Evento online apresenta banco de dados mundial com mais de 2.500 fortificações

07/06/2021 08:46

Mais de 2.500 construções fazem parte do Banco de Dados Internacional sobre Fortificações (fortalezas.org), que terá uma apresentação online especial na próxima quinta-feira (10/06), das 15h às 18h, como parte da programação da 5° Semana Nacional de Arquivos. O público poderá participar gratuitamente do evento, acessando este link a partir das 15h. A apresentação estará a cargo do especialista em fortificações e criador do banco de dados, arquiteto Roberto Tonera, da Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC).

Durante o evento, o público terá oportunidade de conhecer mais sobre o Banco de Dados Internacional Fortalezas.org – ferramenta virtual multimídia e colaborativa de consulta e alimentação de conteúdos sobre fortalezas, fortes, castelos e demais construções fortificadas em todo o mundo. A plataforma digital, desenvolvida a partir de 1999, foi lançada na internet em 2008, e é mantida atualmente pela CFISC, setor vinculado à Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O acesso ao banco de dados para pesquisa é livre e gratuito, bastando acessar o website fortalezas.org. A ferramenta, em permanente atualização, traz hoje mais de 9.200 imagens, mais de 300 vídeos, mais de 3.700 bibliografias, além de notas biográficas de quase 1.000 personagens históricos, entre outros conteúdos, como ilustrações, mapas, documentos históricos e textos variados.

A alimentação das informações fica a cargo de uma equipe da própria CFISC, que conta com a ajuda de estagiários estudantes de História e de Arquitetura, além da colaboração de pesquisadores externos. Para saber mais como participar, contribuindo com dados relevantes sobre qualquer fortificação, acesse o manual disponível neste link.

No evento da próxima quinta-feira, além de conhecer as ferramentas de busca do banco de dados, o público poderá fazer perguntas ao especialista. O arquiteto Roberto Tonera trabalha há mais de 30 anos com o tema das fortificações pelo mundo. Atualmente, compõe a equipe da CFISC, que é o setor da UFSC responsável pela gestão da Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, da Fortaleza de Santo Antônio de Ratones e da Fortaleza de São José da Ponta Grossa.

Tonera foi o primeiro brasileiro a ingressar no Comitê Científico Internacional sobre Fortificações e Patrimônio Militar (Icofort), subcomitê do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos), que presta auxílio para assuntos de patrimônio fortificado à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Para outras informações, contate a CFISC via e-mail fortalezas@contato.ufsc.br.

5ª Semana Nacional de Arquivos

A apresentação do Banco de Dados Internacional sobre Fortificações (fortalezas.org) é uma das atividades da 5ª Semana Nacional de Arquivos, promovida pelo Arquivo Nacional. O evento vai de segunda (7/6) a sexta-feira (11/6), com o objetivo de aproximar a sociedade das instituições que fazem guarda de documentos. A 5ª Semana Nacional de Arquivos está inserida no calendário internacional de celebração do dia Internacional dos Arquivos (9/6) e na Semana Internacional de Arquivos. Para consultar a programação completa, acesse semanadearquivos.arquivonacional.gov.br.

Tags: CFISCCoordenadoria das Fortalezas da Ilha da Santa CatarinaFortalezas UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina