Sessão Experimental de Biodanza ‘A poética do encontro humano’

29/08/2022 13:11

Imagem: divulgação.

Como parte da programação para recepção e acolhimento aos estudantes de graduação do semestre 2022.2, a Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica (Prograd), por meio do Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes de Graduação (Piape) em parceria com a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) realizam a Sessão Experimental de Biodanza ‘A poética do encontro humano’. A atividade será nesta terça-feira, 30 de agosto, das 18h às 20h na sala Aroeira do Centro de Cultura e Eventos da UFSC. As inscrições estão disponíveis no formulário eletrônico, acesse aqui.

Para a realização da prática é recomendado o uso de roupas confortáveis. Serão seguidas as recomendações sanitárias vigentes na UFSC. A sala terá lotação máxima de 40 pessoas.

Confira a programação da recepção e acolhimento aos estudantes de graduação do semestre 2022.2, acesse aqui.

O que é Biodanza?

É um sistema de integração afetiva, renovação orgânica e de reaprendizagem das funções originárias de vida, baseada em vivências induzidas pela dança, pelo canto e por situações de encontro em grupo.

Integração Afetiva trata de restabelecer a unidade perdida entre ser humano e natureza. O núcleo integrador é a afetividade que influencia sobre os centros reguladores límbico-hipotalâmicos, os quais, por sua vez, influem sobre os instintos, vivências e emoções.

Renovação Orgânica é a ação sobre a autorregulação orgânica e é induzida principalmente através de situações especiais de transe que ativam processos de reparação celular e de regulação global das funções biológicas, diminuindo os fatores de desorganização e estresse.

Reaprendizagem das Funções Originárias de Vida diz respeito a reaprender a viver a partir dos instintos, os quais têm por objetivo conservar a vida e permitir a sua evolução.

Nesta evolução incluem as nossas capacidades natas. Os instintos podem fazer despertar a nossa criatividade, a nossa capacidade amar e de se vincular consigo mesmo, com o outro e com a natureza.

Podem fazer desenvolver nossos potenciais genéticos ligados à vitalidade, à capacidade de viver, de criar espaços saudáveis e felizes em nossas vidas. Conectam-nos com a disposição para a ação.

Cada aula é formada por uma sequência de exercícios e músicas, com o objetivo de elevar o nível de saúde, desenvolver a comunicação e estimular a criatividade.

O objetivo da Biodanza não é apenas o de promover o bem estar físico, mas também a coragem para que se possa assumir o compromisso autêntico na construção da sua felicidade.

Histórico da Biodanza

Inicialmente, a Biodanza foi empregada num experimento onde uma equipe de especialistas da área médica e da psicologia se juntaram na tentativa de humanizar o tratamento psiquiátrico no Hospital da Universidade Católica de Santiago do Chile.

Seu criador, Rolando Toro – psicólogo e antropólogo – iniciou o experimento partindo da intuição de que determinadas músicas promoveriam determinadas reações nos pacientes.

Desta forma Rolando observou que algumas músicas facilitavam estados de transe – aumentando as alucinações e os delírios dos pacientes, o que piorava quando faziam certos movimentos.

A partir daí, passou Rolando Toro à seleção de uma série de músicas e danças que fortalecessem o sentimento da própria identidade, resultando em manifestação pelos doentes de melhor discernimento da realidade, diminuindo as alucinações e aumentando a comunicação entre eles.

Observou ainda que dependendo do tipo de dança (exercício) proposta, resultava um forte sentimento de identidade (consciência de si mesmo) ou de regressão (percepção difusa de si mesmo). Posteriormente observou que pessoas não psicóticas, mas estressadas que sofriam de doenças psicossomáticas, melhoravam sensivelmente quando faziam exercícios que induziam à regressão.

Rolando foi mais além, e enquanto antropólogo inseriu as danças de celebração e dos rituais de vários povos e tradições culturais do mundo neste então sistema chamado Biodanza. Verificou aí que estas danças e rituais apresentam não somente um significado psicológico e existencial, mas também promovem o estado alterado e ampliado da consciência do indivíduo.

Estava então delineado um modelo operatório a partir da música, do movimento, da emoção e estados de consciência, de um lado a consciência de si mesmo e do outro o estado de regressão.

Quanto aos movimentos, tratam-se de exercícios trazidos de outras técnicas corporais e adaptados à Biodanza assim como exercícios criados para fins específicos na Biodanza.

As músicas usadas em Biodanza seguem um critério semântico de escolha e classificação. Cada música é testada quanto aos seus efeitos no organismo e na psique do indivíduo. Não se trata tão somente de colocar músicas agradáveis ou bonitas, realizar os movimentos e as danças e sair relaxado. Trata-se de uma metodologia coerente que tem como base a ciência da vida.

Dançar, desde o olhar da Biodanza é estabelecer uma forma de conexão e de manifestação pulsante do universo em nossa própria existência a partir das vivências expressas nas emoções e nos sentimentos de alegria, criatividade, prazer, êxtase, transcendência e da experiência suprema de estar vivo!

Benefícios

Alguns dos benefícios percebidos por praticantes de Biodanza no mundo inteiro são:

  • aumento da autoestima, da energia vital e disposição para ação;
  • melhora da qualidade do sono e das funções orgânicas;
  • restauração e fortalecimento dos vínculos afetivos;
  • enriquecimento da criatividade;
  • desenvolvimento de assertividade e maior capacidade de comunicação;
  • estimulação do processo de crescimento pessoal.

Programa básico de Iniciação

  • Integração motora, ritmo motora e integração afetivo motora
  • danças em roda
  • jogos lúdicos e de vitalidade
  • conexão com o ritmo
  • danças de fluidez
  • extensão e elasticidade
  • sinergismo corporal
  • danças criativas

Serviço:

O quê: Sessão Experimental de Biodanza
Quando: 30/08 | terça-feira | 18h
Onde: Centro de Cultura e Eventos da UFSC | sala Aroeira – acesso pela escadaria ao lado da livraria Livros e Livros
Quanto: atividade gratuita
Inscrições: disponíveis no formulário eletrônico, acesse aqui.
Informações: Jonathas Gomes de Medeiros | jonathas.medeiros@ufsc.br

Tags: acolhimentobiodanzaPró-Reitoria de Graduação e Educação Básica (Prograd)recepçãoUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina