Começa hoje o Bloomsday Floripa 2020

16/06/2020 10:42

Inicia hoje, 16 de junho, o Bloomsday Floripa 2020: Indoors with Molly Bloom. O evento celebra, anualmente, passagens do livro Ulisses, de James Joyce. A edição  deste ano será on-line e apresnta convidados de diversas partes do mundo que irão se expressar em diferentes línguas e propor diferentes ideias, seguindo o espírito da poética de Joyce. A programação completa está disponível em: bloomsdayfloripa2020.blogspot.com.

Entre diversas atrações destacam-se as apresentações de duas peças teatrais e a leitura polifônica de Ulisses, confira:

A peça é um trabalho do grupo teatral Ciclopatas, de Florianópolis, que se dedica a levar para o palco adaptações da obra do escritor irlandês, sem excluir montagens de outros textos da vanguarda do início do século XX, como de Gertrude Stein e do teatro futurista italiano.

No capítulo VIII de Finnegans Wake (1939), último romance do escritor irlandês James Joyce, duas lavadeiras/bruxas discutem, numa língua babélica, a vida íntima do casal protagonista do Wake: HCE e Anna Livia Plurabelle, que seriam respectivamente os “duplos” de James Joyce e de sua mulher Nora Barnacle.

O diálogo das lavadeiras, nesta peça, incorpora alguns temas das cartas trocadas pelo casal. Nas cartas, Nora é chamada pelo marido de “minha pequena Irlanda”.

Ficção e realidade dialogam na apresentação cênica de fragmentos de Finnegans Wake e das cartas que Joyce e Nora trocaram.

Ficha técnica:

Direção: Fabrício Bogas Gastaldi.
Tradução, adaptação do texto e produção: Dirce Waltrick do Amarante.
Assistência de direção, sonoplastia, fotografia e arte gráfica: Dayane Ros.
Atuação: Lílian Zoldan e Marina Bento.
Iluminação: João Vitor Batista.
Produção: Vitor Alevato do Amara

Originalmente pensada para o palco, diante da pandemia e da necessidade de isolamento social, a obra foi transformada em uma peça radiofônica, ideia da atriz Maíra Castilhos, que já havia atuado em outros trabalhos do gênero.

Com adaptação e concepção de Dirce Waltrick do Amarante, professora do Curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e direção de Fabrício Bogas Gastaldi, ex-aluno de Artes Cênicas da UFSC.

Ficha técnica:

Adaptação e concepção: Dirce Waltrick do Amarante
Tradução de excertos de Esperando Godot: Fábio de Souza Andrade
Direção: Fabrício Bogas Gastaldi
Atrizes: Cinderela: Lílian Zoldan | Branca de Neve: Maíra Castilhos
Sonoplastia: Bruno Shigeo
Grupo teatral: Ciclopatas

Lendo Ulisses, de James Joyce, na tradução Antônio Houaiss, Washington Dellacqua, Sandra Stroparo, Rodrigo Duarte, Otávio Guimarães Tavares, Paulo Henriques Brito, Myriam Ávila, Marina Veshagem, Luis Henrique Garcia, Lia Viegas, Leonardo Capeletti, Larissa Lagos, Iam Campigotto, Guilherme Gontijo Flores, Donny Correia, Dirce W. Amarante, Daiane Oliveira, Clelia Mello e Caetano Galindo.
Organização e produção: Clélia Mello e Dirce Waltrick do Amarante
Proposição e realização: Clélia Mello

Bloomsday

O Bloomsday é comemorado em 16 de junho, é o dia instituído na Irlanda para homenagear o personagem Leopold Bloom, protagonista de Ulisses, de James Joyce. Em todo o mundo, é o único dia dedicado ao personagem de um livro. Também é comemorado todos os anos em vários lugares e em várias línguas. Em comum entre os muitos dedicados entusiastas e simpatizantes envolvidos nestas comemorações há o esforço por relembrar os acontecimentos vividos pelos personagens de Ulisses pelas dezenove ruas da cidade de Dublin.

O Bloomsday Floripa 2020: Indoors with Molly Bloom tem o apoio da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte), Departamento Artrítico Cultural (DAC), Departamento de Artes (ART) e Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PGET).

Serviço:

O quê: Bloomsday Floripa 2020: Indoors with Molly Bloom