FLOR DAS ÁGUAS – Teatro e Dança

08/11/2012 17:29

florO projeto da montagem do teatro-dança Flor das Águas teve inicio em 2011. A estréia ocorreu nos dias 3 e 4 de novembro de 2012 no Teatro da UFSC. O processo de criação de Flor das Águas teve como foco de estudo as relações poéticas, criativas e compositivas entre corpo, voz, palavra, som e dança. Nesta montagem teatral com foco temático sobre as Águas, foi estudado, reverenciado e honrado o sagrado feminino, as memórias, mutações e ressonâncias entre o ventre do corpo e o ventre da Terra.

O projeto contou com o apoio da Bolsa Cultura da SECULT, um importante estímulo à produção cultural acadêmica, fortificando a missão desta Universidade no que se refere ao “produzir, sistematizar e socializar o saber filosófico, científico e artístico”. A relevância deste projeto de pesquisa, vinculado ao Grupo de Pesquisa Poéticas Vocais do Corpo na Arte está no aprofundamento dos estudos e pesquisas dos estudantes no que diz respeito às poéticas da voz-palavra-corpo na cena contemporânea, bem como ao aprofundamento das vivências de produção, criação, montagem e circulação de um espetáculo de teatro. No tecer criativo para a composição cênica deste trabalhoforam pesquisados mitos, poemas, contos, cantos, musicas e danças sobre as águas. A transdiciplinaridade permeia a pesquisa desenvolvida neste espetáculo: perpassando por estudos das áreas de dança, do teatro, da voz, bem como assuntos relacionados a área ambiental, antropológica e literária. A dramaturgia foi inspirada nos estudos sobre as águas: nas filosofias de Gaston Bachelard (A água e os sonhos), nas pesquisas científicas do Dr. Masaru Emoto sobre a influência das vibrações da voz e das palavras na água, nos cantos e danças dos Orixás (Iemanja, Oxum, Iewa, Nanã), nos poemas sobre o rio de Manuel de Barros, nos cantos indígenas e nas questões políticas sócio-ambientais. Em um processo de criação colaborativo, o texto cênico foi sendo construído no decorrer da pesquisa e das práticas de improvisação corporal e vocal.

O foco de pesquisa esteve na composição da dramaturgia textual, corporal e vocal. Os procedimentos compositivos tiveram como objetivo pesquisar diversos modos de composição da palavra na cena e das suas relações com o corpo, nos entrelaces entre teatro, dança e canto. Foi na discussão sobre a potência da linguagem falada e cantada enquanto ação poética, e do território do dizível e do indizível, que experimentou-se compor relações criativas entre movimento e voz, a fim de gerar novas possibilidades de escuta da palavra enquanto ação física pelo espaço.

Sinopse

“Flor das águas”, em um entrelace entre teatro e dança, nos convida a refletir sobre questões ambientais, a mergulhar em mitologias sobre as Deusas das águas e a banharmo-nos em águas primevas do ventre do corpo e da Terra, chuva sagrada que flui do seio da Grande Mãe, fonte de todas as fontes.

Ficha técnica:

Direção Artistica: Janaina Trasel Martins
Elenco: Ieda Moraes, Janaina Martins, Juliana Schiavo, Marcela Trevisan, Thais Souza
Videografismo e Arte Gráfica: Gabriel Stella
Cenografia: Edson Menezes
Cenotécnico: Guilherme Rosário Rotulo
Técnicos de Iluminação Cênica: Gabriel Guedert e Luciano Bueno
Operação de som: Ronaldo Pinheiro Duarte
Figurino: Daniela Antunes
Contra-regras: Luiz F. Carvalho e Priscila Serafim

Espetáculo de teatro e dança realizado pelo Grupo de Pesquisa Poéticas Vocais do Corpo em Arte, do Curso de Graduação em Artes Cênicas, Departamento de Artes e Libras, CCE/UFSC

Data: 10, 11, 16, 17 e 18 de novembro de 2012

Horário: 20h, exceto no dia 16, que será às 21h.

Local: Teatro do DAC – UFSC

Quanto: R$10,00. Estudantes, classe artística e idosos tem direito a meia-entrada (R$ 5,00) mediante comprovante.

Classificação indicativa: maiores de 14 anos

Contato: flordasaguas.espetaculo@gmail.com