Seminário Museus e Resistência será realizado de forma on-line em outubro

02/10/2020 12:50

O III Seminário Museus e Resistência, idealizado pelo curso de Museologia e pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC (MArquE), será realizado inteiramente on-line, em diferentes plataformas, ao longo de outubro.

Pelo Instagram vídeos semanais de poucos minutos abordarão discussões importantes sobre museus, pandemia, mídias e saúde cultural. Em parceria com o Museológicas Podcast (disponível em diversas plataformas de áudio) serão lançados, nas terças-feiras de outubro, programas com convidados debatendo temas importantes para a nova configuração do campo dos museus, como Patrimônio Imaterial, Museus Comunitários, Novas Epistemologias Museológicas etc. Às quintas-feiras, sempre às 18h, haverá live no canal do YouTube Museologia UFSC.

Confira aqui o cronograma do III Seminário Museus e Resistência

O propósito do evento é trazer à tona novas experiências de museus e museologias que promovam o debate democrático e atuem como fontes de inspiração de atuais e futuros profissionais da área. Em decorrência da pandemia de Covid-19, e o fechamento físico de museus e universidades, junto ao surgimento de museus virtuais e novos debates no campo da Museologia, a organização do evento aponta que aparelhos culturais na virtualidade se mostraram importantes espaços de acolhimento, “mostrando que saúde cultural está diretamente ligada a saúde mental”.

O evento é apoiado pelos parceiros Museologia Kilombola, Museológicas Podcast, IEB-USP, SISEM-SP, Memorial da Inclusão, Museologia, Museu de Arqueologia e Etnologia, MArquE e UFSC.

Tags: MArquEmuseologiaMuseus e ResistênciaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina