Aluno de Museologia da UFSC participa de exposição nacional

10/06/2026 08:48

Gabriel Bicho – Foto: Demi Brasil

O estudante da sexta fase de Museologia da UFSC, artista multimídia e curador Gabriel Bicho, foi selecionado para a exposição Arte Londrina 09, realizada pela Divisão de Artes Plásticas da Universidade Estadual de Londrina (UEL). A mostra acontece de 11 de junho a 31 de julho de 2026 e para participar do evento, o artista recebeu apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE).

Natural de Porto Velho (RO), Gabriel integra a exposição com os trabalhos Aguar as Fés e Destino ao começo do fim, selecionados por edital nacional. As obras dialogam com temas recorrentes em sua produção, como memória, espiritualidade, identidade, território e ancestralidade.

Em Aguar as Fés, ele investiga práticas de devoção e espiritualidade presentes no cotidiano brasileiro, aproximando fotografia documental e observação sensível dos modos de manifestação da fé popular. Já Destino ao começo do fim.  Já Destino ao começo do fim reúne colagens feitas a partir da apropriação de cartões-postais históricos da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, revisitando criticamente os apagamentos, violências e formas de exploração que marcaram sua construção.

(mais…)

Tags: ArteArte LondrinaCulturamuseologiaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina