Mostra gratuita exibe filmes animados na UFSC nesta sexta

07/07/2023 08:10

O curso de Animação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com apoio do Centro Acadêmico de Animação (CAAni), realiza a Mostra de Curtas 2023.1, nesta sexta-feira, 7 de julho. Com atrações para todas as idades, o evento aberto ao público será no Auditório Garapuvu, do Centro de Cultura e Eventos do Campus Trindade, a partir das 16 horas. A programação inclui animações 2D, 3D, animatics, stop motion e trabalhos de conclusão de curso.

Promovida semestralmente, a mostra serve de oportunidade para os estudantes do curso apresentarem suas criações à comunidade. Os filmes foram produzidos em sala de aula sob orientação dos professores e, na ocasião, serão reproduzidos seguindo a classificação indicativa — do público infantil ao adulto. Para assistir, não é necessário fazer inscrição. Mais informações no perfil @mostraanimaufsc

Confira a programação completa:

Animando com Marcinha (Thaís Schiavinoto Guimarães)Animando com Marcinha é uma proposta de série em stop motion que se utiliza da metalinguagem para estimular o público infanto-juvenil a criar suas próprias animações.

A Menina, a Princesa e a Rainha (Iván Bustingorri, Jeremías Bustingorri e Marcos Vinicius Gonçalves)
A rainha Bridget dá a sua filha Fúcsia a tarefa de cuidar de uma menina encrenqueira chamada Luxy, que logo causará problemas à princesa.

Experiência (Maria Petrassi)
Uma gata acorda em seu quarto e entra em contato com mais caos do que deveria, antes mesmo de tomar seu café da manhã.

A Curta Jornada do Pequeno Herói (Lucas Foresti, Ana Maria Hora)
Uma paródia da jornada do herói, onde um pequeno goblin cria um mundo de aventura em sua cabeça para escapar da tarefa de casa.

A Cabeça e o Corpo (Mirian Miranda e Val Dobler)
Um corpo, cansado de sua cabeça que não para de pensar, a atira para longe para experienciar o mundo com a liberdade que sempre quis. Agora, cada parte segue sua própria jornada lidando com as consequências dessa separação.

Calêndula (Estéfano Rius e Pablo Laguna)
Um jovem apegado ao passado se sente desconfortável durante um jantar em família. Suas muitas amarras invisíveis o detinham naquela mesa, até a aparição de uma pequena lagartixa o levar a uma viagem para descobrir os significados de partir, crescer, mudar e viver.

Eclipse (Ana Carolina Ramos Rocha, Giovanna Kaori de Araujo Aihara e Raquel Braga Linke)
Um teaser sobre duas vizinhas com personalidades opostas, Luna e Aurora. O interesse uma pela outra surge de imediato, mas o primeiro passo será superar suas diferenças.

O Novelo Vermelho (Beatriz Ayumi Takano e Ellen Dalla Nora)
O universo é uma gata gorducha. Quando ela encontra um novelo de lã feito de chamas, o destino da vida na Terra muda para sempre.

Urn (Lucca Tuelher e Raul Cabral)
Um medroso cavaleiro se perde numa floresta mágica, onde encontra seu novo companheiro, um bebê golem e aos poucos descobre que a floresta está em perigo. Para salvá-la, ele precisa ir contra a nova amizade que fez e se desapegar do que gosta em prol do bem maior.

Gatástrofe (Luana Gobatto)
Juno, uma adolescente atrapalhada em busca de um dia de paz, precisa tentar impedir mais um evento caótico causado pelo elemento bagunceiro com quem divide a casa.

Gouda (Mariel Scherer)
Gouda, um ratinho, precisa recorrer a métodos alternativos para conseguir alcançar seu objetivo: um belo pedaço de queijo.

Melinho & Eustácio (Haudrey Zabadal)
Melinho, um cogumelinho que está perdido na floresta mágica em que vive, chorando muito, deseja encontrar um amigo que o faça se sentir mais calmo e seguro.

Mortadela (Virgínia Menine)
Depois de ser acordada, uma raposinha tenta caçar um objeto não identificado que caiu de uma árvore.

Ovo (Luísa E. da Silveira)
Uma galinha simpática, determinada e bloqueada chamada Filó quer muito pôr um ovo. Para isso, ela precisa suar muito! “No pain, no gain!”

Pingo (Gabriel Olivier)
Pingo, cachorrinho muito alegre, percorre a floresta em busca do seu brinquedo favorito, seu frisbee.

Quinho (Thierry Luiggi)
Quinho, um macaquinho-prego bastante curioso, decide se aventurar por uma praça para furtar itens de humanos, mesmo que nem sempre passe despercebido…

Tem Café aí? (Phillipe de Sousa)
Quando o inverno chega, um jovem animado procura um pote de café para fugir do frio. No entanto, a sua busca não será tão fácil assim.

The Reaper (Raquel Machado)
Ao perceber uma flor bonita em um cemitério, um ceifador não pode fazer nada além de esperar a morte dessa rosa.

Catábase (Bruno Medeiros)
Após ser acordado por uma entidade, um menino deve caminhar por um corredor.

Satruno (Arthur Gomes, Isac Ribeiro, Karine Soares, Laura D’Amoreira e Valentina de Andrade)
Amélia é uma diligente garçonete, que odeia seu trabalho, e precisa aturar mais uma (nem tão) monótona segunda-feira de trabalho.

Torrada (Eduardo Dalmas, Erick Antunes, Hugo Silva e Rafael Frozza)
Uma garota estabanada, que não sabe cozinhar, tenta fazer um café da manhã para sua namorada como presente de aniversário.

Ruptura (Marco Miyashiro)
Adotando uma narrativa não-linear, a animação acompanha a trajetória de rachaduras na destruição de um lar.

Jazz entre Monstros (Gustavo Dresch Rosa)
Abertura de anime que mostra o enredo de uma história de demônios, anjos e humanos que coexistem em Las Vegas.

>> Serviço

O quê: Mostra Anima UFSC
Quando: 07/07/2023 | sexta-feira | 16h
Onde: Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos
Quanto: atividade gratuita e aberta à comunidade
Classificação: livre das 16h às 17h30 | 12 anos a partir das 17h30 
Informações: instagram.com/mostraanimaufsc

Texto: Agecom/Secom/UFSC

Tags: cinemaGraduação em AnimaçãoMostraUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina