Cine Paredão apresenta a mostra “Prelúdios do século XXI”

05/02/2021 09:41

A mostra “Prelúdios do Século XXI” traz algumas perspectivas do cinema produzido na virada do século. Os quatro filmes, cada um à sua maneira, constituem conjecturas sobre o futuro secular que pairava indecifrável em frente a humanidade do século XX, prestes a cruzar a fronteira invisível do novo milênio. Ao mesmo tempo em que novos aspectos se apresentam diante do cinema, algumas coisas são eternas: o corpo, a morte, o outro, a fábula, o desejo.

Há duas décadas experienciamos o recém-inaugurado século XXI, neste breve período de tempo pudemos ter um pequeno vislumbre das enormes transformações que esse novo milênio legou às novas gerações. A queda do Muro de Berlim, a dissolução da União Soviética, a ascensão desenfreada do neoliberalismo em nível global são processos históricos que marcaram o fim do “longo século XX”, constituindo também profecias do que viria a ser o novo tempo.

A globalização e as novas tecnologias são uma faca de dois gumes, pois mudaram radicalmente o modo como as sociedades se relacionam, movimentam informação, capital e cultura em uma escala nunca imaginada. A humanidade ganhou novos contornos em relação aos seus modos de vida, os mais diversos, em muitos sentidos. As novas tecnologias surgem enquanto facilitadoras da comunicação entre diversas culturas e povos, construindo alicerces tecnológicos em todas as áreas do conhecimento. Porém, também passam a cumprir o papel de controle e alienação, desde mecanismos de vigilância que comprometem a privacidade e liberdade dos indivíduos, até o modo como as informações falsas são produzidas como instrumento de dominação em massa e propagação de ideologias neo-fascistas e ultraconservadoras.

Confira a programação:

*5/02 | Beau Travail (Bom Trabalho)

A diversa Legião Estrangeira da França, formada por homens de todas as raças e cores, está sendo submetida a um rigoroso treinamento na África. Debaixo do céu azul e claro e no meio do deserto, o sargento Galoup (Denis Lavant) entrega toda sua devoção ao enigmático comandante Bruno (Michel Subor). Quando o novo recruta Guilles Sentain (Grégoire Colin) chega, Galoup é consumido pelo ciúmes, o que o levará a cometer uma grande besteira.

Direção: Claire Denis
Gênero: Drama/Guerra
Elenco: Denis Lavant, Michel Subor, Grégoire Colin
Ano: 1999
Duração: 1h 29 min.

*12/02 | New Rose Hotel (Enigma do Poder)

Em um futuro não tão distante, Fox (Christopher Walken) e X (Willem Dafoe) são dois executivos bem sucedidos de Nova York que trabalham para empresas rivais. Ambos trabalham contratando e recrutando alguns dos maiores gênios do ramo. O executivo japonês Hiroshi (Yoshitaka Amano) é o melhor de todos e trabalha para a Maas Corporation, empresa em que X trabalha. Fox tem a missão de tentar trazer Hiroshi para sua empresa, a Hosaka Corporation.
Direção: Abel Ferrara
Gênero: Ficção científica, suspense
Elenco: Christopher Walken, Willem Dafoe, Asia Argento
Ano: 1998
Duração: 1h 30 min.

*19/02 | Les savates du bon Dieu (Os indigentes do bom Deus)

Elodie (Coralie Revel) abandona o marido Fred (Stanislas Merhar) e viaja junto com sua filha para uma região distante da França. Triste, Fred é consolado pela amiga Sandrine (Raphaële Godin), que é apaixonada por ele e quer conquistá-lo, mas ele não consegue esquecer a ex-esposa.

Direção: Jean-Claude Brisseau
Gênero: Drama
Elenco: Stanislas Merhar, Emile Abossolo M’Bo, Paulette Dubost
Ano: 2000
Duração: 1h 47 min.

*26/02 | Ma jiang (Mahjong)

Um homem de negócios obtém US$ 100 milhões com a máfia. Como não consegue pagar, ele foge e é perseguido pelo crime organizado.

Direção: Edward Yang
Gênero: Comédia/Drama
Elenco: Carrie Ng, Chen Chang, Elaine Jin, Ivy Chen, Kuo-Chu Chang
Ano: 1996
Duração: 2h 01 min.

Serviço:

O quê: Mostra Prelúdios do Século XXI – Cine Paredão
Onde: no link da bio no Instagram @cineparedao
Quando: 05/02 a 26/02/2021

Redes Sociais:

facebook.com/cineparedao
instagram.com/cineparedao

Sobre o projeto:

Hoje, vivemos em uma sociedade na qual a linguagem audiovisual exerce grande influência na construção e formação da subjetividade individual. Partindo deste princípio, o projeto Cine Paredão tem como propósito socializar, trocar e expandir diversas manifestações audiovisuais, buscando produções alternativas e/ou independentes, que nos proporcionam pensar e refletir o cinema como arte em constante modificação, passando por diversos olhares, tempos e lugares ao redor do mundo.

Tags: Cine Paredãocinema