concerto “Uma ode à vida: concerto de Pablo Rossi em homenagem aos 60 anos da UFSC”, gravado sem a presença de público no Teatro Governador Pedro Ivo, o concerto foi apresentado em 19 de dezembro do 2020 no canal do YouTube da UFSC. O concerto é uma realização da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) e do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ).

Ficha técnica:

Ficha técnica: Pianista: Pablo Rossi