#QuarentenaArteUFSC apresenta: Sarau Virtual Experimentextos

23/07/2020 10:07

Capa do álbum digital “Sarau Virtual”. Arte:: Jéssica Martins

O projeto de extensão “Experimentextos: Laboratório de Tradução e Performance” apresenta o álbum digital “Sarau Virtual”. O álbum é uma Coletânea de áudios do 1° Sarau Virtual do Curso “Tradução, Performance e Descolonização”, lançado on-line como alternativa ao isolamento social em época pandêmica (COVID-19). O álbum esta disponível para audição gratuitamente no endereço: experimentextos.bandcamp.com.

O trabalho é o resultado de uma das atividades propostas no curso de extensão Tradução, Performance e Descolonização, na qual foi realizado um sarau virtual para que os alunos pudessem mostrar suas criações. Nesse álbum encontram-se os textos e leituras escolhidos pelos participantes tornando uma coletânea crítica e sensível.

Experimentextos é um projeto de extensão que propõe um espaço de criação coletiva, aberto à comunidade universitária e externa, onde se explora a leitura como performance. A reflexão teórica sobre relações entre o texto escrito e a corporeidade, a leitura como performance. O texto fora do suporte livro. A vocalização e a expressão corporal como criadoras de um espaço de escuta e partilha. A leitura como tradicção, como modo de tradução da letra no corpo. A tradução como forma privilegiada de leitura crítica e como atividade criativa.

O projeto de extensão “Experimentextos: Laboratório de Tradução e Performance” é coordenado pela Profa. Dra. Eleonora Frenkel Barretto dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Letras Espanhol do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), com a assistência dos bolsistas: Vivianne Moureau da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), Luan Coelho da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte) e Jéssica Martins (Voluntária). A iniciativa recebe apoio da SeCArte por meio do Edital Bolsa Cultura. O edital fornece auxílio financeiro a estudantes de graduação incentivando a participação de alunos no processo de criação artístico-cultural e proporcionando o envolvimento dos estudantes.

A #QuarentenaArteUFSC é a ação colaborativa da SeCArte que oferece alternativas artísticas culturais que podem ser apreciadas a distância por meio de internet. A iniciativa objetiva valorizar e difundir a arte e a cultura produzidas na UFSC. Para participar basta enviar mensagem nas redes sociais da SeCArte: facebook.com/secarte.ufscinstagram.com/secarte.ufsc, ou publicar a atividade artística cultural nas mesmas redes sociais com a hashtag #QuarentenaArteUFSC. Também é possível participar pelo e-mail secarte@contato.ufsc.br.

Serviço:

O quê: Sarau Virtual –  Experimentextos Curso “Tradução, Performance e Descolonização
Onde: experimentextos.bandcamp.com
Redes sociais: instagram.com/experimentextos.ufsc  | facebook.com/xprmntxts
E-mail: experimentextos@gmail.com

Tags: álbum digitalArteCulturaExperimentextosQuarentenaArteUFSCSarau VirtualUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina