Experimenta começa nesta segunda-feira, 29/10 com oficinas e espetáculos

29/10/2018 07:55

A terceira edição do Experimenta começa nesta segunda-feira, 29 de outubro. Até o dia 01 do novembro a UFSC respira arte, evento traz mais de 25 ações culturais gratuitas que serão apresentadas em diversos espaços da UFSC Campus Florianópolis e Araranguá.

Apesar de iniciar oficialmente na segunda, o Experimenta começa com uma atração no domingo. Às 16h o Centro de Convivência da UFSC recebe a Banca de Arte Maracatu de Baque Virado (percussão e dança) do Grupo Maracatu Arrasta Ilha.

Na segunda-feira, às 9h30, a oficina Canto para Mães e Bebês do Projeto Contos de Guaia abre a programação do dia do Experimenta. A oficina é composta de atividades lúdicas musicais para mamães e bebês (na idade entre 1 a 2 anos). Através de brincadeiras de canto e música aliadas à práticas corporais e de dança, a atividade inspira a curiosidade e encantamento que os bebês demonstram ao descobrirem as possibilidades de movimento do corpo e da voz.

A oficina começa às 9h30 na Sala 208 da Artes Cênicas no CCE, as inscrições são através do e-mail: cantosdegaia@gmail.com.

Ao meio-dia no Espaço Aruanda do Centro de Convivência é a vez da oficina Fundamentos da Capoeira Angola com Treinel Carlos do Grupo Angoleiro SimSinhô. As inscrições para a oficina são no local por ordem de chegada.

Às 13h, o Hall da Unidade do bairro Jardim das Avenidas da UFSC Campus Araranguá recebe o espetáculo “CLOWNSIFICADOS” do Grupo Abapuru de Florianópolis. O Grupo formado dentro do curso de Artes Cênicas da UFSC apresenta um espetáculo que aborda, de forma cômica, a triste realidade da vida do artista. O Abapuru leva aos palcos um divertido enredo, onde quatro palhaços desempregados buscam uma nova fonte de sustento diante do público. Valendo-se de uma dose certa de humor, o trabalho questiona o fazer artístico e os problemas de não se poder ganhar a vida somente com a arte. O espetáculo “CLOWNSIFICADOS” também será apresentado às 20h no Campus Araranguá.

No inicio da noite, às 18h30, o espaço Caixa Preta, bloco D do CCE, recebe a apresentação do espetáculo “Medusa Enredada: como lembrar? Mas…como esquecer?” de Camila Durães. A apresentação é definida como Labor em processo, improvisação-gambiarra, feminista, sobre violências de gênero, Camila Durães, violoncelista em (re)construção, busca rascunhar rastros e percursos de vida, afetos e memória guiados por um (re)encontro com Medusa (a górgona da Antiguidade Grega).

Elenco Domínio Publico | Divulgação

Às 19h30, no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, é a abertura oficial do Experimenta. Na sequencia, às 20h, o espetáculo “Domínio Publico” toma conta do palco do auditório.

O espetáculo é encenado por quatro artistas se juntam para uma reflexão a partir das criticas sofridas, formando um espetáculo composto por quatro monólogos em que cada um deles relata diferentes versões sobre a emblemática Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, revelando como uma obra pode ser utilizada em diferentes narrativas ao longo do tempo.  Na apresentação, projetam diferentes discursos, incluindo verdades e especulações, revelando dinâmicas de poder do mercado da arte, da economia, da política, da vida pública e privada.

Os ingressos para os espetáculos “Medusa Enredada: como lembrar? Mas…como esquecer?” e “Domínio Publico” estão disponíveis gratuitamente no Departamento de Cultura e Eventos, piso terro do Centro de Cultura e Eventos da UFSC, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Também serão distribuídos nos locais dos eventos antes das apresentações.

[Confira aqui e confira a programação completa da terceira edição do Experimenta]

Realizado pela Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte) o Experimenta visa divulgar a nova produção cultural desenvolvida na UFSC baseada na pesquisa em arte, proporcionado o acesso a diferentes linguagens artísticas e culturais, oferecendo a comunidade acadêmica um espaço de apresentação artística além de promover o interesse pela arte no meio universitário e incentivar a união dos diversos departamentos da UFSC em torno da cultura e da arte.

A terceira edição do Experimenta tem o apoio da Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (SAAD), Departamento Artístico Cultural (DAC), Departamento de Cultura e Eventos (DCEven), Departamento de Artes (ART) e do Serviço Social do Comércio de Santa Catarina (Sesc-SC).

Serviço:

O quê: 3ª Edição Experimenta | Semana de Arte da UFSC
Quando: de 29 de outubro a 01 de novembro
Onde: UFSC Campus Florianópolis e Araranguá
Informações: secarte.ufsc.br/experimenta