‘Circo’ e ‘Doralina’: autores da UFSC lançam romances

16/03/2015 11:42

Professor e aluno da UFSC lançam dois romances no hall do bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), no dia 26 de março, às 12h. Os autores irão ler trechos das obras, além de assinar exemplares do público.

“Circo”, do professor de Literatura Brasileira Alckmar Luiz dos Santos, e “Doralina: uma tardia declaração de amor”, de seu orientando da Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PGET) Luiz Horácio Pinto Rodrigues, foram produzidos pela Editora InVerso.

O livro “Circo” compara a situação atual do Brasil com o tempo da ditadura militar. “As histórias dos personagens mostram as diferenças e semelhanças entre sonhos e utopias dos brasileiros antes e agora”, conta o autor. O romance se reveza entre três protagonistas narradores, que trazem seu ponto de vista sobre o que acontece em suas vidas e no país onde vivem, e principalmente o momento histórico. A opção por fazer com que os narradores tivessem alguma relação com o circo é um interesse pessoal do professor pelo tema.

O protagonista da obra de Luiz Horácio, “Doralina”, revive suas memórias sobre a mãe e conta como lembra de uma mulher amável e meiga, mas ao mesmo tempo se pergunta sobre como ela poderia se tornar sedutora para seu pai. A obra é classificada pelo autor como “exageradamente realista”, porque mostra muita dor e sofrimento, mas enfim representa “uma declaração de amor a uma lembrança que jamais será tristeza”.

Alckmar é formado em Engenharia Eletrônica e mestre em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas, e doutor em Estudos Literários pela Université Paris VII. Segundo o professor, ele tem maior afinidade com poesia, mas possui quatro romances publicados, e não pretende parar de escrever.

Luiz Horácio tem graduação em Letras e é mestre em Letras – Linguagens, Interação e Processos de Aprendizagem pelo Centro Universitário Ritter dos Reis, de Porto Alegre. Ele atua também como colunista, contista e crítico literário, e “Doralina” é seu quarto romance publicado.

Gisele Flôres/Estagiária de Jornalismo Agecom/DGC/UFSC