Cine Paredão exibe o filme “Um dia com Jerusa”

27/09/2023 08:49

O Cine Paredão, projeto do curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o filme Um dia com Jerusa, da diretora Vera de Figueiredo. A sessão é nesta sexta-feira, 29 de setembro, às 19h30, no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no Campus de Florianópolis. Em caso de chuva, a exibição ocorrerá no auditório do CFH, no térreo do bloco de salas de aula. O evento é gratuito, a classificação indicativa é 14 anos. O filme faz parte da mostra Uma Celebração de Léa Garcia que está sendo exibida durante o mês de setembro..

>> Sobre o filme

A sensitiva Silvia, uma jovem pesquisadora de mercado, trabalha aplicando questionários para uma marca de sabão em pó no bairro do Bixiga, em São Paulo, enquanto enfrenta as agruras do subemprego, aguarda o resultado de um concurso público. Ao mesmo tempo, a graciosa Jerusa, uma senhora de 77 anos, é testemunha ocular do cotidiano vivido no bairro do Bixiga, recheado de memórias ancestrais. É na rotina de trabalho que Silvia encontra Jerusa, interpretada por Léa Garcia. No dia do aniversário de Jerusa, enquanto ela espera a família para comemorar, o encontro entre suas memórias e a mediunidade de Silvia lhes proporciona transitar por tempos e realidades comuns às suas ancestralidades. Por muitos motivos “Um dia com Jerusa” é um filme histórico. Consegue o feito de maneira leve, sem cenas apelativas e com debates centrais sobre o papel da mulher negra e as relações geracionais entre nós.

O Cine Paredão é um projeto que busca difundir diversas manifestações audiovisuais de difícil acesso ao público. As obras apresentadas têm caráter não comercial e proporcionam pensar e refletir o cinema como arte em constante modificação. Realizadas ao ar livre, as sessões acontecem semanalmente nas sextas-feiras, às 20h, no Bosque do CFH/UFSC.

📅 Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.

>> Serviço

O quê: Cine Paredão apresenta Um dia com Jerusa, de Vera de Figueiredo
Quando: 29/09/2023 | sexta-feira | 19h30
Onde: Bosque do CFH (em caso de chuva, no Auditório do CFH)