Terceiro dia do ‘Experimenta Diversidade’ traz literatura e teatro

22/11/2022 14:21

Nesta quarta-feira, 23 de novembro, o Experimenta Diversidade apresentará atrações artístico-culturais de literatura e montagens teatrais na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A 7ª edição do evento reúne, de 21 a 27 de novembro, espetáculos nas mais diversas formas de expressão, promovendo a produção em arte na universidade.

Aberto ao público e gratuito, o Experimenta é realizado pela Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE) com apoio do Departamento Artístico Cultural (DAC) e do Departamento de Cultura e Eventos (DCEVEN). A programação completa com classificação indicativa das atrações está disponível em secarte.ufsc.br/experimenta.

Atrações desta quarta-feira (23):

Livro de poesia: Sobre folhas e vento. Imagem: divulgação.

17h30 | Literatura – Lançamento do livro de poesia: Sobre folhas e vento
Onde: Livros & Livros | Centro de Cultura e Eventos
Autora: Flávia Quintanilha

Poderia a poeta definir seu próprio livro? Tivesse sido feita esta pergunta à queima roupa, quem sabe eu sem tempo para refletir respondesse “não”. Tenho por método responder sempre não em primeiro momento. Mas quem além de mim sabe os meandros destas linhas, onde enraízam meus poemas? Quem verá que há diferença entre passo e passo? Quem perceberá a aranha e seus eus? Quem ouvirá o vento na palavra Sateré-Mawé? Ah, um livro carrega tantos mistérios! Mas eu nunca os entregaria de borla. Entrar neste universo não é gratuito. E mesmo que escolha o raso terá beleza. Quem sabe? Mas é no fundo que terá poesia. Esta divindade que se origina do silêncio… é isto que busco a cada poema, o silêncio. Ora chego ao que a folha é, outra o que vejo da folha, ainda outra o que a folha vê de mim e, quem sabe, ela esteja na dança entre o vento e a folha.

A busca da poesia no silêncio como testemunho tento manifestar nos poemas que escrevo. Este é um lado desta história, de minha história e pontualmente desta obra. O outro lado é o olhar que repousa no cotidiano, nascente de toda poesia que é criação apenas e nunca o testemunho. Isto só virá no fim.

Neste lançamento entrego sobre folhas e vento, um caminho que se iniciou em 2019 – antes da pandemia – e ao atravessar cenas tão duras transformou os poemas em cura, em livro.

Espetáculo – Circulando. Foto: divulgação.

19h30 | Espetáculo – Circulando
Onde: Teatro Carmen Fossar

Direção: João Quinalha
Duração: 20 min
Classificação: livre

Senhoras e Senhores… Circulando: uma peça sem sair do lugar. Seria esta uma peça sobre esperança? Solidão? Chás da tarde ao som de músicas inesquecíveis no seu programa favorito de rádio? Ou quem sabe apenas uma expurgação aliviante do isolamento para aqueles que assistem de um futuro vacinado e presencial o que já se passou com todos nós? Circulando surgiu em 2020 com o objetivo de manter viva a experiência teatral num momento de distanciamento físico.

Espetáculo – Prêt-à-Porter – Fragmentos. Foto: divulgação.

20h | Espetáculo – Prêt-à-Porter – Fragmentos
Onde: Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos

Grupo: CIA Majele
Direção: Larissa Fagundes
Duração: 45 min
Classificação: 16 anos

Espetáculo dividido em dois fragmentos das apresentações de “Prêt-à-Porter”, adaptados para os palcos da Universidade Federal de Santa Catarina, com direção e atuação da CIA Majele, formada por quatro discentes do Curso de Artes Cênicas.

No primeiro fragmento temos “Velejando na Beirada”, dois amigos que se encontram num banco para conversar sobre um anseio, para alguns o pior dos medos e para outros um projeto de vida.

No segundo fragmento, “As Exiladas”, duas mulheres que se encontram em seu apartamento e compartilham não somente seus móveis, mas também suas personalidades definitivamente… únicas.

Serviço:

O quê: Experimenta Diversidade | 7ª edição