‘Territorio e Indivíduo’ é tema da primeira sessão do Cineclube do Núcleo de Educação Ambiental

04/09/2023 07:00

“Território e Indivíduo” é o tema de abertura da primeira sessão do Cineclube do Núcleo de Educação Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina (CiNEAmb/UFSC), serão exibidos dois documentários curta-metragem nacionais que contam recortes das vivências Potiguara e Laklãnõ. A sessão ocorrerá em 4 de setembro, as 19h, no Auditório do CCB.

Katu, A Tradicional Família Brasileira (2019): Em 2007 é produzido um ensaio fotográfico em reconhecimento aos povos originários Potiguaras, retratando doze adolescentes pertencentes ao Eleutério do Katu, RN. Doze anos depois, o fotógrafo volta ao Katu em busca desses protagonistas, hoje já adultos, para saber sobre suas trajetórias pessoais e suas visões de mundo.

Laklãnõ/Xokleng: Órfãos do Vale (2018): Um resgate da história da população indígena Laklãnõ/Xokleng no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, relacionando a chegada dos imigrantes europeus em seu território, na metade do século XIX, com as condições atuais. Uma narrativa dividida em três momentos, baseada nos depoimentos dos indígenas que ali vivem ainda hoje.

O CiNEAmb realiza sessões gratuitas e abertas a todos os públicos, que ocorrem toda primeira segunda do mês.

📅 Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.

>> Serviço

O quê: CiNEAmb | “Território e Indivíduo” – com os filmes Katu, A Tradicional Família Brasileira (2019) e Laklãnõ/Xokleng: Órfãos do Vale (2018)
Quando: 04/09/2023 | segunda-feira | 19h
Onde: Auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB)