UFSC terá palestra sobre universidade pública e democracia com filósofo e reitor da UFBA

15/06/2022 08:00

O Ciclo de Debates Universidade e Urgência Democrática, que ocorrerá de junho a outubro na Universidade Federal de Santa Catarina recebe, na segunda-feira, 20 de junho, o reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), João Carlos Salles, que ministrará a conferência Universidade Pública e Democracia. O evento ocorre no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, às 19h. Também participam no evento o reitor da UFSC, prof. Ubaldo Balthazar e a vice-reitora eleita, profª. Joana Passos. A programação é apoiada pela Secretaria de Cultura e Arte da UFSC.

Salles é filósofo e professor titular da UFBA. Além disso, presidiu a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) entre julho de 2019 e julho de 2020.

Assista a palestra:

A realização do evento é do Grupo Práxis, de articulação nacional de instituições de ensino superior, formado por docentes, técnicos-administrativos e estudantes. A proposta é tratar de forma crítica, acadêmica e científica os múltiplos temas que estão em pauta na conjuntura atual brasileira, em especial aqueles relacionados à educação, à cultura e às instituições de ensino.

No momento, o grupo conta com participações de docentes, estudantes e técnicos-administrativos de cerca de 34 Universidades públicas e Institutos Federais de todas as regiões do país. Para dar início às atividades, todas essas instituições estão promovendo, ao longo do mês de junho, eventos coordenados sobre a temática geral Universidade e urgência democrática. As atividades têm previsão de se estenderem até o mês de outubro.

Na UFSC, que compõe o grupo com membros de diversas áreas do conhecimento, o Ciclo de Debates tratará de questões como o caráter público, autônomo e inclusivo da Universidade, a liberdade de cátedra, os cortes recentes e reiterados nos orçamentos das Universidades etc.

Serviço:

O quê: palestra “Universidade Pública e Democracia” com o prof. João Carlos Salles
Quando: 20/06 | segunda-feira | 19h
Onde: Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos da UFSC | YouTube DCEven UFSC
Quanto: gratuito para toda comunidade
Informações: Grupo PRÁXIS

Com informações: Agecom/UFSC

Tags: ciclo de debateGrupo PRÁXISUFSCUniversidade e Urgência DemocráticaUniversidade Federal de Santa CatarinaUniversidade Pública e Democracia