Evento Cultural “Quem faz cem anos ou +” começa na próxima segunda-feira

12/11/2012 16:57

evento

Durante uma semana inteira de novembro, a UniversidadeFederal de Santa Catarina (UFSC) será o palco do evento intitulado “Quem faz 100 anos ou +”, uma programação cultural aberta ao público em geral, que convida todos os interessados a conhecer a vida e a obra de personalidades que neste ano comemoram centenários de nascimento. Alguns dos destaques da programação são Jorge Amado, Nelson Rodrigues e Luiz Gonzaga, e não só eles, que se estivessem vivos completariam cem anos em 2012, mas também o romancista inglês Charles Dickens devido ao seu bicentenário, Rousseau que veio ao mundo há exatamente trezentos anos e o mais antigo desta turma, Frans Post, pintor nascido em 1612.  O evento promovido pela Secretaria de Cultura da UFSC (SeCult) ocorrerá de 19 a 24 de novembro e terá todas as suas atividades gratuitas.

Em sua primeira edição, “Quem faz 100 anos ou +” irá proporcionar ao público uma programação repleta de atividades, que terão início na parte da manhã e se estenderão até à noite. Durante o dia estão previstas palestras no auditório da Reitoria. Professores da UFSC, UDESC, Unicamp, Unesp, UFMG, UFPB e demais convidados discorrerão sobre músicos, escritores, dançarinos, pintores e performers que se destacaram em suas áreas de atuação, mostrando aos participantes que apesar da efemeridade da vida dos artistas as suas obras ganharam a eternidade. Para tornar o evento mais dinâmico, aos palestrantes foi sugerido o uso de materiais interativos, como vídeos, fotografias, músicas, performances, para ilustrar as suas falas. Essa estratégia, além de facilitar a compreensão dos participantes permite um contato mais sensível com a obra e o legado das personalidades abordadas no evento.

O intuito do secretário de cultura da UFSC, Paulo Ricardo Berton, idealizador do projeto, e de sua equipe, é propiciar o enriquecimento do repertório cultural do público e fazer com que os participantes adquiram de forma prazerosa um bem muito valorizado na universidade: o conhecimento. “Nosso objetivo é que as pessoas aprendam e divirtam-se simultaneamente, por isso as atividades da programação conciliam o lúdico com o pedagógico”, conta Paulo R. Berton. No caso da palestra sobre John Cage, além de ouvir sobre a vida e obra do compositor, o público será apresentado às suas canções, interpretadas pelo Log3, grupo de música experimental da UFPB (Universidade Federal da Paraíba) e também assistirão a vídeos selecionados pelo palestrante.

Todas as noites a programação de cada dia será fechada com chave de ouro com a encenação de peças de Nelson Rodrigues. “A mostra teatral será uma oportunidade ímpar para o público de Florianópolis, que poderá assistir gratuitamente às peças de um renomado dramaturgo brasileiro”, conta o secretário Paulo R. Berton. Apesar de as atividades serem abertas ao público, as peças terão a censura mínima de 16 anos. Dentre os grupos selecionados para as apresentações, dois são de Santa Catarina, sendo um deles vinculado à Udesc (Universidade Estadual de Santa Catarina).

Confira as sinopses das peças!

Confira os releases das palestras!

Serviço:

O quê: Evento “Quem faz cem nos ou +”
Quando: De 19 a 24 de novembro de 2012
Onde: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campus Florianópolis