Cinema catarinense é tema do próximo ‘Livro na Praça’

16/09/2022 04:10

A Editora da UFSC (Edufsc) promove nesta sexta-feira, 16 de setembro, mais uma edição do projeto Livro na Praça – ler para se libertar, sobre a obra O Cinema em Santa Catarina. O autor José Pires estará na Igrejinha da UFSC, a partir das 18 horas.  Além disso, haverá exibição de um trecho do filme O preço da ilusão e apresentação musical de Alexandre Brandalise.

O livro fala sobre Santa Catarina, que desde o início do século XX, entrou no circuito brasileiro de exibição cinematográfica e, desde então, vem repetindo a tradição, também brasileira, de colocar a produção local em segundo plano. “Tem um cinema esquecido, sem exibição sistemática, e que nunca mereceu uma análise mais criteriosa. Dessa realidade surgem questões: existe o ‘cinema catarinense’? Quem faz ou fez cinema em Santa Catarina? Quais as condições de produção? Por que tantas dificuldades para exibir? Essas são perguntas abordadas no livro O cinema em Santa Catarina, cujo objetivo é aprofundar o conhecimento sobre o cinema catarinense”, informa a sinopse da obre.

O autor José Henrique Nunes Pires, mais conhecido como Zeca Pires, é formado em Administração e Jornalismo, com mestrado em História e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC. Possui uma extensa produção cinematográfica dirigindo documentários, curtas, longas-metragens e videoclipes, sempre buscando retratar aspectos da cultura de Santa Catarina. Agitador cultural no seu estado, Zeca foi um dos criadores da Cinemateca Catarinense e do Fundo Municipal de Cinema, além do Curso de Cinema e Vídeo da Unisul. Entre suas produções estão: Cruz e Sousa – O Poeta do Desterro (1998), assessorando a direção de Sylvio Back, o documentário Farra do Boi – o Documentário (1991), em coprodução com Norberto Depizolatti, e os longas-metragens Procuradas (2004), em parceria com José Frazão, e A Antropóloga (2011).

O projeto Livro na Praça – ler para se libertar ocorre todas as sextas-feiras, no mesmo local e horário, até dezembro, com o objetivo de  promover encontros entre escritores e leitores. Os eventos de setembro são dedicados à história de Santa Catarina. Nos encontros, autores convidados farão uma fala de cerca de 40 minutos sobre sua obra, em linguagem acessível, permitindo ao final um debate com os presentes. A Editora disponibilizará o livro apresentado e outras obras afins para serem adquiridas por um preço promocional.

Confira a programação completa:

SETEMBRO | História de Santa Catarina

Dia 16 – O cinema em Santa Catarina
Autor: Zeca Pires

Dia 23 – Dionísio em Santa Catarina – ensaios sobre a farra do boi
Autor: Rafael José de Menezes Bastos

Dia 30 – Guerra do Contestado
Autora: Marli Auras

OUTUBRO | Literatura em Santa Catarina

Dia 7 – Os mortos de abril – pequeno diário higiênico
Autor: Amilcar Neves

Dia 14 – Os milagres do cão Jerônimo
Autor: Péricles Prade

Dia 21 – Ao que minha vida veio
Autor: Alckmar dos Santos

Dia 28 – A Mala de Jorge Amado na UFSC
Autor: Tânia Ramos

NOVEMBRO | História do Brasil

Dia 4 – Literatura e Política no Estado Novo
Autor: Adriano Luiz Duarte

Dia 11 – As duas faces da moeda – as contribuições de JK e Gilberto Freyre ao colonialismo português
Autor: Waldir José Rampinelli

Dia 18 – A batalha de papel: a charge como arma na guerra contra o Paraguai
Autor: Mauro César Silveira
Expositor: A ser convidado

Dia 25 – Uma ilusão de desenvolvimento – nacionalismo e dominação burguesa nos anos JK
Autor: Lúcio Flávio de Almeida
Expositor: Nildo Ouriques

DEZEMBRO | Jornalismo Alternativo

(Em planejamento, com sugestões e participação do Portal Desacato)
Datas previstas: dias 2, 9, 16

Fonte: Agecom/UFSC

Tags: Editora da UFSCEdUFSCIgrejinha da UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina