Espaço Expositivo recebe duas mostras fotográficas simultâneas no mês de julho

07/07/2023 09:00

O Espaço Expositivo do Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), recebe neste mês de julho duas exposições fotográficas simultâneas. Das Ruínas Coração de autoria de Christian Abes e Caco Poemas de Sandrine Allain.

A exposição Das Ruínas Coração apresenta uma cartografia sensível da Universidade. Este retrato fotográfico traz um olhar contrastante entre a degradação e a resiliência da natureza e dos espaços da UFSC, buscando resgatar forças pelas cicatrizes desta paisagem particular.

Já a montagem Caco Poemas caracteriza-se como justapondo fotografias e poemas a partir de cenas urbanas de Florianópolis. Buscando novas narrativas sobre o centro histórico, ela explora a dupla potência da linguagem — de inscrever algo no tempo, perdurando a memória de objetos e textos, e de elaborar aquilo que se perdeu, por meio do ato criativo.

Sobre os autores

Christian Abes é graduado em Letras-Inglês, Cinema e Mestre em Literatura pela UFSC, além de Doutor em Cinema pelo Programa Erasmus Mundus. Atualmente é servidor técnico em audiovisual no Centro de Comunicação e Expressão (CCE) e professor voluntário no curso de Cinema da UFSC. Atua principalmente na área de roteirização, direção cinematográfica, artes visuais e música.

Sandrine Allain é professora e tradutora de francês. Licenciada em Letras Francês pela UFSC, é atualmente doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC, na temática da Intercompreensão entre línguas românicas. Também é Bacharel em Design Gráfico pela UFSC e Mestra em Artes Visuais pela Udesc com ênfase em ensino, semiótica e fotografia. Tem participado de editais e concursos literários nacionais, publicando poemas e contos em edições do Concurso Literário Conto e Poesia do Sinergia (Florianópolis – SC). Foi proponente da Oficina criativa Atenuar Cidade – Florianópolis, contemplada no Edital Aldir Blanc/SC N०29/2021, ministrada junto com o fotógrafo Sérgio Vignes e com o produtor cultural Guto Lima. A oficina Atenuar Cidade buscou entrelaçar a Fotografia, a Literatura, o Patrimônio, a Memória e a Paisagem Cultural, durante 4 caminhadas fotográficas criativas pelo Centro Histórico de Florianópolis, das quais algumas fotos e poemas compõem as montagens desta exposição.

As mostras Das Ruínas Coração e Caco Poemas permanecem para visitação pública de segunda a sexta-feira das 7h às 19h no Espaço Expositivo do Centro de Cultura e Eventos da UFSCpiso térreo.

Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.

>> Serviço

O quê: exposições Das Ruínas Coração e Caco Poemas
Quando: a partir de 07/07/2023 | sexta-feira – visitação da segunda a sexta-feira das 7h às 19h
Onde: Espaço Expositivo – piso térreo | Centro de Cultura e Eventos da UFSC | Trindade – Florianópolis – SC