Teatro Carmen Fossari será inaugurado nesta quinta-feira, 30 de junho

28/06/2022 11:18

Fachada do Teatro Carmen Fossari. Foto: Zeca Pires

A Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte) e o Departamento Artístico Cultural (DAC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), convidam a comunidade para participar da cerimônia de inauguração do Teatro Carmen Fossari. A solenidade será nesta quinta-feira, 30 de junho, às 16h no Departamento Artístico Cultural, na Rua Des. Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis.

No dia 27 de abril de 2021 o Conselho Universitário (CUn) da UFSC aprovou por unanimidade a proposta de dar o nome da atriz e diretora teatral Carmen Fossari ao Teatro da UFSC. A ideia foi encaminhada pela SeCArte. O Teatro foi palco de muitas produções e também foi sede do Grupo de Pesquisa Teatro Novo, fundado e dirigido por Carmen Fossari.

Para a secretaria de cultura e arte da UFSC, Maria de Lourdes Alves Borges, o Teatro Carmen Fossari é o reconhecimento mais que merecido a uma artista plena que dedicou sua vida a arte e a Universidade, que infelizmente nos deixou tão cedo.

Carmen Fossari

Carmen Fossari. Foto: divulgação

Nascida no ano de 1954, Fossari foi servidora da UFSC desde 1979, com extensa contribuição na pesquisa e extensão. Concluiu Mestrado em Literatura (1982) e Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento (2018). Em sua carreira na Universidade, foi diretora de Espetáculos do Departamento Artístico Cultural  da Secretaria de Cultura e Arte. Coordenou e foi professora da Oficina Permanente de Teatro da UFSC, fundou e dirigiu o Grupo de Pesquisa Teatro Novo.

Em seu currículo Lattes, Carmen destacou entre as informações relevantes que dirigiu mais de 70 espetáculos com obras de Jean Batiste Poquelin de Mollière, William Shakespeare, Bertolt Brecht, Federico Garcia Lorca, Guillaumme Apolinaire, Dias Gomes, August Strindberg, Eugene Ionesco, Luigi Pirandello, em diversos gêneros. Adaptou obras de escritores catarinenses para teatro: Flávio José Cardoso, Almiro Caldeira de Andrade, Franklin Cascaes, Argus Cirino, Raul Caldas Filho, Lindolfo Bell, Cruz e Sousa, Fábio Brugmann, com textos de sua autoria e também de outros dramaturgos catarinenses.

Os espetáculos dirigidos e produzidos por ela foram apresentados além de Santa Catarina em diversos estados brasileiros e em países como Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai, Colômbia, México, Porto Rico e Açores (Portugal).

Carmen faleceu aos 66 anos no dia 18 de abril 2021.

Características do Teatro

Com 108 lugares e equipamentos cênicos, o Teatro Carmen Fossari, ao lado da Igrejinha, é usado, preferencialmente, para atividades de teatro. Em fins da década de 1980 e meados da de 1990, o teatro recebeu algumas reformas estruturais, como a ampliação do palco, inclinação da platéia com rampas para acesso de deficientes e a troca da cobertura. Desde 2005, outras benfeitorias vêm sendo realizadas gradativamente no teatro, como a instalação de novas poltronas na platéia, pintura interna, troca de carpet e do piso dos camarins, que em 2008 receberam novas bancadas com espelhos. As cortinas foram trocadas e foram adquiridos novos refletores para o palco. A platéia do Teatro é climatizada com equipamentos de ar-condicionado split.

O conjunto da Igrejinha da UFSC, que abriga o Teatro, o auditório da Igrejinha e outros espaços administrativos e de oficinas, é formado por edifícios históricos que fazem parte da paisagem cultural do bairro da Trindade.

Serviço:

O quê: inauguração do Teatro Carmen Fossari
Quando: 30/06 | quinta-feira | 16h
Onde: Departamento Artístico Cultural (DAC) | Rua Des. Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis

Nota de Pesar: falece Carmen Fossari, servidora da Secretaria de Cultura e Arte

Conselho Universitário aprova dar nome de Carmen Fossari ao Teatro da UFSC

Redação: SeCArte com informações Agecom/UFSC e DAC/SeCArte

Tags: Carmen FossaridachomenagemTeatro Carmen FossariUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina