‘Colação de grau e o espaço público’ é tema de livro de servidora da UFSC

18/06/2015 14:51

A contribuição das solenidades públicas de colação de grau da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e sua relação com o desenvolvimento e fortalecimento do espaço público na Universidade é o tema do livro A colação de grau e o espaço público: o olhar do gestor, da servidora aposentada Cléia Normandina Silveira Ramos. A obra é fruto de pesquisa em nível de mestrado para o Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da UFSC e será lançada na terça-feira, 23 de junho, às 20 horas, no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária – 1º andar.

A obra apresenta a solenidade de colação de grau dos cursos de graduação das universidades públicas como um dos mecanismos potencializadores para a organização e o desenvolvimento do espaço público destas instituições e que interfere diretamente no fortalecimento ou enfraquecimento da legitimidade da universidade pública, diante da sociedade.

Segundo a autora, a partir dos resultados da pesquisa, “é possível observar fortes evidências de que a formatura pública da UFSC é envolvida por relações de grandes dimensões e que refletem diretamente no seu caráter público, democrático e isonômico. Assim, ela se constitui em um processo que se apresenta em constante movimento e que pode contribuir para a organização ou para a desorganização do espaço público, de acordo com o contexto que a envolve”.

A publicação tem o apoio da Secretaria de Cultura (SeCult), do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária (PPGAU) e da Imprensa Universitária da UFSC (IU).