Cineclube Rogério Sganzerla apresenta a mostra “Origem e Destino”

05/02/2021 10:32

O Cineclube Rogério Sganzerla apresenta de 03 de fevereiro a 02 de março a mostra “Origem e Destino”. A mostra propõe é um olhar na direção das origens – e por conseguinte dos destinos – assim como o são: múltiplos, nítidos e obscuros. O critério de programação privilegia a construção, de diferentes formas, dessa contradição fundamental e o caráter experimental de cada filme ao articular a perpetuação de alguns signos e a invenção de outros.

A mostra inicia com a sessão dupla de Bassae de Jean-Daniel Pollet, filmado em Messênia na Grécia o curta faz uma visita às ruínas e aos espectros que habitam o templo de Apolo, seguido por Nostos: il ritorno (Nostos: O Retorno) de Franco Piavoli, uma reinterpretação pessoal do mito de Ulisses. Com Two-Lane Blacktop (Corrida Sem Fim) de Monte Hellman, temos uma odisséia automobilística pelos Estados Unidos em um Chevrolet Belair 1955 Coupe. Já em Le Camion (O Caminhão) de Marguerite Duras, a fábula de um caminhoneiro que percorre um caminho sem fim nem começo, é contada pela própria diretora na leitura de um roteiro com Gérard Depardieu. Fechamos com Johnny Guitar, o clássico de Nicholas Ray e um filme incontornável; como diz João Bénard da Costa: No fim de cada visão de Johnny Guitar, só me apetece dizer aos projecionistas:”Keep the film spinning, Ed. I like to see it spin.”.

Confira a programação: 

*09/02 – [SESSÃO DUPLA] Nostos: il ritorno (Nostos: O Retorno) & Bassae

Nostos: O retorno
No final da guerra, Ulisses, o herói errante, começa a navegar com seus companheiros de volta para casa no Mediterrâneo. A conclusão de sua aventura é atrasada por muitos obstáculos, e ele faz uma viagem de descoberta de si e do mundo.

Direção: Franco Piavoli
Ano de lançamento: 1989
País de origem: Itália
Duração: 85 min
Gênero: aventura/experimental
Idioma: grego antigo (poucas palavras, não há legenda)

Bassae

Uma revisão poética da arquitetura grega focada no templo de Bassae, peculiar devido a sua localização isolada diferente de outros grandes templos gregos.

Direção: Jean-Daniel Pollet
Ano de lançamento: 1964
País de origem: França
Duração: 09 min
Gênero: documentário/experimental
Idioma: francês com legendas em português

*16/02 – Two-Lane Blacktop (Corrida Sem Fim)

Um motorista e um mecânico viajam pelos Estados Unidos em um Chevrolet Bel-Air 1955. Eles correm por dinheiro, apostando com seus concorrentes. A dupla ganha a companhia de uma caroneira jovem e falante. Ao longo do caminho, eles atraem sem querer o motorista de um novo Pontiac GTO. Este homem mais velho, em busca de atenção, antagoniza seus esforços.

Direção: Monte Hellman
Ano de lançamento: 1971
País de origem: EUA
Duração: 102 min
Gênero: drama/road movie
Idioma: inglês com legendas em português

*23/02 – Le Camion (O Caminhão)

A diretora Marguerite Duras e o ator Gérard Depardieu fazem a leitura do roteiro de um filme. Ocasionalmente, a diretora comenta sobre as personagens e suas motivações, e às vezes o ator o faz. A história parte do encontro de uma mulher que pede carona e o motorista de um caminhão.

Direção: Marguerite Duras
Ano de lançamento: 1977
País de origem: França
Duração: 75 min
Gênero: drama/experimental
Idioma: francês com legendas em português

*02/03 – Johnny Guitar

Vienna, a dona de um bar no Arizona, conta com a ajuda de um velho amor, o violeiro Johnny Guitar, para enfrentar o xerife local e os capangas de sua inimiga mortal: Emma, uma fazendeira que a quer fora da cidade.

Direção: Nicholas Ray
Ano de lançamento: 1954
País de origem: EUA
Duração: 109 min
Gênero: western
Idioma: inglês com legendas em português

Serviço:

O quê: mostra “Origem e Destino” | Cineclube Rogério Sganzerla
Onde:
link na bio do Instagram @cinecluberogerio | conversa pelo Zoom
Quando: 03/02 a 02/03/2021 | Conversa sobre os filmes toda terça-feira 18h30
Evento gratuito

Redes sociais: cineclube.ufsc.br facebook.com/cinecluberogeriosganzerla | instagram.com/cinecluberogerio

Tags: Cineclube Rogério Sganzerlacinema