Encontro Intercultural – Poesia & Conexão Transatlântica

23/05/2024 21:59

A Secretaria de Cultura, Arte e Esporte – SeCArtE da Universidade Federal de Santa Catarina, convida a comunidade, estudantes e colaboradores para o Encontro Intercultural – Poesia & Conexão Transatlântica/Lançamento do Livro “Incontido SER(vo)” do poeta e escritor cabo verdense Ailton Moreira. Com o objetivo da elaboração dinâmica das confluências pelo mundo da poesia, assim como, uma imersão no universo literário com destaque para, a literatura afro-brasileira e Africana a partir de uma cosmo afropercepção envolvendo as artes,  linguagem , expressão , conhecimento e pertencimento.

Um ensaio prático, no sentido da experimentação, de como encarnar o desejo, como não sucumbir ao silenciamento. Logo, subvertendo e questionando a lógica dominante, autointitulada, por um magno sentir político eurocêntrico construindo barreiras entre as artes e as ciências, ao mesmo tempo que define o ponto de partida de sua exportação.

O Encontro Intercultural – Poesia & Conexão Transatlântica dispõe-se da relação entre as datas comemorativas do mês de maio, destacando, respectivamente: o Dia da Literatura Brasileira (01 de maio); Dia Mundial da Literatura Portuguesa (05 de maio); Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e Desenvolvimento (21 de Maio) e Dia da África (25 de Maio). Isto posto, a partir desse lugar afrorreferenciado de língua e cultura, pensar suas interfaces nos processos de internacionalização, bem como o entre-lugar de mediação crítico-reflexiva onde se permite ultrapassar as limitações de caráter territorial, linguístico e ideológico, abrindo novas perspectivas para um entendimento mais profundo dessa parte do mundo onde ela se manifesta.

Isso implica questões que vão além dos aspectos linguísticos, e que são diretamente ligadas à história de um país, aos hábitos, às questões sociológicas de uma comunidade.

O Encontro Intercultural – Poesia & Conexão Transatlântica propõe várias atividades através de múltiplas  linguagens, expressões, atuações e experimentações poéticas, efetivamente, a  atividade poética é libertária por natureza, capaz de transformar o mundo como exercício espiritual, também como preceito de libertação interior. A poesia revela esse mundo, cria outros.

Além-mar, onde flutuam sistemas e delírios, sonhos e solturas, em combinação e transbordamento das formas, onde os ritmos marcam seus territórios assim como os tambores, receberemos com brio e atenção o poeta e escritor cabo-verdiano Ailton Moreira com o lançamento de sua obra “Incontido SER(vo)” em uma dinâmica com outras atividades ligadas a área de música, dança, artes visuais com palco aberto e exposições artísticas.

“Um homem que possui a linguagem possui, em contrapartida, o mundo que essa linguagem expressa e que lhe é implícito […] existe na posse da linguagem uma extraordinária potência” (FANON, 2008, p. 34).

>> Serviço

O quê: Encontro Intercultural – Poesia & Conexão Transatlântica
Quando: 28/05/2024
Onde: Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo