Cineclube Rogério Sganzerla apresenta mostra Edifício Rogério – Cineastas do Corpo

18/03/2021 06:40

O ponto de partida desta mostra são os textos “Cineastas do Corpo” e “A câmera cínica” escritos por Rogério Sganzerla para o Suplemento Literário do jornal O Estado de S. Paulo e publicados, respectivamente, a 26 de junho de 1965 e 11 de julho de 1964. *

Cabe pontuar que a programação não foi construída estritamente com filmes citados pelo cineasta nesses textos – de fato apenas um está presente – mas a partir dos diretores mencionados e dos critérios apontados por Sganzerla no que diz respeito aos cineastas – e consequentemente aos filmes – do corpo; para ele “São filmes em que não há uma estrutura lógica e intelectual, mas duas constantes fundamentais: apreensão direta dos corpos em conflito. A violência.” E por isso: Hawks, Fuller, Godard, Losey e Walsh.

Em 2010 a Editora da UFSC publicou em dois volumes uma seleção dos textos críticos de Rogério Sganzerla. O primeiro volume reúne textos originalmente publicados entre 1964 e 1967 no Suplemento Literário do jornal O Estado de São Paulo. O segundo, reúne publicações de 1980 e 1990, extraídos dos jornais Correio Braziliense, Folha de São Paulo, Jornal da Bahia, Jornal do Brasil e Jornal de Brasília.

Todas às terças-feiras, às 18h30 na plataforma Google Meet a ação promove conversas e sobre os filmes. O link para participação no evento esta na bio do Instagram do Cineclube Rogério Sganzerla. 

Programação:

 09/03 – Hatari!
Um grupo de homens captura animais selvagens na África e os vende para zoológicos de todo o mundo, até que a chegada de uma fotógrafa da vida selvagem ameaça mudar seus hábitos.

Direção: Howard Hawks
Ano de lançamento: 1962
País de origem: EUA
Duração: 157 min
Gênero: aventura/comédia
Idioma: inglês com legendas em português

16/03 – The Naked Kiss (O Beijo Amargo)
Após se vingar de seu antigo cafetão, Kelly se muda para uma pequena cidade e decide mudar de vida. Ela começa a trabalhar como enfermeira em um hospital para crianças com deficiência e se envolve com a sociedade local, o que levará a uma série de conflitos.

Direção: Samuel Fuller
Ano de lançamento: 1964
País de origem: EUA
Duração: 90 min
Gênero: crime/drama
Idioma: inglês com legendas em português

23/03 – Pierrot Le Fou (O Demônio das Onze Horas)
Pierrot foge da entediante sociedade francesa e viaja de Paris ao Mar Mediterrâneo com Marianne, uma garota perseguida por assassinos da Argélia. Eles levam uma vida pouco ortodoxa, sempre fugindo.

Direção: Jean-Luc Godard
Ano de lançamento: 1965
País de origem: França
Duração: 110 min
Gênero: crime/drama
Idioma: francês com legendas em português

30/03 – Time Without Pity (A Sombra da Forca)
Um dia antes da execução de um jovem acusado de matar sua namorada, seu pai alcoólatra aparece para tentar provar sua inocência.

Direção: Joseph Losey
Ano de lançamento: 1957
País de origem: EUA
Duração: 85 min
Gênero: crime/drama
Idioma: inglês com legendas em português

06/04 – The Revolt of Mamie Stover (A Descarada)
No início dos anos 40, Mamie, uma prostituta, tem que deixar San Francisco e parte para o Havaí no momento em que a Segunda Guerra Mundial começa a se intensificar. Lá, Mamie tenta enriquecer e se apaixona por um escritor, mas a guerra e as ilusões de seu estilo de vida anterior complicam seu romance e sua perspectiva de uma nova vida.

Direção: Raoul Walsh
Ano de lançamento: 1956
País de origem: EUA
Duração: 82 min
Gênero: drama
Idioma: inglês com legendas em português

Serviço:

O que: Mostra Edifício Rogério – Cineastas do Corpo
Onde: Link na bio do @cinecluberogeriosganzerla | conversa pelo Google Meet
Quando: 03/03 a 06/04
Horário: Conversa sobre os filmes toda terça-feira às 18h30
Evento gratuito

Tags: ArtecinemaCinema MundoCultura