Cine Paredão apresenta Mostra Ana Carolina

10/03/2022 08:00

Para fechar o semestre, o projeto Cine Paredão da UFSC promove, ao longo do mês de março, a ‘Mostra Ana Carolina’. Todos os filmes serão exibidos on-line, e serão divulgados pelo Instagram e Facebook do projeto. Para assistir, basta acessar as pastas com os filmes compartilhadas neste link.

Ana Carolina é uma realizadora e ser ímpar. Ave rara de lindos voos, até quando penosos, é com certeza uma das senão a maior cineasta viva em nossa cinematografia. Fez escola com o Cinema Novo, mas sua expressão se aproxima bastante do Cinema Marginal dos anos 1970, utilizando muitas vezes do absurso para falar da realidade, principalmente a brasileira, numa crítica bem humorada e inteligente aos costumes da sociedade.

Mesmo seu trabalho sendo um dos grandes expoentes nos discursos feministas (por conta da “Trilogia Feminina”, assim denominada por ela), sempre foi alheia a esse debate, e ainda continua recusando todos os rótulos, dizendo sentir pavor a qualquer tipo de “gueto”, e incomodada com o “apanágio” de se ser mulher, cansada de não ser vista por ninguém como aquilo que simplesmente ela é: uma artista pensando seu espaço. Nessas resistências é que se baseia toda sua obra no cinema, a trincheira elegida por ela para a militância, em sua forma de refletir o mundo e o tempo.

No centro de seus filmes encontramos a discussão do poder, de diversas maneiras, visceralmente rompendo o real. Sem dúvida que há em seus filmes embutidas as pautas desse milênio, e que são resultado da luta social do século passado, mas o que talvez ainda falte a ambas partes seria vislumbrar que Ana Carolina está além e é lá o lugar que devemos alcançar e que seus filmes são apenas a plataforma. Pois mesmos juntos, no fim, cada pássaro voa sozinho. À arte, cabe dizer: boa viagem!

Confira a programação:

04 a 10/03 | Mar de Rosas (1977), de Ana Carolina
11 a 17/03 | Amélia (2000), de Ana Carolina
18 a 24/03 | Gregório de Mattos (2003), de Ana Carolina
25/03 a 03/04 | A Primeira Missa (2014), de Ana Carolina

O Cine Paredão tem o apoio da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) e do curso de cinema da UFSC.

Serviço:

O quê: Mostra Ana Carolina
Quando: de 04 de março até 03 de abril
Onde: filmes compartilhadas neste link
Informações: Instagram

Tags: Cine ParedãocinemaMostra Ana CarolinaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina