Concertos “Raízes II”, na Igrejinha da UFSC nesta sexta-feira, 09 de setembro

06/09/2022 11:00

Nesta sexta-feira, dia 09 de setembro, às 19h, na Igrejinha da UFSC será realizada a primeira apresentação da série Concertos “Raízes II”. Viabilizado por meio do Prêmio do Edital Campus de Cultura 2022 da Udesc, sendo esta sua segunda edição, sob a coordenação da Prof. Dr. Maria Bernardete Castelan Póvoas. O evento é gratuito e aberto à comunidade, com a entrada liberada por  ordem de chegada.

No concerto RAÍZES II há interpretação musical de alto nível técnico e artístico dos Músicos do Programa de Pós-graduação em Música da Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc, Mestrado e Doutorado e da Graduação em Música.

O Concerto de Câmara apresenta repertório de música brasileira para duos e solo. Compositores de importância nacional que utilizaram de ritmos e melodias populares/folclóricas, evidência que será realçada nas apresentações por meio de repertório diverso, entre duos para piano, canções para canto e piano e peças solo para piano e violão que representam o populário como raízes nacionais e hispânicas.

O programa do concerto contempla obras musicais de compositores brasileiros como Heitor Villa-Lobos, Zequinha de Abreu, Ernesto Nazareth, Acácio Piedade e outras manifestações de origem ibérico-latina. São composições onde a inspiração se ateve a elementos musicais rítmicos e melódicos de tradições populares, apresentadas de forma a criar concepções performáticas que agregam valores de tradições culturais.

Alexandre Dietrich – Foto: Alexandre Santana

No repertório serão explorados ritmos brasileiros e componentes musicais mesclados por origens diversas que são agregados à cultura nacional, representados em danças como o Frevo e o Samba, em rituais como o Maracatu, além da Valsa, o Chorinho e a Seresta.

Durante o Concerto serão realizados comentários sobre a história dos compositores, sua contextualização histórica, além de informações sobre as obras apresentadas. Os músicos estarão interagindo com o público, realizando a exposição dos comentários de forma didática, clara e objetiva.

Músicos:

Alexandre Dietrich – pianista
David Ardigo – pianista
Luis Claudio Barros- pianista
Maria Bernardete Castelan Póvoas – pianista
Weliton de Carvalho – pianista
Eduardo Trojan – Cantor
Eduardo Moreira de Medeiros- Violonista
José Rui Fernandes Pedroso – Violonista
Leonardo Mueller – Violonista

Serviço:

O quê: série Concertos “Raízes II”