Experimenta Pandêmico: confira o terceiro dia atrações

30/11/2021 13:19

A Corda em Si. Foto: divulgação

O terceiro dia de apresentações da 6ª edição do “Experimenta Pandêmico” inicia às 12h30 desta quarta-feira, 01 de dezembro. O evento é on-line com transmissão das atrações pelo YouTube da SeCArte.

De 29 de novembro a 03 de dezembro o Experimenta reunirá no YouTube da SeCArte 37 ações culturais desenvolvidas na universidade e produções culturais reconhecidas nacionalmente. A arte expressa-se virtualmente por meio de produções audiovisuais, exposições virtuais, espetáculos teatrais, apresentações ao vivo, performances entre outras atrações. O Experimenta contou com a participação da comunidade acadêmica, recebendo inscrições de alunos, professores e técnicos-administrativos que enviaram propostas em áudio, imagem e vídeo.

Confira a programão desta quarta-feira: 12h30 | Live do Projeto 12:30 – A Corda em Si

Edição especial, o Projeto 12:30 recebe o duo musical A Corda em Si, com participação do percussionista Rodrigo Gudin Paiva, em live do show “As paredes têm ouvidos”. A apresentação faz parte da programação do Experimenta Pandêmico e será transmitida ao vivo no horário tradicional do projeto, às 12h30.

A atividade encerra o calendário de apresentações oferecidas pelo Projeto 12:30 em 2021. Reestruturado para funcionar virtualmente, o projeto tem realizado as “Lives 12:30” e os “Talk Shows 12:30” com frequência quinzenal, desde março de 2021, às quartas-feiras no horário que dá nome ao projeto.

17h30 | Bloco de ações variadas produzido por alunos e professores da UFSC:

Música – Coral da UFSC – Senhora Liberdade
AudiovisualEmily Queimada de Sol de Nicolly Wegner Domingos
Exposição virtual – O olhar artístico sobre as Fortalezas da Ilha de Santa Catarina | Do esboço à fotografia de Vanessa Casarin
Exposição virtual – O Instagram Imagem no(s) Tempo(s)
de Daniela Queiroz Campos

18h | E.V.A. de Alicia Lopes Prudencio

19h |Meu nome, posso te falar o meu nome? de Alinne Balduino Pires Fernandes

Meu nome, posso te falar o meu nome?” é uma peça teatral e radiofônica da dramaturga norte-irlandesa Christina Reid. A peça foi lançada primeiramente para rádio pela BBC Northern Ireland em 1987 e posteriormente adaptada para o palco por Reid e produzida pela Yew Theatre Company em 1989. Estruturada em dois monólogos que ocorrem paralelamente, a peça trata das memórias de Andrea, que está na prisão de Holloway, Inglaterra, e de seu avô Deca, que está num lar de idosos em Derry, Irlanda do Norte. Suas falas são marcadas por nostalgias, desilusões, tristezas e também muito amor.

20h | Debate Coletivo Afro-Floripa – 3º Alapalá em Rede – ao vivo

Alapalá, palavra que em iorubá se refere ao culto aos ancestrais, é a homenagem do Coletivo Afro-Floripa para reverenciar todo conhecimento ancestral vivenciado a partir das práticas culturais de matriz africana, através do Maracatu (Arrasta Ilha), Dança e Percussão Africana (Abayomi), Capoeira Angola (Angoleiro Sim Sinhô) e Capoeira Angola e Ritmos Populares (Ginga Erê), há mais de 20 anos em Florianópolis/ SC. Nesta pandemia na impossibilidade de realizar as vivências presenciais com mestres e mestras próprias do trabalho do coletivo, a ideia é fazer o Alapalá em Rede, fortalecendo e nutrindo de forma virtual o coletivo e promovendo o reconhecimento, visibilidade e valorização da cultura africana e afrobrasileira que nos ensina tanto a SER seres humanos melhores. O evento acontece por meio de lives com entrevistas com esses mestres e mestras da cultura africana e afro-brasileira.

[ Acesse aqui a programação completa ]

O “Experimenta Pandêmico” é realizado pela SeCArte, Departamento Artístico Cultural (DAC), Departamento de Cultura e Eventos (DCEVEN) com o apoio do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), Departamento de Artes (ART), cursos de graduação em Artes Cênicas, Cinema e do Programa de Educação Tutorial (PET Pedagogia). O evento objetiva, principalmente, mostrar o que é produzido em arte na universidade, ligado à pesquisa, ensino e extensão, proporcionando visibilidade das ações artísticas concebidas no meio acadêmico.

Serviço:

O quê: Experimenta Pandêmico | 6ª edição
Quando: de 29/11 a 03/12/2021
Onde: YouTube da SeCArte
Programação: Acesse aqui a programação
Redes sociais:
 instagram.com/secarte.ufsc | facebook.com/secarte.ufsc
E-mail: experimenta.secarte@contato.ufsc.br

Tags: ArteCulturaExperimenta PandêmicoUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina