Documentário “O Armário Não É o Nosso Lugar” será exibido nos cinco campi da UFSC

23/06/2023 08:00

Atualizado – 20/06/2023 – inclusão da sessão em na UFSC Araranguá.

Em comemoração ao Mês do Orgulho LGBTQIA+ o Circula UFSC apresentará de 19 à 27 de junho, nos campi da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Florianópolis, Joinville, Blumenau, Curitibanos e Araranguá, o documentário O Armário Não É o Nosso Lugar. Além da exibição do longa metragem, haverá nas sessões roda de conversa com a presença do cineasta e diretor do documentário Alexsandro Stenico e convidados. As sessões são gratuitas e abertas à comunidade, a classificação indicativa é 12 anos.

O Circula UFSC é a ação itinerante da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da UFSC, que objetiva promover a integração dos campi da Universidade por meio de atividades artístico-culturais.

>> Programação de junho

UFSC Florianópolis
19/06/2023 – segunda-feira – 18h
Auditório da Reitoria I

UFSC Joinville
20/06/2023 – terça-feira – 15h15min
Sala de Cinema | CTJ

UFSC Blumenau
21/06/2023 – quarta-feira – 15h30min
Auditório Professor Fernando Ribeiro Oliveira | Bloco B | Sede Acadêmica

UFSC Curitibanos
22/06/2023 – quinta-feira – 18h30min
Auditório do CEDUP

UFSC Araranguá
27/06/2023 – terça-feira – 17h30min
Sala 117 | Bloco A | Jardim das Avenidas

Sobre o filme

Wendy Moretti – entrevistada do documentário. Foto: divulgação.

Há um período que marca a vida de grande parte daqueles que integram a comunidade LGBTQIA+: a “saída do armário”. Com o objetivo de reunir diversas histórias de pessoas que passaram por este momento, o documentário longa-metragem O Armário Não É o Nosso Lugar, contemplado pelo edital do ProAC Nº 25/2020 – Desenvolvimento de Longas, busca explorar e entender como se dá este processo de aceitação e de expressão da sexualidade e identidade de gênero.

Dessa forma, a obra apresenta uma diversidade de “armários”, cada um com sua própria história. Estas são únicas e encontram também ecos em outras vivências. Pessoas cis e trans, mulheres, homens e não-binárie, de diferentes sexualidades, raças, naturalidades e faixas etárias relembram os momentos em que assumiram suas identidades para o mundo.

Contudo, ao aliar entrevistas à performances artísticas, o documentário demonstra que apesar das singularidades das pessoas e de seus diferentes processos, existem semelhanças que as aproximam enquanto comunidade. A valorização da produção cultural e artística da comunidade, além da visibilidade das vivências, conflitos e histórias de pessoas LGBTQIA+, podem ajudar as pessoas que estão passando ou irão passar pelo processo de “saída do armário” e faz o público em geral conhecer (ao menos uma parte) desse processo.

Assista o trailer do documentário O Armário Não É o Nosso Lugar.

Sobre o diretor

Alexsandro Stenico; foto: divulgação.

Alexsandro Stenico é cineasta, formado em Comunicação Social: Rádio e TV pela Unesp. Possui mais de 8 anos de experiência em produção de conteúdo audiovisual em diversos formatos e para diferentes plataformas. Em seu último projeto dirigiu a produção do documentário longa-metragem voltado à comunidade LGBTQIA+, “O Armário Não É o Nosso Lugar”, selecionado pelo edital ProAC Editais Nº 25/2020 – Desenvolvimento de Longas. Foi homenageado e recebeu pela Câmara Municipal de Piracicaba, o certificado pela luta contra a LGBTfobia através de seus trabalhos artísticos. Atualmente, vem realizando exibições presenciais do filme “O Armário Não É o Nosso Lugar” e palestras sobre diversidade.

Mês do Orgulho LGBTQIA+

O mês de junho é considerado o Mês do Orgulho LGBTQIA+ ao redor do mundo. O período, que é marcado por eventos e paradas, faz referência a um movimento que aconteceu em 1969, em Nova York, conhecido como a Rebelião de Stonewall.

Na noite de 28 de junho de 1969, a comunidade LGBTQIA+ sofreu uma violenta abordagem policial no bar Stonewall Inn, em Greenwich Village, e gerou reação dos presentes, que enfrentaram as autoridades.

A partir deste dia, mobilizações reuniram milhares de pessoas em diversos pontos de Nova York em protestos contra as abordagens. A rebelião de Stonewall culminou na primeira marcha de Orgulho Gay, em 1970, e foi um marco para as discussões dos direitos LGBTQIA+ no mundo.

Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.

>> Serviço

O quê: documentário O Armário Não É o Nosso Lugar | exibição do filme e debate
Quando: de 19 à 22 de junho 2023
Onde: UFSC Florianópolis | Joinville | Blumenau | Curitibanos