“Semana da Dança da UFSC” é contemplada no Edital Elisabete Anderle

15/09/2017 10:30

Foto: Márcio Henrique Martins – ASCOM FCC

No dia 12 de setembro, terça-feira, o Teatro Ademir Rosa no Centro Integrado de Cultura (CIC) em Florianópolis foi palco da noite de premiação do Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2017. Promovido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), o evento contou com a presença do governador Raimundo Colombo, autoridades, prefeitos e secretários municipais de cultura além de diversas atrações artísticas culturais.

Os destaques culturais da noite foram às apresentações da banda percussiva Cores de Aidê, da Cia Lápis de Seda, premiada em 2014 na categoria Dança que encenou uma performance carregada de simbologias e precisão coreográfica de seu corpo de bailarinos – formado em parte por portadores de deficiências motora e/ou intelectual.

Cia Lápis de Seda – Foto: Rogéria Couto

O ator e dramaturgo Malcon Bauer, apresentou a esquete teatral “O Homem da Agrolândia”, ato humorístico autobiográfico carregado de ironias e acidez, e a Escola Teatro Bolshoi no Brasil, de Joinville encerrou a noite.

Além das apresentações, o evento contemplou a assinatura dos contratos dos premiados na edição do edital deste ano. Com destaque para o projeto “Semana da Dança na UFSC” que teve sua primeira participação em editais externos.

Neste ano, o Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultural premiou 175 projetos, de um total recorde de inscritos (1.803), distribuindo R$ 5,6 milhões em sete categorias, como dança, letras, patrimônio cultural, teatro e circo, artes visuais e culturas populares, arte e cultura negra e indígena, dentre outras. Trata-se do principal e mais abrangente mecanismo de fomento à cultura de Santa Catarina.

Escola Teatro Bolshoi – Foto: Rogéria Couto

Semana de Dança na UFSC e FAPEU

A primeira edição do evento ocorreu em 2011, resultado de uma perecia da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte), com as professoras Débora Zamaroli do Curso de Graduação em Artes Cênicas e Vera Torres do Centro de Desportos (CDS) da UFSC, criando o “Dia da Dança na UFSC”. A proposta foi tão bem recebida que possibilitou a ampliação da programação para “Semana de Dança da UFSC”, consolidando-se como um evento pontual na agenda cultural da Universidade. Atualmente a Semana de Dança, esta em sua 4ª edição.

“O objetivo principal do projeto é promover a “Semana da Dança da UFSC” como um evento cultural, aberto e democrático de ampla participação popular, incentivando a prática da dança como expressão artística dentro e fora do campus universitário, além de possibilitar a apresentação dos trabalhos de dança produzidos por grupos ou bailarinos universitários e independentes, fomentando o surgimento de novas produções artísticas, bem como, incentivar o aparecimento de novos talentos” afirma Rogéria Couto, Coordenadora de Apoio a Projetos da SeCArte.

O apoio administrativo da FAPEU é muito importante para a melhoria e o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão, além de reduzir as barreiras burocráticas que permeiam a inserção de projetos em editais externos à Universidade. A FAPEU se orgulha de poder fazer parte de um projeto que visa o incentivo ao surgimento de novos talentos universitários, além de fortalecer a agenda cultural da cidade, tornando Florianópolis uma referência no cenário da dança, música e outras expressões culturais.