Experimenta Pandêmico começa nesta segunda-feira com intensa programação artístico-cultural

24/11/2021 11:58

O Experimenta retorna ao cenário artístico e cultural da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Assim como na ultima edição o evento será totalmente virtual, apresentando na próxima semana espetáculos nas mais diversas formas de expressão artística. Em sua sexta edição o “Experimenta Pandêmico” objetiva, principalmente, mostrar o que é produzido em arte na universidade, ligado à pesquisa, ensino e extensão, proporcionando visibilidade das ações artísticas concebidas no meio acadêmico.

De 29 de novembro a 03 de dezembro o Experimenta reunirá no YouTube da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte) ações culturais desenvolvidas na universidade. A arte expressa-se virtualmente por meio de produções audiovisuais, exposições virtuais, espetáculos teatrais, apresentações ao vivo, performances entre outras atrações. O Experimenta contou com a participação da comunidade acadêmica, recebendo inscrições de alunos, professores e técnicos-administrativos que enviaram propostas em áudio, imagem e vídeo.

[ Acesse aqui a prévia da programação ]

Insônia – Titus Macbeth – Helena Ignez. Foto Cassandra Mello

Além da produção artística desenvolvida na UFSC, o Experimenta apresenta atrações convidadas. Na segunda-feira, 29 de novembro, às 19h, no canal do YouTube da SeCArte, será apresentado o espetáculo “Insônia – Titus Macbeth“. A montagem, assinada por André Guerreiro Lopes, Macbeth e Titus Andronicus, duas das mais intrigantes tragédias de Shakeaspeare se fundem no espetáculo, que proporciona, ao espectador em casa, uma experiência imersiva.

Na trama, Lady Macbeth, interpretada por Djin Sganzerla, nos conduz por uma história de ambição e assassinato, enquanto seguimos Titus, interpretado por Helena Ignez, em sua insana busca por vingança. As câmeras circulam livremente entre os atores em uma grande instalação, criando para o espectador a sensação de estar dentro do palco, junto dos personagens. A trilha sonora binaural completa a experiência, criando efeitos sonoros tridimensionais, sons e vozes que parecem vir de todas as direções.

Outro destaque é o grupo de Florianópolis Cena 11 que no dia 02 de dezembro, quinta-feira, retorna ao palco virtual do “Experimenta Pandêmico” com o espetáculo “Matéria escura”. A produção estava agendada para o mês de abril abril 2020 na cidade Frankfurt, mas devido a pandemia o Cena 11 teve que reinventar seu modo de trabalhar, e por consequência a própria peça coreográfica.

Cena 11 – Matéria Escura. Foto: Cristiano Prim

“Matéria escura” estreou dia 17 de setembro de 2021, como um espetáculo híbrido transmitido da sala de ensaios em Florianópolis, sem plateia presencial. Mas, no futuro, quando o grupo retornar às salas de teatro, o espetáculo manterá seu formato como foi concebido e sempre será transmitido em tempo real pela internet.

Para a Secretária de Cultura e Arte da UFSC, Prof.a Maria de Lourdes Alves Borges, “o Experimenta é um momento de mostrar o que a UFSC faz em termos de arte. Além disso, trazemos espetáculos de fora, que dialoguem com a nossa comunidade. A arte tem se afirmado cada vez mais como resistência”.

O “Experimenta Pandêmico” é realizado pela SeCArte, Departamento Artístico Cultural (DAC), Departamento de Cultura e Eventos (DCEVEN) com o apoio do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), Departamento de Artes (ART) e dos cursos de graduação em Artes Cênicas e Cinema da UFSC.

Serviço:

O quê: Experimenta Pandêmico | 6ª edição
Quando: de 29/11 a 03/12/2021
Onde: YouTube da SeCArte
Programação: Acesse aqui a prévia da programação
Redes sociais:
 instagram.com/secarte.ufsc | facebook.com/secarte.ufsc
E-mail: experimenta.secarte@contato.ufsc.br

Tags: ArteCulturaExperimenta PandêmicoUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina