Experimenta Diversidade começa nesta segunda-feira com intensa programação artístico-cultural

18/11/2022 10:18

Após dois anos realizado no formato virtual, em virtude da pandemia do Covid-19, o Experimenta retorna ao cenário artístico e cultural da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A 7ª edição do evento apresentará espetáculos nas mais diversas formas de expressão, promovendo a produção em arte na universidade, ligado à pesquisa, ensino e extensão, proporcionando visibilidade das ações artísticas concebidas no meio acadêmico.

Confira as atrações desta segunda-feira, 21 de novembro:

Espetáculo – Um Passsarinho me contou. Foto: divulgação.

10h | Espetáculo – Um Passarinho me contou – Trupe de Maricas
Onde: Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos

Um menino pesquisa histórias de aves e anota tudo no seu caderno de pássaros. Entre as histórias contadas por ele estão a do João de Barro construtor, o Chupim ator dos pássaros e o Beija-Flor que se apaixonou por uma flor de plástico. Ao recordar histórias contadas pelo amigo, do amigo, do amigo do seu avô, o Manoel de Barros, o menino segue sua pesquisa e vai através da brincadeira e da ludicidade descobrindo mais informações sobre as aves.

Duo A Corda em Si. Foto: divulgação.

12h30 | Música – Projeto 12:30 – Duo A Corda em Si
Onde: Teatro Carmen Fossari

O show “As paredes têm ouvidos” foi concebido pelo duo A corda em Si – formado por Fernanda Rosa (voz) e Mateus Costa (contrabaixo) – em parceria com o percussionista Rodrigo Gudin Paiva. Os músicos se inspiraram no ditado persa “as paredes têm ratos e os ratos têm ouvidos”, para romper as barreiras físicas que aprisionaram a todos ao longo do enfrentamento à pandemia por coronavírus. O grupo apresenta as canções de seu quarto álbum, entre composições autorais e músicas cedidas por compositores parceiros, na formação de contrabaixo, vozes e percussão.

O espetáculo foi premiado pelo Edital Elisabete Anderle de 2021, da Fundação Catarinense de Cultura e Conselho Estadual de Cultura, com recursos provenientes do Governo do Estado de Santa Catarina.

Duo A Corda em Si. Foto: divulgação.

17h30 | Música – “Isso Não Vai Ficar Assim” – Tributo a Itamar Assumpção – Duo Às Próprias Custas
Onde: Varandão do Centro de Cultura e Eventos

A apresentação tem por finalidade somar-se a outros projetos culturais que visem à divulgação da sonoridade da Música afro diaspórica nas Américas pela obra de Itamar Assumpção – músico e compositor integrante do movimento cultural denominado Vanguarda Paulista. As composições de Assumpção evocam ritmo, ancestralidade, tradição, performance e modernidade versando sobre os conflitos existenciais vivenciados pelos afro-brasileiros nos anos 80 e 90. O amor e o cotidiano cantados de forma poética e original pela fusão de ritmos afro diaspóricos, rock e jazz.

Guardiãs do Nascimento na Chapada Diamantina. Foto: divulgação.

19h | Cinema – Mostra CINEFRUTOS – Filmes do ART
Onde: Sala Cinema ART | CCE | Bloco D

Sessão de curtas metragens produzidos pelo Departamento de Artes da UFSC:
1. Guardiãs do Nascimento na Chapada Diamantina (2022, Documentário, 21min.)
2. Escameiras (2022, 20min.)
3. Estilhaços (2020, 18min.)
4. Impermanência (2022, 3min.)
5. E aí, Campeão? (2022, Documentário, 15min.)

Apresentação cancelada – 20h | Música – Abertura Experimenta – Suzaninha em Concerto

> A programação completa com classificação indicativa das atrações está disponível na página: secarte.ufsc.br/experimenta.

De 21 a 27 de novembro o Experimenta reunirá mais de 30 ações em diversos locais da UFSC. A arte expressa-se por meio de produções audiovisuais, exposições, espetáculos teatrais, apresentações musicais, performances entre outras atrações. O Experimenta contou com a participação da comunidade acadêmica, recebendo inscrições de alunos, professores e técnicos-administrativos que enviaram propostas artístico-culturais.

A 7ª Edição do Experimenta Diversidade objetiva trazer à cena a temática da diversidade e sua representação nas linguagens artísticas e sua experimentação nos diferentes campos do conhecimento, como possibilidade de ampliação de saberes no diálogo emancipatório com aspectos da sociedade e no encontro com o outro.

O Experimenta – aberto ao público e gratuito – propõe incentivar a participação e o envolvimento de estudantes, servidores técnico-administrativos e professores efetivos em atividades artístico-culturais desenvolvidas pela UFSC. O evento é realizado pela Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE) com o apoio do Departamento Artístico Cultural (DAC) e do Departamento de Cultura e Eventos (DCEVEN).

Serviço:

O quê: Experimenta Diversidade | 7ª edição
Quando: de 21 a 27/11/2022
Programação: secarte.ufsc.br/experimenta
Redes sociais:
 instagram.com/secarte.ufsc | facebook.com/secarte.ufsc
Informações: experimenta.secarte@contato.ufsc.br | telefone: 48 3721-2376

Tags: ArteCulturaExperimenta DiversidadeUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina