UFSC integra programa Abdias Nascimento para financiamento de pesquisa no exterior

07/05/2024 16:16

A partir deste ano, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) volta a destinar bolsas para mestrado e doutorado sanduíche como ação do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento. O projeto foi retomado em 2023, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Ministério da Educação (MEC). O objetivo é o incentivo à pesquisa acadêmica no exterior, em conjunto com instituições estrangeiras.

Segundo o edital da CAPES, o projeto é voltado para a  “formação e capacitação de estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas e estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades”. No total, o programa Abdias Nascimento é composto por 45 projetos, sendo dois deles da UFSC. Cada um dos projetos vai receber 56 bolsas para serem distribuídas ao longo de quatro anos, com investimento de até R$1.415.013,60 por ano, incluindo as mensalidades e outras despesas dos participantes.

O programa tem como prioridade temáticas que busquem “a promoção da igualdade racial, do combate ao racismo, do estudo e valorização das especificidades socioculturais e linguísticas dos povos indígenas, da acessibilidade e da inclusão, tecnologia assistiva e difusão do conhecimento da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena”. A seleção dos bolsistas é feita por meio de edital ao longo dos quatro anos de duração.

Projetos da UFSC

Dos projetos vinculados à UFSC, um deles é ligado à Cátedra Antonieta de Barros, sendo coordenado pela vice-reitora Joana Célia dos Passos. O projeto aprovado tem como objetivo “promover estudos comparados (Brasil-México) de conhecimentos multidisciplinares para identificar e analisar ações, estratégias e políticas públicas interculturais na sociedade mexicana e brasileira”. Os  participantes do projeto vão desenvolver a pesquisa na Universidade Nacional Autónoma do México (UNAM).

Segundo a vice-reitora Joana, a participação da UFSC no programa é relevante pois “promove a cooperação internacional na área de educação, ciência, tecnologia, inovação e políticas de promoção da igualdade racial, do combate ao racismo, do estudo e valorização das especificidades socioculturais e linguísticas dos povos indígenas”.

O segundo projeto é ligado ao Programa de Pós-Graduação em Literatura, com o tema “Mulheres nas literaturas e artes visuais: representações de indígenas e afro-brasileiros(as)”. O projeto é coordenado pela secretária de Educação à Distância, Susan de Oliveira, e vai ser desenvolvido na Universidade Nova de Lisboa. O edital está lançado, com inscrições abertas até o dia 15 de maio.

Foto: Senado Federal

Homenagem

Abdias do Nascimento (1914 – 2011) foi um artista, professor, político e ativista dos direitos humanos e civis das populações afrodescendentes. Para homenageá-lo, o MEC criou um programa voltado a ações afirmativas com seu nome em novembro de 2013. O edital foi publicado em 2014, com 32 propostas selecionadas para desenvolvimento em 2015.  O programa foi revogado em março de 2022 e agora, por ação conjunta da CAPES e do MEC, foi recriado.

Tags: DoutoradoMestradoPesquisa ExteriorPrograma Abdias NascimentoUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina