Nota de Pesar: falece Carmen Fossari, servidora da Secretaria de Cultura e Arte

18/04/2021 15:56

Carmen Fossari (Foto: Divulgação)

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) comunicam, com pesar, o falecimento da servidora técnico-administrativa, atriz, dramaturga e poetisa, Carmen Fossari. Carmen faleceu aos 66 anos, durante a madrugada, entre sábado, 17 de abril e domingo, 18 de abril.

Fossari foi servidora da UFSC desde 1979, com extensa contribuição na pesquisa e extensão. Concluiu Mestrado em Literatura (1982) e Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento (2018). Em sua carreira na Universidade, foi diretora de Espetáculos do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura e Arte. Coordenou e foi professora da Oficina Permanente de Teatro da UFSC, fundou e dirigiu o Grupo de Pesquisa Teatro Novo.

“Carmen Fossari foi vanguarda em tempos de retrocesso. Foi força, em tempos de resistência necessária. Foi alegria irradiante em tempos de decepção. Foi arte, contra a opressão. Foi sabedoria diante de tanta ignorância. Foi propulsora do teatro em contraponto à realidade inimaginável e devastadora. E hoje Carmen é luz em meio a tanta treva. A UFSC presta sua homenagem à sua servidora, ex-aluna e eterna inspiração. Que tenhamos a força necessária para superar sua partida”, escreveu o reitor Ubaldo Cesar Balthazar, em nome de toda a Administração Central da Universidade.

Carmen Fossari durante o lançamento do livro “Lua Palavra Nua”, em 2012. (Foto: Divulgação)

“Hoje a arte catarinense e o Teatro estão em luto. Perdemos a Grande Dama do Teatro, Carmen Fossari.  Na UFSC, Carmen Fossari dedicou sua vida ao DAC e foi uma grande parceira  na construção da SeCArte, nos brindando com lindos espetáculos: Ubu Rei, Hamlet, Galileu Galilei, Luz em Einstein.  Incansável,  estava preparando uma peça de Brecht, mesmo com as restrições da pandemia. Além de diretora de teatro, era uma grande poetisa. Acreditava que a Arte não era só um instrumento de deleite, mas de resistência e transformação social. Com seu olhar ao mesmo tempo crítico e sensível, nos encantava e nos dava forças para seguir em meio às adversidades. Que sua Arte conceda eternidade à sua existência entre nós”, manifestou-se a secretária de Cultura e Arte da UFSC, Maria de Lourdes Alves Borges.

(Foto: Divulgação/Facebook)

Em seu currículo Lattes, Carmen destacou entre as informações relevantes que dirigiu mais de 70 espetáculos com obras de Jean Batiste Poquelin de Mollière, William Shakespeare, Bertolt Brecht, Federico Garcia Lorca, Guillaumme Apolinaire, Dias Gomes, August Strindberg, Eugene Ionesco, Luigi Pirandello, em diversos gêneros. Adaptou obras de escritores catarinenses para teatro: Flávio José Cardoso, Almiro Caldeira de Andrade, Franklin Cascaes, Argus Cirino, Raul Caldas Filho, Lindolfo Bell, Cruz e Sousa, Fábio Brugmann, com textos de sua autoria e também de outros dramaturgos catarinenses.

Os espetáculos dirigidos e produzidos por ela foram apresentados além de Santa Catarina em diversos estados brasileiros e em países como Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai, Colômbia, México, Porto Rico e Açores (Portugal).

Sua importância no universo das artes cênicas foi reconhecida. Em 1993, seu nome foi incluído como verbete no Indicador Catarinense de Escritores, da Fundação Catarinense de Cultura. Sua dramaturgia foi abordada em uma tese de Doutorado na USP, de Jairo Cesar Maciel, intitulada: A nova Dramaturgia Catarinense (2010). Consta ainda do Catálogo de Dramaturgia Brasileira de Maria Helena Kuhnner e como verbete no Dicionário Crítico das Escritoras Brasileiras de Nelly Novaes Coelho.

Carmen Fossari recebe homenagem. Foto: Assessoria de Imprensa do Governo de SC.

Desde 1977, recebeu ao menos 15 prêmios. Em 2011 foi empossada na Academia Catarinense de Letras e Artes (ACLA). Em 2018, foi uma das agraciadas com a Medalha Cruz e Sousa – maior honraria da área cultural em Santa Catarina. Naquele ano, recebeu também o prêmio Isnard Azevedo, da Fundação Franklin Cascaes.

Na área da produção bibliográfica, destacam-se os livros “Lua palavra Nua” (2012) e “Heresia” (2011), pela editora Delicatta, além de contribuir na organização e edição de outros livros. É autora de dezenas de capítulos de livros, artigos publicados em periódicos e textos publicados em jornais e revistas. Veja também o currículo da artista por ela mesma.

A comunidade universitária, enlutada e consternada pela perda recente, solidariza-se com toda a classe artística, os muitos amigos e familiares de nossa querida Carmen.