Fortaleza de São José da Ponta Grossa tem acesso gratuito neste domingo (07/08)

03/08/2022 18:10

Casa do Comandante e guarita da fortaleza. Foto: Maira Diederichs Wentz.

Em quatro edições do Dia de Gratuidade em 2022, 1.646 pessoas visitaram a Fortaleza de São José da Ponta Grossa, na Praia do Forte, em Florianópolis. O próximo Dia de Gratuidade, quando não há cobrança de ingressos para visitação do monumento, será no domingo (07/08). A isenção para o público em geral ocorre sempre aos primeiros domingos do mês, de março a novembro.

A Fortaleza de São José da Ponta Grossa está em fase de conclusão das obras de restauração e requalificação. Assim, ainda há algumas áreas interditadas para visitação pública. No entanto, muito do espaço aberto está disponível aos visitantes.

Embora a entrada esteja liberada no domingo, as regras de visitação ainda valem. Assim, ensaios fotográficos e eventos precisam de autorização prévia (saiba mais). Piqueniques são permitidos, mas é importante não deixar lixo para trás.

Acompanhe algumas dicas para o passeio:

• Vá de calçados leves e roupa confortável, afinal as fortalezas são um passeio ao ar livre.
  • O horário de visitação é das 8h às 18h.
  • Fique à vontade para levar cangas ou toalhas.
  • São permitidos piqueniques, mas não deixe lixo para trás.
  • Não leve seu animal de estimação. Para preservação do patrimônio histórico, não são permitidos pets nas fortalezas.
  • Idosos ou pessoas com dificuldade de mobilidade podem ter mais dificuldade para andar na fortaleza, que ainda conservam rampas de pedras. As obras estão instalando rampas e elevador para acessibilidade.
  • Ensaios fotográficos são considerados eventos que precisam de autorização da universidade. Saiba mais.
  • Respeite sempre os sinais de interdição de espaços.
  • Lembre-se que, para chegar à entrada, é preciso circular a murada da fortaleza pela esquerda. Veja mapa abaixo:

O Dia de Gratuidade foi instituído em 2017 e se repete no primeiro domingo de cada mês, de março a novembro. Em 2022, a Fortaleza de São José da Ponta Grossa foi reaberta ao público no final de março. Assim, neste ano, tivemos até agora quatro edições do Dia de Gratuidade. A próxima será 4 de setembro.

Dia de Gratuidade 2022

Mês Público
Abril 172
Maio 683
Junho 116
Julho 675
Total 1.646

Se você não puder ir à Fortaleza de São José da Ponta Grossa no domingo, não tem problema. O local está aberto à visitação todos os dias, das 8h às 18h. No entanto, a não ser no Dia de Gratuidade é cobrada taxa de visitação. Há uma série de isenções que se aplicam também a todos os dias de visitação. Saiba mais.

Tags: CFISCCoordenadoria das Fortalezas da Ilha da Santa CatarinaDia de GratuidadeFortaleza de São José da Ponta GrossaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina