Oficina: A Escrita Dramática como uma Forma de Storytelling

30/04/2021 13:40

O NEEDRAM, um núcleo de pesquisa e extensão do CCE/UFSC, coordenado pelos professores Paulo Ricardo Berton, Ph.D, e Dr. Rafael Ary apresenta aos alunos do NETI o seu curso extracurricular de extensão em escrita dramática, aprovado no Edital 03/PROEX/2021.

Depois de criar um eixo específico no curso de graduação, que permite ao aluno estudar e praticar a escrita de textos dramáticos, a experiência passa agora a ser estendida para o público do NETI – Núcleo da Terceira Idade/UFSC, através de uma atividade formativa de extensão.

Esta atividade abrange a teoria da escrita dramática, mas é fundamentalmente prática. De maio a setembro, cada encontro compreenderá primeiramente uma introdução teórica de algum elemento componente do texto dramático como, por exemplo, a personagem, o tempo ou o discurso. Num segundo momento, o professor apresenta o texto dramático de leitura obrigatória da semana enfatizando o elemento introduzido no encontro anterior. Finalmente, então, são lidos e discutidos os exercícios escritos. Para cada exercício o aluno terá o prazo de uma semana, de um encontro a outro, para completar a atividade. Nos meses de outubro e novembro, cada aluno completa a sua participação na oficina escrevendo um texto dramático curto.

A oficina acontece de forma virtual, através da plataforma moodle, uma vez por semana, nas segundas-feiras, das 14:30 às 18:00. Nas aulas, os alunos não apenas aprendem as ferramentas básicas para a escrita de um texto dramático como têm os seus textos lidos e discutidos, buscando assim o aprimoramento da técnica. No intervalo de uma semana entre uma aula e outra, o aluno escreve o exercício solicitado pelo professor, contando com o apoio de dois monitores para eventuais dúvidas.

As inscrições podem ser feitas através do link http://inscricoes.ufsc.br/oficina-escrita-dramatica-needram-neti. A idade mínima para fazer parte da oficina é de 50 anos e não é necessária experiência anterior.