Museu da UFSC exibe o documentário ‘Cascaes Documentarista’ e promove palestra com diretor

19/09/2017 13:44

O Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC (MArquE) vai apresentar o documentário Cascaes Documentarista e a palestra  “Construção Narrativas e Materiais de Arquivo” com o diretor, José Rafael Mamigonian. O evento faz parte do projeto 11ª Primavera dos Museus, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), e acontece nessa quinta-feira, dia 21 de setembro,  no auditório do MArquE, às 15h.

Sobre Franklin Cascaes

Franklin Cascaes, o mais importante folclorista de Santa Catarina, utilizou em algumas de suas pesquisas um gravador portátil. Com ele registrou músicas, procissões religiosas, folguedos e entrevistas nas localidades que visitava. A partir deste material inteiramente inédito e da vasta iconografia deixada pelo artista – cadernos de pesquisa, esboços de obras, esculturas, anotações e desenhos variados – estrutura-se este documentário que busca, a partir da preciosidade destes registros, revelar a essência do gesto criativo e do afeto missionário de Franklin Cascaes em prol da cultura no estado.

Sobre José Rafael Mamigonian

José Rafael Mamigonian é formado em Cinema na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, produziu e dirigiu o curta-metragem Seo Chico, Terra e Alma (1998) e o longa Seo Chico, um retrato (2005). Correalizou, com Norberto Depizzolatti e Edina De Marco, o documentário Franklin Cascaes (2008) realizado no centenário de nascimento do artista.

Produção, direção e montagem: José Rafael Mamigonian
Pesquisa: Norberto Depizzolatti e J.R. Mamigonian
Filmagens: Alan Langdon e J.R. Mamigonian
Tratamento de áudios: Mateus Mira e Douglas Narcizo
Finalização: Alan Langdon
Uma produção: Atalaia Filmes.

Serviço

O quê: Exibição do documentário Cascaes documentarista e palestra “Construção Narrativas e Materiais de Arquivo”, com  José Rafael Mamigonian.
Quando: 21 de setembro.
Onde:
 Auditório do MArquE.
Quanto: gratuito e aberto ao público.

Mais informações com o MArquE em (48) 3721-9325 ou ufsc.mu.secretaria@gmail.com