Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC realiza entrega do “Troféu Açorianidade 2023”

28/10/2023 07:00

O Núcleo de Estudos Açorianos (NEA), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realiza neste sábado, 28 de outubro, às 19h na Secretaria da Educação do município de Araquari – SC, a cerimônia de entrega do Troféu Açorianidade 2023.

A escolha dos agraciados com o troféu é feita anualmente pelo Conselho Deliberativo do Núcleo de Estudos Açorianos formado por 68 representantes das Prefeituras Municipais do litoral catarinense, Universidades Regionais, Fundações e Associações Culturais que atuam no litoral catarinense. Neste Conselho a Secretaria de Turismo do Estado (Setur), o Arquivo Público do Estado, e o Consulado Honorário de Portugal também têm assento. Todos têm o direito à participação de indicações e da eleição dos agraciados.

Troféu Açorianidade. Foto: divulgação.

Os nomes destes troféus fazem menção às nove ilhas do Arquipélago Açoriano. A Ilha de Santa Catarina empresta o nome ao décimo troféu, que acreditamos ser a décima Ilha do arquipélago Açoriano.

A entrega do troféu marca também o lançamento oficial da 29ª edição da Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina (AÇOR), que será realizada em Araquari entre de 17 a 19 de novembro de 2023.

O Troféu Açorianidade foi criado no ano de 1996 com o objetivo de reconhecer e valorizar o trabalho de instituições, pessoas e empresas, em prol da cultura de base açoriana do Estado de Santa Catarina.

📅 Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.

>> Serviço

O quê: entrega Troféu Açorianidade 2023
Quando: 28/10/2023 | sábado | 19h
Onde: Secretaria da Educação de Araquari – Av. Nereu Ramos, 101 – Sala 3 – Centro, Araquari – SC