Segundo dia de Experimenta traz à UFSC performances, danças, orquestra e muito mais

29/10/2019 13:50

Nesta quarta-feira, 30 de outubro, o segundo dia do Experimenta: (n)a luta | Semana de Arte da UFSC  traz para os Campi da UFSC Trindade e Araranguá uma programação artística e cultural completa: exibições cinematográficas, performances musicais de banda e orquestra, oficinas e stand-up.

Confira a programação:

1h | Exibição produção cinematográfica dos estudantes da UFSC

Curadoria: Alfredo Manevy e Helvécio Júnior
Onde: TV UFSC | canal aberto 63.1 – canal 15 NET Florianópolis

Filme: A Fuga do Rato Azul
Direção: coletiva
Sinopse: experimenta com recursos cinematográficos como a montagem descontinuada e a trilha sonora de atmosférica,  trazendo numa estética retrowave, a desconfortável confusão surreal que as imagens fac símile de pesadelo provocam, especialmente nos espectadores claustrofóbicos.
Classificação: 18 anos – contém cenas de nudez parcial

Filme: Venus³
Direção: coletiva
Sinopse: A bela deusa de Michelangelo é punida pela sua vaidade exacerbada.
Classificação: 18 anos – contém cenas de nudez artística

Filme: Adomania
Direção: Ana Maria Furtado, Leonardo Gatti e Carol Morgan
Sinopse: Narrativa sobre depressão e isolamento através de alegorias visuais.
Classificação: livre

Filme: Ensaio de Parede
Direção: Lucas Thys e Arthur Haddad
Sinopse: Provoca reflexão sobre a aspereza do mundo criativo e dialógico, através de imagens ásperas, chapiscadas, engessadas.
Classificação: livre

Filme: Estricnina
Direção: Helvécio Furtado Junior, Italo Zaccaron e Lucas Tirelli
Sinopse: Narrativa expressionista sobre traição e assassinato entre amigos.
Classificação: 14 anos

10h | Performance da oficina Memória e Trauma Presente – Erro Grupo
Onde: Sala Goiabeira | Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo

Uma série de ações do Erro Grupo que tem como mote o reenactment (que podemos traduzir mais adequadamente como reatuação) do movimento das Diretas Já de 1984. Um mesmo acontecimento em outro tempo/espaço, uma reconstrução, re-encenação, recriação de uma determinada situação. Aqui não se trata de mimetizar um ato histórico, mas sim reencená-lo, reatuá-lo, reatualizá-lo, (re)ritualizá-lo. Fazer a versão presente sobre um evento do passado, ou gritar como no passado contra o golpe do presente.

Duração: 2h

10h | Política Audiovisual em Perspectiva com o professor Alfredo Manevy e o convidado Manoel Rangel, ex-presidente da ANCINE.
Onde: Teatro da UFSC | Departamento Artístico Cultural – DAC

11h | Roda de Capoeira Angola – Ginga Erê – C.M. Téo
Onde: Varandão | Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo

O Grupo Giga Erê, coordenado pelo CM Téo Barros, é um grupo de Capoeira Angola, que igualmente faz o vínculo musical com outras manifestações afro brasileiras. Uma oportunidade para se conectar com os movimentos culturais que acontecem dentro da universidade, que procuram o manter vivo as conexões musicais e corporais da cultura brasileira.

12h30 | Projeto 12:30 – Grupo instrumental Brass Groove Brasil
Onde: Praça da Cidadania – UFSC

Apresentação de grupo instrumental, tendo como foco principal a música brasileira e os instrumentos de sopro (mais conhecidos como “metais” – daí, a origem do nome “brass”).

Coordenador: Marco Valente
Duração:
 1h
Classificação: livre

12h30 | Performance “Medusa enredada: como lembrar? … Mas… como esquecer?” – Camila Durães
Onde: Hall | Centro de Ciências Agrárias – CCA

Em “Medusa enredada: como lembrar? … Mas… como esquecer?”, labor em processo, improvisação-gambiarra, feminista, sobre violências de gênero, Camila Durães, violoncelista em (re)construção, busca rascunhar rastros e percursos de vida, afetos e memória guiados por um (re)encontro com Medusa (a górgona da Antiguidade Grega).

Direção: Camila Durães
Duração: 40min.
Classificação: 16 anos

14h | Oficina de Microcomunicação Corporal
Ministrante: Persea Cia Teatral
Onde: Sala 208 | Artes Cênicas (Bloco D) – CCE

Uma oficina de sensibilização psico-corporal, para entendimento de esferas comunicativas mais sutis, às quais não acessamos com frequência. Inscrições por ordem de chegada.

Vagas: 20
Duração: 3h
Classificação: 14 anos

15h | Mostra de Dança Afro – Projeto Pé no Morro
Onde: Espaço Cultural Gênero e Diversidade

O Projeto Pé no Morro nasceu da vontade do Coletivo Abayomi de possibilitar a vivência de práticas da cultura manden e afro-brasileira a crianças e adolescentes de comunidades periféricas de Florianópolis, transpor os muros sociais levando a cultura e a arte já que é direitos de todos. A Casa São José, localizada no Morro da Serrinha, abriu as portas e aproximadamente 16 crianças de 07 a 12 anos participaram de oficinas de dança e percussão ministrada por integrantes do Coletivo Abayomi desde maio deste ano. Ao longo desses meses foram trabalhados elementos da cultura local bem como da cultura do oeste africano, o que resultou nesta apresentação criada coletivamente pelo grupo e pelas crianças

15h30 | Apresentação de Dança – Coletivo Abayomi Dança Afro
Onde: Espaço Cultural Gênero e Diversidade

Abayomi é um grupo aberto de pesquisa em danças e músicas de matrizes africanas dentro da Universidade Federal de Santa Catarina. Surgiu da proposta de um músico (Erik) e uma dançarina (Simone) que há anos (desde 1998) vem desenvolvendo e se envolvendo com estas práticas e corporeidades. O grupo se reúne semanalmente nas aulas de dança e música, prezando pelo trabalho integrado entre ambas linguagens, pela vivacidade e soltura dos corpos e reverência a cultura africana ou afro descendente.

16h | Talento do Campus
Onde: Campus Araranguá

O Campus Araranguá da UFSC possibilita aos seus alunos, docentes, técnicos e comunidade externa um mundo de possibilidades, graças a sua pluralidade de pessoas vindas de todos os lugares da região e do país. Os talentos do Campus estão espalhados por nossas duas unidades no Jardim das Avenidas e no Mato Alto. Nada melhor do que um Palco Aberto com apresentações ao ar livre para poder curtir tudo que a nossa comunidade universitária pode apresentar em termos de cultura e arte. O palco será montado no estacionamento da unidade Jardim das Avenidas com apresentações a partir das 16 horas do dia 30 de outubro. Vem curtir com a gente.

Black Mel e Seus Reféns é uma banda de Araranguá que traz um repertório diferenciado. Originariamente formada pelos futuros (ou não) engenheiros Beto Arruda, Gabriel Santiago e Heitor Marçal, o grupo ensaiava músicas de outros artistas. Nesse tempo, o projeto ainda não tinha nome. Com a chegada do futuro (ou não) advogado Raíle Malgarize, a banda passa a ensaiar canções autorais que transitam entre funkrock, rockpop, soul, entre outros estilos. Desde o primeiro semestre, o grupo vem promovendo alguns ensaios abertos, e pretende lançar suas primeiras gravações até o começo de 2020.

O Campus Araranguá ainda conta com um Projeto de Extensão chamado “Grupo Staccato”, que tem como objetivo estimular os participantes a expressar suas emoções através da música, que é capaz de estimular a aprendizagem, relaxamento, bem-estar e prazer, impactando positivamente a qualidade de vida dos indivíduos. A voz é uma das expressões mais encantadoras do homem. Através dela, é possível exercer a comunicação, expressar sentimentos e constituir uma música.

16h | 10 anos de Madrigal e Orquestra de Câmara da UFSC
Onde: Palco Aberto | Praça da Cidadania – UFSC

Orquestra de Câmara e Madrigal da UFSC desenvolvendo potenciais artístico-musicais. Desde 2009 promovendo e difundindo a música vocal e instrumental na cultura local.

Regência e coordenação: Miriam Moritz
Duração: 60min.
Classificação: livre

17h | Performance “Labuta.Forjar.Tocar: ato de fé” – Camila Durães
Onde: Auditório | Centro de Ciências Agrárias – CCA

Na performance sonora e cênica “labuta. forjar. tocar: ato de fé” uma artista de f(r)icção ensaia passos, costuras e escavações de repertórios de vida e de arte sobre o acesso e os direitos de mulheres a aprender, criar, agir… sua vontade de saber… a partir de criações musicais e literárias de mulheres. Após a performance haverá roda de conversas.

Direção: Camila Durães
Duração: 40min.
Classificação: livre

18h30 | Oficina de Percussão Afro – Coletivo Abayomi
Onde: Espaço Aruanda | Centro de Convivência – UFSC

19h30 | Oficina de Dança Afro – Coletivo Abayomi
Onde: Espaço Aruanda | Centro de Convivência – UFSC

Abayomi é um grupo aberto de pesquisa em danças e músicas de matrizes africanas dentro da Universidade Federal de Santa Catarina. Surgiu da proposta de um músico (Erik) e uma dançarina (Simone) que há anos (desde 1998) vem desenvolvendo e se envolvendo com estas práticas e corporeidades. O grupo se reúne semanalmente nas aulas de dança e música, prezando pelo trabalho integrado entre ambas linguagens, pela vivacidade e soltura dos corpos e reverência a cultura africana ou afro descendente.

Duração: 2h30

19h | Peça Teatral: Self – Lótus Cia Cênica
Onde: Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo
Ingressos: disponíveis no local da apresentação uma hora antes do inicio do espetáculo.

Self é sobre mim, sobre você e sobretudo nós! O afeto e os conflitos do Ego na busca por algo que nunca chega! Pairamos sobre conflitos de corpos manipulados, do conformismo cotidiano que nos faz distantes do despertar. Self é uma proposta, um convite a refletir sobre o que nos controla.

Direção: Juliana Freitas
Duração: 50min.
Classificação: 14 anos

20h | Cine Paredão apresenta: Torre das Donzelas
Onde: Prédio Multimídia (prédio azul) | Centro de Comunicação e Expressão (CCE) – UFSC

Há desejos que nem a prisão e nem a tortura inibem: liberdade e justiça. Há razões que nos mantêm íntegros mesmo em situações extremas de dor e humilhação: a amizade e a solidariedade. O filme traz relatos inéditos da ex-presidente Dilma Rousseff e de suas ex-companheiras de cela do Presídio Tiradentes em São Paulo. Torre das Donzelas é um exercício coletivo de memória feito por mulheres que acreditam que resistir ainda é o único modo de se manter livre.

Direção: Susanna Lira
Duração: 97min.

20h30 | Stand Up Comedy “Livro Aberto”
Onde: Teatro da UFSC | Departamento Artístico Cultural – DAC

O intuito desse show é tentar provar que Stand Up Comedy também é uma forma de expressão.  Luã Lima vai contar de divertida e cômica, praticamente tudo sobre sua vida, desde a infância até os dias de hoje: seus medos, receios, conquistas, vitórias, derrotas, etc.

Direção: Luã Lima
Duração: 60min.
Classificação: 16 anos

Experimenta

A 4ª edição do Experimenta: (n)a luta | Semana de Arte da UFSC começa  no dia 29 de outubro (terça-feira) e segue até o dia 03 de novembro (domingo). O evento traz mais de 40 ações culturais nas áreas de audiovisual, cinema, dança, debates, música, oficinas, performances e teatro, que vão proporcionar à comunidade uma semana de espetáculos nas mais diversas formas de expressão artística.

Toda a programação da 4ª edição do Experimenta, com as datas, horários e classificação indicativa das atrações, está disponível no site oficial do evento: secarte.ufsc.br/experimenta.

O Experimenta, aberto ao público e gratuito, é realizado pela Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte) com o apoio do Departamento de Cultura e Eventos (DCEVEN), Departamento Artístico Cultural (DAC), Centro de Comunicação e Expressão (CCE), Departamento de Arte (ART/CCE), Curso de Graduação em Artes Cênicas, Curso em Graduação em Cinema, Centro Acadêmico do Curso em Graduação em Cinema, Laboratório em Estudos de Cinema (LEC) e TV UFSC.

Serviço:

O quê: Exibição produção cinematográfica dos estudantes da UFSC
Quando: 29 de outubro | 1h
Onde: TV UFSC | canal aberto 63.1 – canal 15 NET Florianópolis

O quê: Performance da oficina Memória e Trauma Presente – Erro Grupo
Quando: 30 de outubro | 10h
Onde: Sala Goiabeira | Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo
Duração: 2h.
Classificação: livre

O quê: Política Audiovisual em Perspectiva com o professor Alfredo Manevy e o convidado Manoel Rangel, ex-presidente da ANCINE.
Quando: 30 de outubro | 10h
Onde: Teatro da UFSC | Departamento Artístico Cultural – DAC
Classificação: livre

O quê: Roda de Capoeira Angola – Ginga Erê – C.M. Téo
Quando: 30 de outubro | 11h
Onde: Varandão | Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo
Classificação: livre

O quê: Projeto 12:30 – Grupo instrumental Brass Groove Brasil
Quando: 30 de outubro | 12h30
Onde: Praça da Cidadania – UFSC
Duração: 1h
Classificação: livre

O quê: Performance “Medusa enredada: como lembrar? … Mas… como esquecer?” – Camila Durães
Quando: 30 de outubro | 12h30
Onde: Hall | Centro de Ciências Agrárias – CCA
Duração: 40min
Classificação: 16 anos

O quê: Performance “Medusa enredada: como lembrar? … Mas… como esquecer?” – Camila Durães
Quando: 30 de outubro | 12h30
Onde: Hall | Centro de Ciências Agrárias – CCA
Duração: 40min
Classificação: 16 anos

O quê: Oficina de Microcomunicação Corporal
Quando: 30 de outubro | 14h
Onde: Sala 208 | Artes Cênicas (Bloco D) – CCE
Vagas: 20
Duração: 3h
Classificação: 14 anos
Ministrante: Persea Cia Teatral

O quê: Mostra de Dança Afro – Projeto Pé no Morro
Quando: 30 de outubro | 15h
Onde: Espaço Cultural Gênero e Diversidade

O quê: Apresentação de Dança – Coletivo Abayomi Dança Afro
Quando: 30 de outubro | 15h30
Onde: Espaço Cultural Gênero e Diversidade

O quê: Talento do Campus
Quando: 
30 de outubro 
Onde:  
Campus Araranguá
Apresentações musicais: Black Mel e Seus Reféns | Grupo Staccato

O quê: 10 anos de Madrigal e Orquestra de Câmara da UFSC
Quando: 30 de outubro | 16h
Onde: Palco Aberto | Praça da Cidadania – UFSC
Regência e coordenação: Miriam Moritz
Duração: 60min.
Classificação: livre

O quê: Performance “Labuta.Forjar.Tocar: ato de fé” Camila Durães
Quando: 30 de outubro | 17h
Onde: Auditório | Centro de Ciências Agrárias – CCA
Ingressos: disponíveis no local da apresentação uma hora antes do inicio do espetáculo.
Duração: 40min.
Classificação: livre

O quê: Oficina de Percussão Afro – Coletivo Abayomi
Quando: 30 de outubro | 18h30
Onde: Espaço Aruanda | Centro de Convivência – UFSC

O quê: Oficina de Dança Afro – Coletivo Abayomi
Quando: 30 de outubro | 19h30
Onde: Espaço Aruanda | Centro de Convivência – UFSC

O quê: Peça Teatral: Self – Lótus Cia Cênica
Quando: 30 de outubro | 19h
Onde: Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo
Ingressos: disponíveis no local da apresentação uma hora antes do inicio do espetáculo.
Direção: Juliana Freitas
Duração: 50min.
Classificação: 14 anos

O quê:  Cine Paredão apresenta: Torre das Donzelas
Quando: 30 de outubro | 20h
Onde: Prédio Multimídia (prédio azul) | Centro de Comunicação e Expressão (CCE) – UFSC
Direção: Susanna Lira
Duração: 97min.

O quê:   Stand Up Comedy “Livro Aberto”
Quando: 30 de outubro | 20h30
Onde: Teatro da UFSC | Departamento Artístico Cultural – DAC
Direção: Luã Lima
Duração: 60min.
Classificação: 16 anos

O quê: Experimenta: (n)a luta | Semana de Arte da UFSC
Quando: de 29 de outubro até 03 de novembro de 2019
Onde: UFSC Campus Trindade e Campus Araranguá
Informações: secarte.ufsc.br/experimenta | experimenta.secarte@contato.ufsc.br | (48) 3721-2376
Evento no Facebook: Experimenta: (n)a luta | Semana de Arte da UFSC