Instituto de Estudos de Gênero exibe e debate documentário sobre dança tradicional moçambicana

02/09/2022 12:14

O Instituto de Estudos de Gênero da Universidade Federal de Santa Catarina (IEG) exibe, durante os dias 3 e 4 de setembro, o documentário Xigubu Dela, disponível durante esse período no canal do IEG no YouTube. Após a exibição, haverá um debate sobre o documentário no dia 5, às 13h, por transmissão ao vivo no YouTube. A atividade faz parte do projeto de extensão Artivismo Moçambique, veiculado à Comissão Pró Moçambique do IEG.

O filme Xigubu Dela conta como é retratada a dança tradicional moçambicana conhecida popularmente como “dança dos guerreiros”, que era dançada como forma de preparar os guerreiros militarmente e também festejar vitórias. Para romper e denunciar a realidade machista e opressora, um grupo de mulheres da Associação Sócio Cultural Horizonte Azul recriou a coreografia, historicamente dançada apenas por homens.

A atividade faz parte da Mostra Audiovisual, promovida pela Comissão de Artes e Cultura do 14° Congresso Mundos de Mulheres, que ocorre de 19 a 23 de setembro, na Universidade Eduardo Mondlane.

Palestrantes:

Alice Macarringue  – Ativista Moçambicana, integrante da Associação Sócio Cultural Horizonte Azul (ASCHA)

Karen Boswall – Cineasta, realizadora do filme Marilio Wane – Investigador do Instituto de Investigação Social Cultural (ARPAC).

Programação:

03/09/2022 – Exibição e Debate de Xigubu Dela