II Mostra Rosa Teatral abre nesta quarta, 03/10

03/10/2018 09:00

A II Mostra Rosa Teatral reúne espetáculos, oficinas, palestras, partilhas e exposição de fotografias como maneira de celebrar a saúde das mulheres no mês da campanha de prevenção ao câncer de mama.

Todas as atrações podem ser conferidas gratuitamente de 03 a 26 de Outubro de 2018, nos auditórios da Música e Bloco Amarelo do Centro de Artes (CEART-UDESC) e no Espaço Cultural Gênero e Diversidades (IEG-UFSC).

A II Mostra Rosa Teatral é uma realização do Programa de Extensão Mulheres em Cena (DAC/CEART/UDESC) em parceria com o Espaço Cultural Gênero e Diversidades (ECGD) do Instituto de Estudos de Gênero (IEG-UFSC) e BAPHO Cultural, com o apoio Núcleo de Comunicação, Departamento de Artes Cênicas, Departamento de Música, Centro de Artes (CEART/UDESC), Secretaria de Cultura (SeCArte) e Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades da UFSC (SAAD).

II Mostra Rosa Teatral | Programação para o mês de outubro

03/ 10, às 15:00, Hall do Bloco Amarelo CEART/UDESC:
Abertura da Exposição Fotográfica “Mulheres em Cena”, (de 03 a 11 de outubro)
Fotografias de espetáculos teatrais de cunho feminista das fotógrafas Carol Cabral e Jerusa Mary (graduandas do curso de Licenciatura em Teatro – UDESC).

03/10, às 20:00, Espaço Cultural de Gênero e Diversidades – UFSC:
Abertura Oficial com a Convidada profa. Dra. Daiane Dordete S. Jacobs, Diretora Assistente da Direção de Extensão do CEART/UDESC. “Políticas de gênero na universidade e nas instituições culturais do estado”.

03/10, às 20:30, Espaço Cultural de Gênero e Diversidades – UFSC:
“I Will Survive!”, Espetáculo de palhaçaria feminista, solo de Antônia Vilarinho, palhaça e mestranda (PPGT-UDESC). (50 minutos)

04/10, 14:00, Auditório da Música – CEART/UDESC:
“Medusa Enredada: Como lembrar?…mas… como esquecer?”, Performance improvisação-gambiarra de Camila Durães (violoncelista e doutoranda no PPGICH-UFSC), seguida de roda-de-conversa conduzida pela Profa. Dra. Maria Brígida de Miranda (PPGT-UDESC).

08, 09 e 10/10, das 08:30 às 12:00, Espaço Cultural de Gênero e Diversidades – UFSC:
“Oficina Teatro e Mitologia Grega: os mitos femininos de Deméter e Perséfone”

Duração: dias 8, 9 e 10 (total 10 horas)
Ministrante: Mestra Luciana Aires Mesquita (UNICAMP).

10/10, às 15:30, Auditório do Bloco Amarelo – CEART/UDESC:
Mesa: Gênero, LGBTTIQ e Saúde das Mulheres, com Doroti Maria Miranda (Técnica Universitária – CEART/UDESC) Médico Ale-Anm Mujica Rodrigues (Doutorando em Saúde Coletiva – UFSC).

10/10, às 20:00, Espaço Cultural de Gênero e Diversidades – UFSC:
“Antiprincesas”, Espetáculo classificação livre da Companhia “Duas e Só”, de Isadora Lunge e Emilie Barosi (Graduandas do curso de Licenciatura em Teatro – UDESC). (45 minutos)

17/10, às 20:00, Espaço Cultural de Gênero e Diversidades – UFSC:
“Nem Uma a Menos”: Teatro-Palestra de Ternurinha Espetáculo solo criado por Tefa Polidoro (Atriz e doutoranda do PPGT/UDESC). (45 minutos)

16, 17 e 18/10, das 17:00 às 20:00, Espaço Cultural de Gênero e Diversidades – UFSC:
“Oficina O Corpo Vocal”, Duração: 16, 17 e 18/10, (total de 10 horas)
Ministrante: Rachel Chula (Mestranda PPGT).

24/10, às 20:00, Espaço Cultural de Gênero e Diversidades – UFSC:
“Manicômicas”, Espetáculo de palhaçaria feminista da Companhia Lunáticas. (45 minutos)

25/10, às 09:30, Auditório do Departamento de Música – CEART/UDESC:
Palestras-falas-partilhas sobre a cura e a saúde das mulheres em perspectivas decoloniais, indígenas, negras e de matrizes africanas com: Eliara, Cacica Yakã Porã do Território Indígena Morro dos Cavalos Mst. Geni Nuñez (PPGICH-IEG-Núcleo Margens – UFSC)
Dra. Alexandra Alencar (IEG-NIGS-PPGAS-UFSC)

25/10, às 17:00 às 18:30, Espaço Cultural de Gênero e Diversidades – UFSC:
Oficina Danças Meditativas de Tara Essência feminina de Buda – Tradição do Budismo Tibetano.
Ministrante: Liliete Souza (Profa. Ciências da Saúde, da UFSC)