Série “A Cor de Nossa Tela” ganha novos episódios

03/11/2022 11:58

O projeto “A Cor da Nossa Tela”, exibido pela TV UFSC, retoma as atividades com uma mudança no enfoque. A ênfase dada, até então, para as trajetórias e nomes consagrados do cenário de arte de Santa Catarina se deslocam para um outro eixo do circuito, os espaços culturais. A equipe do programa esteve no Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, inaugurado em julho, no bairro Coqueiros, com o propósito de dar visibilidade à Coleção Collaço Paulo numa perspectiva socioeducativa.

No Instituto Collaço Paulo, num primeiro momento, foram captadas as imagens da exposição inaugural “Mais Humano: Arte no Brasil de 1850-1930” e as entrevistas com Marcelo Collaço Paulo, diretor-presidente do Instituto Collaço Paulo, Francine Goudel, curadora-chefe, e Ylmar Corrêa Neto, integrante do conselho consultivo, e coordenador do Clube de Colecionadores de Arte de Coqueiros (CCAC) que integra o plano educativo e será inaugurado no dia 1º de dezembro, às 19h30, com a fala “Um Clube de Colecionadores em Coqueiros”.

Com a direção do coordenador do Departamento Artístico Cultural da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Zeca Pires “A Cor da Nossa Tela” busca criar valiosos documentos sob o ponto de vista do arquivo e da história da arte de Santa Catarina. Nesta nova etapa os cerca de 60 episódios já realizados e disponibilizados garantem a amplitude numérica dos audiovisuais deste universo e possibilitam reflexões e a construção de sentidos em torno de espaços institucionais públicos e privados no campo da cultura, de conceitos curatoriais, do colecionismo, do mercado, oferecendo aprendizagem e diálogo sobre temas estruturantes no sistema de arte.

Assista a série “A Cor da Nossa Tela” no YouTube.

Equipe técnica

Zeca Pires – diretor
Paulo Marcos de Assis – câmera
Alexandre Brandalise – produtor musical