Roda de conversa sobre o projeto cênico ‘A Mesa’ acontece na UFSC em Florianópolis

07/06/2023 06:00

A formação e a montagem cênica do projeto A Mesa serão tema de uma roda de conversa na próxima quarta-feira, 7 de junho, das 19h30 às 21h, no Bloco A, sala 211, do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), do Campus de Florianópolis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento é aberto à comunidade e a entrada é gratuita.

Com mediação da professora Bárbara Biscaro, as pesquisadoras Diana Gilardenghi, Lucila Vilela, Vera Torres e a produtora Crica Gadotti falam sobre o desafio de colocar em cena 13 pessoas num programa de curta duração. Em quatro meses, as oficinas de dança contemporânea, a pesquisa teórica, a criação de máscaras e a montagem se configuraram a partir da referência de A Mesa Verde (1932), obra clássica do coreógrafo alemão Kurt Jooss.

O resultado sensibiliza a plateia, que lotou as quatro apresentações no último mês, no Teatro Sesc Prainha, em Florianópolis. Ao associar dança, história e política, a montagem ressoa em pontos emocionais de cada espectador que também estabelece relações com a atual complexa realidade brasileira.

Embora curta, a temporada ajudou a estruturar no palco as concepções coletivas que alcançam acertos no seu conjunto, na composição e direção musical de Diogo de Haro, no violino de Fernando Bresolin, na voz de Eduardo Bassani, no figurino de Esha e na iluminação de Hedra Rockenbach.

Na experiência das trajetórias individuais desses profissionais, cada um na sua singularidade, confere-se beleza ou estranhamentos nos movimentos dos artistas do corpo Ana Otero, Alyssa Tessari, Ariel Gabor, Denise Krieger, Eduardo Bassani, Fabiola Peron, Gelson Forte, Karina Collaço, Karol Alves, Lilian Yamaguchi, Mel Yan e Monica Siedler.

O trabalho mergulhou na história da dança para propor, a partir da memória e do tempo contemporâneo, reflexões sobre a sociedade, a arte, a política e a condição humana. Os 13 artistas em cena e as cinco condutoras articularam dança, história e política em um processo criativo coletivo. Com distintas experiências e formações, a equipe agregou artistas de diferentes disciplinas como dança, música, teatro, artes visuais e audiovisual.

Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.

>> Serviço

O quê: roda de conversa – formação e a montagem cênica do projeto A Mesa
Quando: 07/06/2023 | Quarta-feira | 19h30
Onde: sala 211 | Bloco A | Centro de Comunicação e Expressão (CCE)