#QuarentenaArte: faça um passeio virtual pelas fortalezas

27/03/2020 08:43

Você sabia que a Fortaleza de Santo Antônio de Ratones tinha, em seu projeto original, um sistema de aproveitamento de água da chuva? Você já viu a única parte ainda preservada do que restou da capela da Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim? Você sabe onde ficam as ruínas da Bateria São Caetano, que completava as defesas da Fortaleza de São José da Ponta Grossa? Não é preciso esperar o fim da quarentena em decorrência da Covid-19 para conhecer esses atrativos turísticos e históricos. Tudo está contado no passeio virtual pelas fortalezas da Ilha de Santa Catarina.
Veja a seguir, como acessar o tour.

Qual fortaleza você deseja visitar no passeio virtual?
1 – Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim

2 – Fortaleza de São José da Ponta Grossa

3 – Fortaleza de Santo Antônio de Ratones

Fotos antigas, mapas de época, plantas, ilustrações seculares e outros recursos estão disponíveis em uma sequência, como a de um passeio, em cada uma das três fortalezas do século XVIII. As fortificações guarneciam a Baía Norte, na Grande Florianópolis. Juntas, elas formavam o Triângulo Defensivo (veja a ilustração acima), assim chamado pela maneira como foram dispostas na entrada da baía. Essa estratégia, elaborada pelo brigadeiro José da Silva Paes para defender a Ilha de Santa Catarina a partir de 1739, fica mais fácil de visualizar e entender com o mapa indicativo também mostrado no passeio virtual.

• Conheça também o banco de dados Fortalezas.org, com informações sobre o patrimônio fortificado em todo o mundo.

As fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim, Santo Antônio de Ratones e São José da Ponta Grossa estão temporariamente fechadas à visitação pública como uma das medidas do plano de contingência da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para contenção do avanço do novo coronavírus. A base legal são as portarias n° 353/2020/GR, de 16 de março de 2020, e n° 355/2020/GR, de 24 de março de 2020.

Coordenadoria mantém atendimento por e-mail

Apesar de os monumentos históricos estarem fechados, a Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC) mantém o atendimento via e-mail (fortalezas@contato.ufsc.br). Porém, também estão suspensos o atendimento via telefone fixo e presencial na coordenadoria, no Campus Trindade, em Florianópolis. Para urgências, a coordenadoria dispõe de atendimento via telefone celular: (48) 99699.0656. Conforme estabelece a Portaria n° 353/2020/GR, os servidores estão trabalhando de casa.

#QuarentenaArte é uma ação da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte), em parceria com a TV UFSC, que oferece alternativas artísticas culturais que podem ser apreciadas a distância por meio de internet. A iniciativa também objetiva valorizar e difundir a arte e a cultura produzidas na UFSC.

Para outras informações sobre o coronavírus, clique aqui.

Tags: Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa CatarinaQuarentenaArteUFSC