“Experimenta – Florescer a Primavera”, termina neste final de semana, confira as atrações

22/09/2023 12:58

A programação artístico-cultural da 8ª edição do Experimenta – Florescer a Primavera encerra neste final de semana, 23 e 24 de setembro, sábado e domingo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento termina com música, teatro e Campeonato Estadual de Slam.

Até o domingo, 24 de setembro o evento reuniu mais de 50 ações em diversos locais da UFSC, nos campi de Florianópolis, Blumenau e Curitibanos. A arte expressa-se por meio de produções audiovisuais, exposições, espetáculos teatrais, apresentações musicais, oficinas, performances entre outras atrações.

A programação completa das atrações está disponível na página: secarte.ufsc.br/experimenta.

Atrações de sábado e domingo, 23 e 24 de setembro:

23/09 | sábado

12h30 | Música – Bloco Cores de Aidê em Movimento
Onde: Praça da Cidadania

Apresentação do Bloco Cores de Aidê com percussão e dança para os estudantes.

17h | Teatro – “Sanatório Geral” – Grupo Os Melodramáticos
Onde: Caixa Preta | Bloco D – CCE
Classificação: 12 anos

Apresentado pelo grupo de teatro “Os Melodramáticos”, formado por discentes do curso de Artes Cênicas, da UFSC, o espetáculo Sanatório Geral é o resultado prático inicial do Projeto de Pesquisa do Prof. Dr. Luiz Fernando Pereira, intitulado “Uma Nova Contribuição no Ensino do Uso do Espaço Cênico”. O trabalho foi desenvolvido como suporte para que os atores e as atrizes possam experimentar e aplicar alguns exercícios que objetivam otimizar o uso do espaço cênico, neste caso, um teatro de arena. Aproveitando a oportunidade única que uma montagem teatral oferece, tanto para os estudantes de artes cênicas na construção do seu aprendizado quanto para o público em geral, de refletirmos sobre o comportamento humano, que para Goethe seria “um espelho no qual cada um exibe sua imagem”, a dramaturgia de Sanatório Geral nos apresenta algumas situações nas quais um indivíduo se questiona, um outro e é questionado por ele sobre a liberdade de ser quem ele é ou quem ele deseja vir a ser.

A partir da emblemática canção Vai Passar, de Chico Buarque, o espetáculo propõe a reativação da memória do que ocorreu na sociedade brasileira no nosso passado recente, numa tentativa de construir o nosso presente trazendo ao protagonismo a racionalização, senso crítico, a reflexão, o respeito à alteridade e tudo que parece ter sido colocado em desuso nestes tempos de radicalização e totalitarismo que permeiam as relações sociais no Brasil e no mundo.

Campeonato Estadual de Slam. Foto: divulgação;

24/09 | domingo

13h | Literatura – Campeonato Estadual de Slam em Santa Catarina – Slam SC
Onde: Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos

O Slam SC é fruto das batalhas de poesia que acontecem em todo o estado de forma orgânica ao longo do ano, trazendo os melhores de cada Slam.

Sendo esses da região da grande Florianópolis, Joinville e Blumenau. O evento contará com um grande nome de São Paulo, a poeta Apêaga, que além de representar o Slam SP no Slam BR e ser uma finalista, também é slammaster do Slam SP.

Também terão 3 rounds com 14 poetas em busca de ser o grande representante do Estado de Santa Catarina.

Poetas:

Finalistas Slam Guara
Elisa
Suellen

Finalistas Slam Cruz e Sousa
Manjami
Rafa Abner

Finalistas Slam Xodó
Jean Marcos
Eduardo Silveira

O Experimenta – aberto ao público e gratuito – propõe fortalecer a dimensão cidadã e o papel humanizador no broto da criação artístico-cultural. O evento é realizado pela Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE).

>> Serviço

O quê: Experimenta – Florescer a Primavera
Quando: de 18 a 24/09/2023
Programação: secarte.ufsc.br/experimenta